quarta-feira, 3 de junho de 2015

‘Deep Purple in Rock’, disco de 1970



Grifo nosso # 88

“Um marco do hard rock, o quinto álbum do Purple apareceu quando uma outra guerra no Oriente Médio havia estourado, em meados de 1970. Era o clima apropriado para soltar o que a Rolling Stone havia resumido como uma ‘uma obra dinâmica e frenética, parecida com o som do MC5’ — embora o disco seja muito mais que isso.

O álbum, com sua capa parodiando as esculturas de pedra do Monte Rushmore, foi gravado em Londres pela formação que se tornaria clássica em Mark II: o guitarrista Ritchie Blackmore, o tecladista Jon Lord e o baterista Ian Paice, com os garotos Ian Gillan nos vocais e Roger Glover no baixo.

O resultado foi um som que deixou os medidores da mesa de gravação (manipulada pelo futuro produtor do Iron Maiden, Martin Birch) permanentemente no vermelho. O material tinha tendências progressivas, em especial ‘Flight Of The Rat’, na qual a bateria de Paice soa como tambores indígenas e os redemoinhos do Hammond tocado por Lord complementam os riffs de Blackmore.

Mas In Rock é reverenciado pela sua força devastadora, como em ‘Speed King’ — uma música demolidora de Glover, no estilo de Hendrix, na qual Gillan ri e grita de forma perversa —, na estridente ‘Hard Lovin’Man’ e em ‘Into The Fire’, que inclui riffs ferozes à la Sabbath. ‘Child In Time’, segundo o Purple, é ‘a história de uma fracassado. Podia ser você’. Essa dolorosa grandiloquência e os orgásticos gemidos agudos da canção resumem plenamente a banda e sua época.

O Deep Purple esperou Lord terminar seu lamentável Concerto For Group And Orchestra [considero ‘lamentável’ um adjetivo negativo demais para esse disco, que pode até não ser espetacular, mas que merece audição] para gravar o álbum, em três estúdios londrinos, entre outubro de 1970 e abril do ano seguinte. Valeu a espera.”
____

Tim Jones, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | Harvest
Produção | Deep Purple
Projeto gráfico | Edwards Coletta
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 41:46

Lista de músicas - Deep Purple in Rock (1970):
1. Speed King (Ritchie Blackmore, Ian Gillan, Roger Glover, Jon Lord, Ian Paice: Deep Purple)
2. Bloodsucker (Deep Purple)
3. Child in Time (Deep Purple)
4. Flight of the Rat (Deep Purple)
5. Into the Fire (Deep Purple)
6. Living Wreck (Deep Purple)
7. Hard Lovin' Man (Deep Purple)

Deep Purple In Rock completou 45 anos de lançamento neste 03 de junho de 2015 (álbum lançado no dia 03 de junho de 1970).

“Speed King” (Deep Purple ao vivo, 1970):


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário