segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Mostra de cinema A Luz das Artes: sessões durante a Romaria das Candeias



“A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte estará com uma programação especial para o período de Romarias de Candeias.

Nos dias 30 e 31 de janeiro e 01 e fevereiro acontecerá, no Memorial Padre Cícero, a mostra de cinema A Luz das Artes. São cinco filmes que serão exibidos em seis sessões. Pela manhã, elas acontecerão às 8h30. Já no turno da tarde, as exibições serão às 14h.

Os títulos escolhidos retratam fatos históricos envolvendo o Padre Cícero, Juazeiro do Norte e aspectos que remetem à fé romeira.

As exibições acontecerão no auditório do Memorial Padre Cícero e são gratuitas.” (sinopse da divulgação do evento)
_

Programação da Mostra de Cinema A Luz das Artes:

Dia 30 de janeiro de 2018, terça-feira, às 8h30 e 14h, no Memorial Padre Cícero:
Candeias (Dir.: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau, 2016, documentário, 18min.): Documentário realizado na Romaria de 02 fevereiro de 2015, mostra o caldeirão cultural em que se transforma a cidade de Juazeiro do Norte durante a festa religiosa e revela uma visão fotográfica da beleza plástica da festa popular através de um olhar poético sobre a diversidade cultural da manifestação.

Dia 31 de janeiro, quarta-feira, às 8h30, no Memorial Padre Cícero:
O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Dir.: Rosemberg Cariry, 1987, documentário, 78min.): Depoimentos e imagens que relembram o massacre sofrido pela comunidade do Caldeirão liderada pelo beato José Lourenço, em Crato-CE.

Dia 31 de janeiro, quarta-feira, às 14h, no Memorial Padre Cícero:
Juazeiro, a Nova Jerusalém (Dir.: Rosemberg Cariry, 2001, documentário, 72min.): Mergulhando nas maravilhas e misérias do cotidiano da Cidade Santa de Juazeiro do Norte, no Ceará, o filme conta a história do Padre Cícero Romão Batista (1844-1934) e revela um universo desconhecido e fascinante para o espectador, onde o sonho se confunde com a própria realidade. O Espírito Santo, atendendo a um pedido de Nossa Senhora para salvar os homens das trevas e da destruição, desce ao Brasil e, no pequeno povoado de Juazeiro, encarna-se naquele que viria a ser o Pastor dos deserdados filhos da terra. Assim, inicia-se o mito do Padim Ciço na região do Cariri Cearense. À medida que os eventos da vida do Padre são contados (estudos, sonhos, milagres, viagem a Roma, lutas políticas, perseguições, etc.), eles se mesclam intimamente com a própria história do País.

Dia 1º de fevereiro, quinta-feira, às 8h30, no Memorial Padre Cícero:
Sedição de Juazeiro (Dir.: Daniell Abrew, 2012, minissérie, 140min.): Na segunda década do século XX, declara-se uma dualidade de poderes legislativos no Estado do Ceará. Tropas são enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo para Juazeiro do Norte. Padre Cícero, Floro Bartolomeu e seus soldados esperam o ataque. O governo central decreta a intervenção federal no Ceará. Triunfa a Sedição de Juazeiro, a guerra de 1914.

Dia 1º de fevereiro, quinta-feira, às 14h, no Memorial Padre Cícero:
Milagre em Juazeiro (Dir.: Wolney Oliveira, 1999, documentário, 83min.): Ceará, 1889. Padre Cícero Romão Batista, pároco de Juazeiro do Norte, administra a comunhão aos fiéis. Entre eles está Maria de Araújo. Quando recebe a hóstia das mãos do Padre e pousa em sua boca, esta se transforma em sangue. O fenômeno se repete e se consolida a crença de que o Padre é um Santo e a Beata Maria de Araújo, um instrumento de Deus. As primeiras romarias começam a chegar a Juazeiro. O milagre pouco ortodoxo e de tanto apelo popular não agradou à Igreja Católica. Padre Cícero se vê privado dos místeres religiosos. Morre sem conseguir a absolvição, mas seu poder político perdura enquanto vive. A polêmica continua até hoje. Juazeiro do Norte é cenário de uma das maiores romarias do Brasil e Padre Cícero é venerado como um verdadeiro santo.

Todas sessões com entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário