domingo, 25 de agosto de 2013

'...And Justice For All', álbum do Metallica: 25 anos do lançamento

Grifo nosso # 69



"A história não foi gentil com o quarto álbum do Metallica. Os aficionados do thrash metal criticam o seu som gritantemente superproduzido e os arranjos demasiado complexos. Conta a lenda que este também foi o disco no qual os dois principais compositores da banda, James Hetfield e Lars Ulrich, entraram num vórtice de paranoia (o novo baixista James Newsted foi quase totalmente removido na mixagem, pois os dois não confiavam em sua competência) e ambição (a complexidade dos riffs em muitas faixas quase atingiu os excessos do rock progressivo).

Mas, se você conseguir passar por cima do som sem peso e do exagero experimental, ...And Justice For All mostra ter dimensões épicas, podendo mesmo ser considerado um disco conceitual com muitas camadas de invenção a explorar. Está entre os os melhores da banda: a melódica e agressiva beleza de Master of Puppets de 1986 e o devastador e incendiário Metallica, um disco não-thrash de 1991.

Se você quer agressividade, é só ouvir a pauleira final de 'One' ou a guitarra incrível e sempre surpreendente de Kirk Hammett na música de abertura, 'Blackened', além da faixa-título, uma prova da competência dos músicos. Além disso, o alcance de Hetfield em 'Eye Of The Beholder', tal como a furiosa 'Dyers Eve', não deve ser subestimado. Muitos fãs do Metallica vêem este LP como o ponto em que abandonaram o thrash ('Dyers Eve' é a música que mais se aproxima do som anterior da banda) e começaram a se empenhar em alcançar a aceitação do grande público. Se fosse o caso, é um glorioso adeus aos sons extremos de Kill'Em All e Ride The Lightning - um adeus que deve ser aproveitado ao máximo."

Selo | Elektra
Produção | Metallica, Flemming Rasmussen
Projeto gráfico | Reiner Design
Nacionalidade | EUA
Duração | 65:10
____
Joel Mclver, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Lista de músicas
01. Blackened (Kirk Hammett / James Hetfield / Jason Newsted / Lars Ulrich)
02. ...And Justice for All (Kirk Hammett / James Hetfield / Lars Ulrich)
03. Eye of the Beholder (Kirk Hammett / James Hetfield / Lars Ulrich)
04. One (James Hetfield / Lars Ulrich)
05. The Shortest Straw (James Hetfield / Lars Ulrich)
06. Harvester of Sorrow (James Hetfield / Lars Ulrich)
07. The Frayed Ends of Sanity (Kirk Hammett / James Hetfield / Lars Ulrich)
08. To Live Is To Die (Cliff Burton / James Hetfield / Lars Ulrich)
09. Dyers Eve (Kirk Hammett / James Hetfield / Lars Ulrich)

...And Justice For All foi lançado há 25 anos: no dia 25 de agosto de 1988.

"Blackened" ao vivo em 1989:

Nenhum comentário:

Postar um comentário