sexta-feira, 24 de maio de 2013

Nova edição do Geral é lançada e distribuída no Cariri


Neste mês de maio foi lançada uma nova edição do fanzine Geral (ou Revista Geral). Após um hiato de quase oito anos sem novos exemplares, a publicação — que surgiu em 1999 e tem na redação uma equipe formada por Katiuscia Furtado, Michel Macedo, Cecilia Sobreira, Renato Vidal (diagramação), Elvis Pinheiro e Paulino Costa — voltou a espalhar pelo Cariri suas páginas repletas de curiosidades, informações, humor, “protestos” (bem e mal humorados), divulgação de eventos culturais e de trabalhos de artistas locais.

Em tempos de migração de publicações para a internet, o Geral retoma o fôlego disposto a seguir em frente com edições impressas (por sinal, distribuídas gratuitamente). A publicação independente tem uma tiragem de 3.000 exemplares, distribuída em Juazeiro na Gráfica Sobreira e na Sobreira Papelaria e Presentes (na Rua São Francisco — falar com Cecilia Sobreira e/ou Renato Vidal), nas lojas da Porão Skate Rock e na Avalon Locadora.

Nesta 16ª edição do Geral há um texto de Cecilia Sobreira sobre o Príncipe Ribamar; Michel Macedo escreve sobre o “crime do Virundum” na música; a arte de andar nas calçadas de Juazeiro é abordada por Elvis Pinheiro; Katiúscia Furtado fala sobre o poder das atendentes de consultório; Paulino Costa assina a seção Clubinho G; há uma tirinha de autoria de Victor Vladimir; e outro texto de Cecilia destaca as artes plásticas no Cariri. Por falar em artes plásticas, a capa do novo Geral (exibida no início desta postagem) é a primeira colorida e tem um desenho assinado por Andréa Sobreira.

O Berro, de longa amizade e parceria com a equipe do Geral, assina um texto sobre a saga do Centenário de Juazeiro do Norte (que realizamos neste blog em 2011). Contamos os “bastidores” dessa missão e destacamos o que de curioso foi postado sobre a cidade do Padre Cícero durante 100 dias seguidos.

E dando sequência à parceria com o Geral, em breve postaremos neste blog algumas das matérias que estão nesta nova edição — assim como já fizemos com textos de edições antigas da publicação: caso da História do Rock no Cariri (escrita por Michel Macedo), que pode ser lida clicando aqui; e uma matéria sobre a Fundação Casa Grande de Nova Olinda, que você pode conferir clicando aqui.

Vida longa ao Geral e às boas iniciativas caririenses!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário