domingo, 29 de junho de 2014

'O Ébrio', filme de Gilda Abreu, com Vicente Celestino



por Márcio Silvestre

O filme em destaque é O Ébrio, de 1946, roteiro e direção de Gilda Abreu, inspirado na canção homônima de Vicente Celestino, seu marido e parceiro na criação desse filme.

Estrelado por Vicente Celestino, seu personagem Gilberto Silva, um homem de coração puro que, após a falência do pai, vai à cidade grande em busca de melhorar de vida e terminar os seus estudos; lá chegando os familiares lhes negam ajuda e ele acaba nas ruas. Depois de muito perambular e dormir em praças, encontra numa igreja a tão esperada porta aberta, faz amizade com o Padre que lhe oferece moradia e lhe incentiva a procurar emprego.

Sua sorte começa a mudar desde então: inscreve-se em um concurso de calouros numa rádio, onde garante o primeiro lugar ao cantar sua historia na canção "Porta Aberta", virando assim um cantor exclusivo da emissora de rádio que o apresentou ao mundo e, ao ser contratado, pôde terminar seus estudos de medicina. Anos depois, já formado, concilia as duas profissões. Médico durante o dia e cantor de rádio à noite. No hospital conhece Marieta, uma enfermeira zelosa que o admira e com quem tempos depois se casa.

Ao ficar rico, aqueles familiares que o rejeitaram vieram ao seu auxílio, fingindo-se de amigos, entre eles o primo José, um algoz que arquiteta um plano para roubar sua esposa. Quando consegue, Gilberto se vê sozinho, triste sai pelas ruas sem rumo e decide forjar a própria morte, entrega-se à bebedeira, tornando-se um ébrio sem destino, desolado e cheio de mágoa.

"Tornei-me um ébrio e na bebida eu busco esquecer aquela ingrata que me amava e que me abandonou. Apedrejado pelas ruas vivo a sofrer. não tenho lar e nem parentes, tudo terminou".

O Ébrio, melodrama cantado, foi um sucesso de bilheteria e um dos filmes mais populares do Brasil, ficando duas décadas em cartaz. 
____


Márcio Silvestre é ator/professor de teatro. Trabalha com artes cênicas desde 2004, tem registro no sindicato dos artistas e técnicos em espetáculos de diversão (SATED-CE) e leciona teatro em escolas desde 2009. Atualmente graduando em jornalismo pela UFCA.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 11, de 20 de novembro de 2013), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário