terça-feira, 18 de setembro de 2018

Encontro filosófico discute temas trabalhados por Baruch Spinoza



No próximo sábado, dia 22 de setembro, acontece na Casa O Berro o “Conversações Spinozanas”. Trata-se de uma série de encontros sobre vários temas trabalhados pelo filósofo holandês, de origem judaica portuguesa, Baruch Spinoza. Neles também entram em cena pensadores contemporâneos como Antônio Negri, Etiene Balibar e Gilles Deleuze.

O primeiro tema a ser debatido é a beatitude em Spinoza, discutindo seus alcances e ressonâncias nas sociedades contemporâneas.

Spinoza foi excomungado 1656 da Sinagoga Portuguesa de Amsterdã, acusado de ter cometido heresia. Ele acreditava que Deus era a engrenagem que movia o Universo, e que os textos bíblicos nada mais eram que símbolos, os quais dispensam qualquer abordagem racional. De acordo com sua visão, os textos aí contidos não traduzem a realidade que envolve o Criador e sua criação. Na esfera da sociedade cristã daquela época não havia espaço para um pensamento considerado herético.

O evento é uma produção coletiva dos seguintes grupos de pesquisas Spindelgua (Pesquisas Filosóficas em torno de Spinoza, Deleuze e Guattari – UFCA – Juazeiro do Norte), GEDEG - (Grupos de Estudos em Deleuze e Guattari – UFC – Fortaleza), GT Benedictus Spinozana ANPOF - UECE – Fortaleza, GT Deleuze ANPOF, e conta com apoio de oberro.net.
_

Conversações Spinozanas
Sobre a beatitude
Sábado, dia 22 de setembro de 2018, às 15h
Na Casa O Berro (Rua Delmiro, Gouveia, 511, Centro)
Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário