sábado, 28 de outubro de 2017

Chão de Tradição - Guerreiros e Reis do Sertão: mais uma edição em Juazeiro



“Sábios antigos disseram que a Fé move montanhas. Em Juazeiro do Norte, terra sagrada que a tantos abriga, a Fé como astro Rei atrai para junto de si uma imensa diversidade de povos, cada qual com suas montanhas a serem removidas. Nessa jornada santa, batalhões de gentes trazem consigo a expressividade de seu lugar, modificando ao mesmo tempo em que são modificados, como naturalmente fazem as árvores que mudam a paisagem em que estão durante a sua própria evolução.

Assim a sonoridade mística aqui se apresenta: confundindo o louvor que flui através dos lábios com o compasso da pisada ritmada no chão. Cada pisada, assim como cada palavra, uma nova semente aqui plantada. Guerreiros aqui se reúnem em um diálogo sagrado para louvar e defender seus protetores desenhando no invisível o ciclo que principia e se encerra na junção entre a cabeça e os pés revelando a familiaridade entre céu e terra. O ponto de encontro é o coração.

Procurando seguir este percurso, o encontro no Chão da Tradição entre Guerreiros e Reis do Sertão busca reunir grupos tradicionais para dialogarem em três distintas edições que ocorrerão entre os meses de setembro, outubro e novembro de 2017 na cidade de Juazeiro do Norte, dividindo-se em três importantes expressões: a brincadeira do Reisado São Jorge (Ceará) e o Guerreiro Padre Cícero (Alagoas); os devotos de São Gonçalo e Incelencia (Bahia e Ceará); e a brincadeira do Coco (Ceará). Os grupos locais acolherão os grupos visitantes para juntos expressarem a narrativa peregrina e alegre que se destaca na identidade fértil e acolhedora deste lugar.

A segunda edição será em Juazeiro do Norte e contará com a presença dos devotos de São Gonçalo (BA) e as Carpideiras (Cantares da Alma- CE). Cantando e Dançando para afastar o mal, tempestade e o pecados na Capela de São Vicente.” (sinopse da divulgação do evento)
_

Chão de Tradição: Guerreiros e Reis do Sertão
São Gonçalo (BA) e Cantares da Alma (CE)
Sábado, 28 de outubro de 2017, às 17h
Na Capela de São Vicente
Rua São José (próximo ao Memorial Padre Cicero)
Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário