segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Revistas e blogs de cinema

por Wendell Borges

O texto que escrevo é apenas parte de uma pesquisa que já vem sendo realizada há muitos anos sobre blogues e revistas de cinema on-line, fazendo também um breve levantamento das ainda sobreviventes edições impressas de cinema. Por conta do espaço físico da SÉTIMA, aqui discutirei apenas um pequeno recorte de um imenso mar de informações que poderão fazer parte constantemente desta nova revista em outras edições futuras.

A internet trouxe uma série de mudanças e contribuições sociais que talvez só em um futuro breve poderemos analisar de uma forma mais precisa. Estas transformações que ela acarreta diariamente com sua inesgotável possibilidade de gerar espaços virtuais ampliam e divulgam o conhecimento humano aos quatro cantos do globo terrestre. Porém, ao mesmo tempo em que traz grandes contribuições em termos de difusão de conhecimento, ela acaba por sua vez gerando outros problemas que precisam ser pensados e constantemente discutidos. A crescente quantidade de revistas e blogues de cinema que ocupam o espaço virtual da web exigem pesquisas constantes para que se possa gerar um banco de dados confiável, uma vez que diariamente nascem e morrem diversas destas publicações.

Fazendo aqui um contraponto com as hoje cada vez mais extintas publicações impressas, principalmente se tratando de publicações impressas que tinham uma tiragem em nível nacional, como era o caso da extinta Revista SET, dialogaremos com o universo dos materiais que procuram discutir e divulgar a sétima arte em ambos os campos, o material e o virtual. Como fora colocado acima, um destes grandes problemas que as revistas impressas hoje enfrentam é justamente a concorrência com esta quantidade e diversidade de revistas e blogues cada vez maiores. Há que se colocar entretanto, que muitas destas publicações, e em especial os blogues, pelo caráter mais subjetivo, tenham realmente um valor menor de apreciação quando o assunto é a crítica cinematográfica.

Para dar início ao levantamento histórico de publicações virtuais de revistas e blogues de cinema vou iniciar elencando algumas das maiores, partindo posteriormente no decorrer das próximas edições da SÉTIMA para as publicações de menor expressão e audiência. Por se tratar de uma revista que é símbolo da cinefilia e que ganhou sua fama durante os anos 50 e 60 graças ao talento de seus jovens críticos e posteriormente cineastas da Nouvelle Vague francesa, a revista Cahiers du Cinéma é ainda hoje, mais de 60 anos depois de sua primeira edição lançada em abril de 1951, um dos principais veículos de divulgação do cinema no mundo. Em 2009, por exemplo, a vendagem impressa da Cahiers chegava a 25000 exemplares por mês conforme observa o jornalista Ben Dowell em sua notícia sobre a venda da Cahiers para a Phaidon Press divulgada no TheGuardian.com em fevereiro de 2009. Além da edição francesa, a Cahiers possui uma versão on-line em língua inglesa.

Entre as revistas nacionais on-line pode-se destacar hoje em dia a famosa Contracampo, que recentemente chegou ao número 100 em abril deste ano. Fundada pelo jornalista e crítico de cinema Ruy Gardnier, a revista foi editada por ele até 2008, e apesar de sua saída manteve a qualidade e continua sendo uma das referências na rede quando o assunto é crítica cinematográfica. Outras revistas que merecem destaque a princípio e que terão suas histórias mais detalhadas futuramente serão a Revista Cinética, a Revista de Cinema do Universo Online, a Filmologia e a Zingu, que apesar de ter sido descontinuada em setembro de 2012 com o lançamento da edição nº 54 merece ter sua história destacada. No Brasil, entre as edições impressas podemos mencionar as revistas Cult, Bravo (que encerrou sua trajetória em 2013) e a já citada Revista de Cinema do portal UOL. As duas primeiras não são revistas exclusivas de cinema, mas dentre as suas propostas de jornalismo cultural destacam o cinema nas suas páginas.

Nas próximas edições retornarei ao tema das publicações virtuais e impressas dando ênfase ao trabalho da Contracampo e da Revista Cinética e sua importância para a geração de cinéfilos que moldam e ampliam suas culturas cinematográficas através dos artigos publicados por estas revistas virtuais. Um abraço a todos os leitores e vida longa a esta empreitada que pretende ser um divulgador da cinefilia na região do Cariri fomentando discussões sobre este instigante e riquíssimo universo da sétima arte.

Revistas citadas no artigo:
http://bravonline.abril.com.br/revista
http://revistacult.uol.com.br/home
http://www.contracampo.com.br
http://www.cahiersducinema.com
http://www.filmologia.com.br
http://revistadecinema.uol.com.br
http://www.revistacinetica.com.br
____

Wendell Borges é professor de Artes e Língua Inglesa e editor do blog arquivoxdecinema desde 2008.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 02, de 18 de setembro de 2013), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário