segunda-feira, 28 de maio de 2018

Kariri Iluminado: fotos de Augusto Pessoa na abertura da Festa de Santo Antônio de 2018, em Barbalha



Kariri Iluminado

É sempre assim. Ao raiar do sol, as primeiras bandas cabaçais começam a chegar à Igreja Matriz, caprichosamente ornamentada com bandeirolas e imagens dos três santos juninos. O destaque, no entanto, é mesmo do dono da festa, o casamenteiro sagrado do povo nordestino, Antônio!

Fotografar esse encontro da cultura popular é - para mim - exatamente o que ele É: um Ritual! Em nenhum outro recanto desse imenso Brasil é possível reunir tanta tradição em tão "pequeno" espaço. E não pensem vocês que cada grupo tem o seu tempo para se apresentar... é tudo junto e misturado, centímetro por centímetro, aqui e agora! Pífanos se misturam com o som agudo das espadas nos reisados e guerreiros, o seco som do maneiro pau faz dueto com as pernas de madeira e - aos gritos e apitos - Mateus com os rostos pintados de preto trazem luz e alegria à mais harmoniosa da confusões!

Mas isso, vejam só, é apenas o começo. Na zona rural, movidos à cachaça do vigário distribuída numa carroça e verdadeira devoção a Antônio, numa espécie de namoro Entre o profano e o sagrado, centenas de homens trazem - nos ombros - o tronco que servirá de mastro para a bandeira de "Toinho".

Esse ano o cortejo de abertura da festa teve ainda mais brilho com a participação dos grupos culturais de Juazeiro do Norte que se juntaram às belas e tradicionais manifestações de Barbalha num multicolorido abraço de autêntica tradição.

Na manhã desse domingo, 27 de maio, o Kariri estava especialmente iluminado!

Augusto Pessoa, Cariri, 2018.
_

Augusto Pessoa é fotógrafo e jornalista.
Instagram: augustopessoa.mosaico
Site: augustopessoa1.wix.com/fotografia

Fotos da abertura da Festa de Santo Antônio, em Barbalha, no dia 27 de maio de 2018:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário