sábado, 19 de outubro de 2013

'Os Pássaros', de Alfred Hitchcock

Grifo nosso # 71



Os Pássaros (The Birds, Alfred Hitchcock, 1963)

"Por muitas razões, Os pássaros é uma espécie de anomalia na obra cinematográfica de Alfred Hitchcock. Para começar, o diretor nunca esteve tão próximo de dirigir um filme de terror. Talvez seja também a sua fita mais enigmática. Os pássaros convida o espectador a variadas interpretações, mas Hitchcock não dá pistas do que tinha em mente. Se pretendia dar apenas um significado, acabou se desviando dele e dá poucas e provocativas explicações para o horror que transpira da tela.

Tippi Hendren (escolhida a dedo para ser a última de uma longa linhagem de protagonistas louras) chega em Bodega Bay, sonolenta cidadezinha costeira, e esbarra com Rod Taylor em uma loja de animais. Mais tarde, quando decide aparecer de surpresa na casa dele, é atacada por uma gaivota, numa prévia do que ocorreria com a cidade inteira. Praticamente sem aviso prévio, Bodega Bay é atacada por bandos de pássaros em frenesi. Explicação alguma é dada para a matança e ninguém está a salvo. Tudo que os personagens podem fazer é se esconder dentro de casa e esperar o misterioso ataque.

Hitchcock deixou Hendren à beira de um ataque de nervos com sua ética de trabalho cada vez mais sádica e difícil de lidar (talvez uma espécie de resposta agressiva e mal dirigida à aposentadoria precoce de Grace Kelly, sua atriz favorita). De fato, vindo em seguida a Psicose (1960), que contém inúmeras referências a 'pássaros' (tanto o animal quanto uma gíria em inglês para mulheres), talvez Os pássaros tenha sido concebido como uma alegoria sexual misógina, onde o único macho é Taylor, que está cercado por diversas mulheres a disputar sua atenção.

Entretanto, o tema do filme permanece dúbio, na melhor das hipóteses, com Hitchcock privilegiando o horror e os efeitos assustadores. A combinação de pintura matte com alguns pássaros mecânicos e muitos verdadeiros transforma cada ataque em uma experiência atordoante. A tensão aumenta com a ajuda da inovadora trilha sonora eletrônica (supervisionada por Bernard Hermann), uma mistura de estranhos sons que algumas vezes se associam assustadoramente com o grasnar das aves e o ameaçador bater das asas."

Estados Unidos (Alfred Hitchcock, Universal) 119 minutos. Cor; idioma: inglês; direção: Alfred Hitchcock; produção: Alfred Hitchcock; roteiro: Evan Hunter, baseado em conto de Daphne Du Maurier; elenco: Tippi Hendren, Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzanne Pleshette, Veronica Cartwright, Ethel Griffies, Charles McGraw, Ruth McDevitt, Lonny Chapman, Joe Mantell, Doodles Weaver, Malcom Atterbury, John McGovern, Karl Swenson, Richard Deacon; Indicação ao Oscar: Ub Iwerks (efeitos especiais).

James Kendrik, no livro 1001 filmes para ver antes de morrer (Editora Sextante, 2008).
____

O filme Os pássaros será exibido neste sábado (19-10-2013), no Cine Café, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte-CE).

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário