segunda-feira, 24 de setembro de 2018

O documentário ‘Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência’ chega ao Cariri



Exibições do documentário Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência

Segunda-feira, dia 24 de setembro de 2018, às 18h
No Auditório Bárbara de Alencar - UFCA (Campus Juazeiro do Norte)
Entrada Gratuita

Terça-feira, dia 25 de setembro de 2018, às 18h
Na Sala de videoconferência - UFCA (Campus Barbalha)
Entrada Gratuita

Após as exibições do documentário haverá discussão a respeito do tema com as mulheres do MAB Ceará.

“O que une 10 mulheres de diferentes regiões do país? Elas se conectam na dor da perda, mas também na força de resistir. Inspirado em uma técnica de costura chamada ‘Arpillera’, utilizada pelas chilenas para denunciar crimes da ditadura em seu país, o documentário Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência entrelaça histórias de luta e resistência de mulheres atingidas por barragens no Brasil.

Com a linha da costura servindo como fio condutor da narrativa, o longa-metragem percorre as cinco regiões do país. Em cada local, capta a singularidade, mas também a história coletiva de força e resistência das mulheres. O que sempre foi vista como tarefa ‘do lar’, a costura, transforma-se em uma ferramenta de empoderamento.

O intuito é dar visibilidade a luta das mulheres atingidas, denunciando o modelo energético brasileiro e suas violações de direitos, em que as mulheres sofrem os maiores impactos, sejam eles sociais, econômicos e subjetivos. Entretanto, é por meio da inserção no movimento, ao se reconhecerem em outras mulheres que vivenciam a mesma realidade, que alternativas de enfrentamentos passam a surgir, transformando a dor da perda do território e da memória em lutas coletivas.

O filme se consolida enquanto uma produção coletiva do Movimento dos/as Atingidos/as por Barragens (MAB) e é dirigido pelo Coletivo de Mulheres do Movimento.” (sinopse de divulgação)

Informações adicionais:
Em 2018 o longa-metragem recebeu o prêmio de melhor documentário nacional pelo público no 44º Festival Sesc Melhores Filmes.
Ao longo do dia também será realizada exposição com Arpilleras e fotografias do MAB nos locais mencionados!

Trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário