terça-feira, 17 de junho de 2014

José Mojica Marins



por Gabi Bernardino

José Mojica Marins (São Paulo, 13 de março de 1936), cineasta, ator, roteirista, é mais conhecido principalmente como diretor de cinema de terror e precursor do cinema trash brasileiro, embora já tenha trabalhado com outros gêneros, como drama, faroestes e a pornochanchada. Mojica atua em mais da metade de suas produções, além de produções de quadrinhos, teatro e programas de televisão, como o atual O Estranho Mundo de Zé do Caixão, exibido no Canal Brasil.

Zé do Caixão é um personagem criado por Mojica a partir de um pesadelo, em que um vulto o arrastava até seu próprio túmulo, em outubro de 1963. Foi interpretado pela primeira vez no filme À meia noite levarei sua alma (1963), pelo próprio Mojica. Curiosamente, a fama da criatura ultrapassou a do seu criador e intérprete. Até hoje Mojica tem sua personalidade associada a seu personagem mais famoso.

Mojica foi criado desde os três anos de idade nos fundos do cinema em que seu pai (Antônio André) trabalhava, e este foi o principal estímulo de sua carreira no cinema nacional. Mojica produziu, de dentro de um estúdio improvisado em uma sinagoga abandonada, a sua obra-prima já citada, À meia noite levarei sua alma.

Alvo de muitas censuras e perseguições na época da ditadura militar — embora tenha namorado a filha de um general, e foi o que lhe garantiu segurança considerável para continuar a produzir, mesmo com pouca liberdade. Seu trabalho sofreu as críticas nacionais, não auferindo o mesmo prestígio e reconhecimento internacional, considerado como cinema cult e trash.

Participou do cinema Boca do Lixo (na época em que tinham acabado todos os estúdios como Vera Cruz, Multifilme e Cinedia, do Rio de Janeiro) iniciando o cinema independente com o apoio de Glauber Rocha.

"Eu mostrei que com uma câmera podia-se fazer [cinema]. Eu incentivei o Brasil todo a filmar. Colaborei pra que nosso cinema não acabasse. Eu fui o primeiro da Boca do Lixo e sou o último" — José Mojica Marins em entrevista para a revista Janela (2012). 
____


Gabi Bernardino é estudante do Ensino Médio.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 11, de 20 de novembro de 2013), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário