sexta-feira, 17 de maio de 2013

Barbalha: Vivência em Arteterapia - Encontro com Gaia

Texto de apresentação do evento:

O ser social vive entrelaçado entre correntes que o prende à idéia de competitividade e de uma luta por um ego inabalável. Em consequência dessa realidade, cenas grotescas de violência, contra si mesmo e contra o outro, são testemunhadas pela sociedade, além do crescente adoecimento psíquico.

Envolvidas no movimento de busca de um momento o qual pudéssemos parar, refletir e perceber a perda do nosso elo com a Grande Mãe e seus elementos ( água, ar, terra e fogo), propomos um encontro, onde vivenciaremos através da arte, a religação com a energia da natureza na busca da integração da energia psíquica ligada a esses elementos.

Segundo a tradição Tupy Guarany, nossos corpos são tecidos pela Mãe Terra através da energia desses elementos. Assim somos feitos da terra (de onde é tecido nosso corpo, cujo o coração pulda no ritmo do coração da Terra ), pelo Ar ( de que vem nossa respiração), pela Água (que é o meio líquido fluido de nosso corpo - o sangue) e pelo Fogo ( que trás a essência das estrelas e se localiza na região do plexo ). Depois, temos nossa pele vestida com as cores do Arco-Íris, nossos ancestrais primeiros, tataravôs do mundo (apud Baptista, 2012).

Partindo dessa concepção, utilizaremos a Arteterapia, que podemos caracterizar simplificamente como a terapia através da arte e de suas linguagens expressivas. A Arteterapia proporciona ao sujeito a possibilidade de expressar suas emoções de maneira criativa, tornando possível a liberação de conteúdos reprimidos e de difícil acesso, conteúdos inconscientes carregados de afetividade, assim permitindo a interlocução desse material com a consciência.

Com isso, possibilita uma fluidez da energia psíquica, do potencial criativo, geralmente bloqueados pelo nosso dia-a-dia repressor e pela nossa sociedade arraigada por sua cientificidade em modelos pré-estabelecidos.

Philipini (2009), afirma que assim sem mexer o corpo, sem mexer com a criatividade, sem mexer com as emoções, vamos congelando a alma e deixamos de fora de nossas vidas o incrível potencial de nós mesmos. A perda do contato do homem com a sua origem e com as linguagens da natureza, impede sua visão ampla sobre os fenômenos naturais e sobre si mesmo.

Jung através de extenso estudo descobriu a importância do conhecimento e valorização dos nossos ancestrais, da nossa cultura e da nossa constituição como indivíduo, tanto interligadas ao Cosmo. Para tanto, correlacionou as funções psíquicas por ele nomeadas, Sentimento, Pensamento, Sensação e Intuição aos quatro elementos da natureza, sendo estes, a água (sentimento), ar (pensamento), terra (sensação) e fogo (intuição ), as considerando "Funções Reguladoras" da consciência.

Por isso, a nossa proposta traz a Arteterapia como propulsora do resgate as nossas raízes, a nossa essência com o intuito de promover um equilíbrio da nossa energia psíquica, com o seu poder revitalizador. Podendo ainda facilitar o desenvolvimento do potencial criativo, a motivação, a auto-estima, o alargamento da consciência e incitar o processo de inteireza.

Com esta finalidade, proporcionaremos o contato com os materiais oriundos da natureza, num espaço inserido na mesma, fazendo uso de técnicas arteterapêuticas constituindo uma Vivência, no qual será materializado o nosso objetivo proposto.
(divulgação do evento)

Vivência em Arteterapia
Encontro com Gaia
Sábado, 25 de maio de 2013, das 13h às 18h
Local: Sítio Pinheiros (Barbalha-CE)
+ info.: (88) 8804.6122 / 9729.0834 / 9938.6056 / 8823.7765.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário