terça-feira, 7 de agosto de 2012

Gregório e Caetano: manos

por Amador Ribeiro Neto

Caetano quando exilado em Londres resolveu revisitar/revolver a terra brasilis desde as origens. Foi então que musicou Gregório de Matos em "Triste Bahia". Tomou os dois quartetos do soneto "À cidade da Bahia" e uniu-os a uma longa letra, misturando sambas de roda, coco, cantigas de capoeira, pontos de umbanda. Resultado: esta faixa dura quase dez minutos volvendo Barroco (séculos 16 e 17) com Neobarroco (dias de hoje). No mesmo caldeirão a poesia do nosso maior poeta colonial e a poemúsica de um dos mais importantes compositores da MPB.

Cito as sábias palavras de James Amado, estudioso do Boca do Inferno: "Do alto do seu 'roko', a sagrada gameleira em Opô Afonjá, Gregório de Matos, pequeno orixá baiano observa, sorridente, suas próprias travessuras de Exu cavalgando o menino Caetano Veloso". Esta faixa-maravilha se encontra no disco Transa, para muitos, um dos mais belos e instigantes deste compositor-intérprete de belos e instigantes discos.

Gregório é poesia-cabeça-coração. O velho baiano barroco não perdoou nadinha: corroeu ideologias governamental e religiosa numa obra satírico-erótica. Foi um sábio: bebeu na sabedoria imortal de Quevedo e Góngora. Misturou cultismo (complexidade formal) com conceptismo (sutileza dos conceitos) em textos imortais. Varreu, com seu lirismo amoroso e religioso, o racionalismo renascentista. Produziu jogos de ideias e de formas capazes de emocionar até um cupinzeiro. Contra sua obra não há argumento que se sustente. Para Tristão de Athayde, Gregório continua "até hoje inigualado em seu gênero erótico-místico".

Caetano, tal como Gregório, mexe e remexe com as cinturas da poesia e da música popular (Gregório era um exímio violonista, pra baixo e pra cima descascando o verbo com suas modinhas).

Caetano traz para a MPB a sofisticação de letra e música. Compõe como quem pensa e sente a canção num único mo(vi)mento. Vale-se das construções barrocas atualizando-as na estética que ficou conhecida como Neobarroco. Ou seja, o Barroco reciclado segundo a história sócio-político-estético-cultural da contemporaneidade. Por isto mesmo identificamos elementos barrocos em suas obras. Em todo caso, é bom senso não afirmar o barroquismo ipis litteris de Caetano. Vamos com calma com os dois baianos. São manos baianos. Mas não são farinha do mesmo saco não. Que isto fique bem claro. Para o bem de cada um deles. E da poesia brasileira — livresca ou cancioneira.

Texto revisto e atualizado em 06/08/2012. Publicado originalmente no jornal A União, de João Pessoa-PB, em 23/10/2007, p. 20.
____

Amador Ribeiro Neto é poeta, crítico literário e de música popular. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do curso de Letras da UFPB.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário