domingo, 14 de outubro de 2012

David Bowie: 35 anos do lançamento do álbum "Heroes"

Grifo nosso # 48

"Em "Heroes" — a segunda parte da 'trilogia de Berlim' —, seguindo  a trilha descoberta em Low, David Bowie continuou sua gradual reintegração à humanidade. Renovado por um período libertador como tecladista na turnê Idiot, de Iggy Pop, Bowie tinha ido morar com ele em Berlim Ocidental. Livre, pelo menos em parte, das drogas, a dupla fez uma imersão na degradada vida noturna da cidade, evitando, de forma milagrosa, voltar aos velhos hábitos.

"Heroes" confere à trilogia um esplendor decadente, com sua capa dramática e artística em preto e branco e com seus títulos de músicas sombrios, claramente inspirados no novo lar. Se Low mapeava a paisagem interna da psique caótica de Bowie, "Heroes", como The Idiot (1977), de Iggy, é todo sobre Berlim, dos frequentadores dos clubes de 'Blackout' ao deprimente bairro dos imigrantes turcos de 'Neuköln'.

O álbum conta com vários músicos que tocaram em Low (o produtor Tony Visconti, o colaborador Brian Eno, o guitarrista Carlos Alomar e seção rítmica de George David e Dennis Davis) e foi gravado no verão de 1977 nos estúdios Hansa, um antigo salão de bailes da Gestapo perto do Muro de Berlim. Eno, Visconti e Bowie depuraram a poderosa atmosfera do local enquanto olhavam a Guarda Vermelha no Checkpoint Charlie.

Como Low, "Heroes" mistura canções pop vanguardistas com música ambiente instrumental. A influência de Eno se faz presente na faixa-título, uma canção de ritmo pesado, no estilo do Velvet, suavizada pela guitarra leve e inspirada de Fripp. 'Heroes' ganhou novo contexto ao ser apresentada no Live Aid, em 1985, e seu atual status de preferida das grandes multidões não corresponde à complexidade do álbum ao qual deu nome."

Selo | RCA
Produção | David Bowie, Tony Visconti
Projeto gráfico | Sukita
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 40:21
____
Mark Bennett, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

"Heroes" foi lançado há exatos 35 anos: no dia 14 de outubro de 1977.

"Beauty and the Beast" (David Bowie):

Nenhum comentário:

Postar um comentário