quarta-feira, 15 de julho de 2020

Corpo em Crise: Ensaio a̶b̶e̶r̶t̶o Fechado – Destrinchando o primeiro encontro com o palco



“Corpo em crise é um projeto de música autoral que tem como processo de construção principal etapas de traduções. Primordialmente, busca explorar como as crises políticas e questões efervescentes atuais são traduzidas em sensações pelo corpo. Então, como esses sentimentos podem ser traduzidos em imagens ou enredos mentais, como se encaixam dentro de uma narrativa. A última etapa seria a tradução dessas imagens e histórias em palavras e em sonoridade.

Sendo o corpo o conduíte principal de tais traduções, ele também é o foco das composições, com um toque dançante, às vezes enérgico, às vezes contido. A música intitulada ‘Mãos’, por exemplo, trata de um corpo que vai para as ruas para não permitir que seus direitos escapem por entre os dedos, mas também tateia as memórias de uma infância sem medo. A música ‘Língua’ é malemolência, é gingado, é uma sensualidade que permeia os corpos da noite urbana, que seduz sob as luzes dos postes e dos letreiros de neon.

Cada uma das músicas tem como título uma parte do corpo. Imprime sobre cada membro ou órgão uma identidade relativa a um sentimento, a um movimento, a uma questão política. Afinal, o corpo é político, assim como os espaços que lhe são permitidos ocupar ou forçado a desocupar, qual membro é usado para que finalidade, quem tem poder sobre o corpo de quem.

Em termos de sonoridade, o projeto mistura música pop, samba, rock e eletrônico.

Queríamos compartilhar nosso trabalho em um ensaio aberto marcado para a noite de 16 de março, que precisou ser cancelado por conta das medidas preventivas lançadas pelo governo do estado durante a tarde do mesmo dia, que previa o cancelamento de eventos com público maior que 100 pessoas. Como já estávamos com tudo programado, resolvemos fazer um ensaio fechado, sem público, apenas com a equipe técnica. O ensaio foi gravado e intitulado ‘Corpo em Crise - Ensaio a̶b̶e̶r̶t̶o fechado’.

O objetivo da divulgação do ensaio fechado é trazer para o público o material que temos trabalhado desde que começamos a ensaiar e receber um feedback, saber o que outros olhares tem para contribuir com nosso processo criativo, com a construção de nossa sonoridade e performance.

Em maio, foi aprovado no edital Cultura Dendicasa da Secult Ceará um vídeo onde trazemos falas de integrantes da banda e três músicas do ensaio gravado em março. O vídeo faz parte da plataforma decorrente do edital, que abriga 400 trabalhos produzidos na quarentena por artistas cearenses.” (texto da produção - Corpo em Crise)

O vídeo está disponível no link abaixo:
https://bit.ly/corpoemcrise

Instagram: @corpoemcrise



Sinopse
O ensaio aberto do Corpo em Crise, nossa primeira aparição pública, foi cancelado por conta da pandemia. Resolvemos, então, fazer um ensaio fechado e fazer registros desse momento. Aqui compartilhamos relatos da banda sobre as composições, processo criativo, e três das músicas gravadas nesse ensaio.

Ficha Técnica
Roteiro, apresentação e composições: Corpo em Crise
Vocal: Ailton Jesus
Guitarra: Zarelly Souza
Baixo: João Victor
Teclados, samples e MPC: Marcus Freire
Iluminação: Sinesia Ventura
Técnico de som e gravação: Michel Leocaldino
Filmaker e edição: Linaldo Pereira
Edição final: Marcus Freire
Fotos: Fusion Filmes.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário