segunda-feira, 15 de julho de 2019

Conhece a ti mesmo, juazeirense...



“Conhece a ti mesmo”, um aforismo grego que nos faz refletir sobre a importância do autoconhecimento para que nos tornemos pessoas melhores, para que não repitamos erros, para que possamos construir a nossa identidade e dela sentirmos orgulho. E para que sorríamos de preconceitos tolos, olhando para a grande estátua dizendo: padrinho, perdoai-os, eles não sabem o que dizem.

Provavelmente a máxima grega foi escrita por um historiador, como o professor Daniel Walker, suposição minha; sem provas documentais ou depoimentos, puro “achismo” embasado no rico acervo deixado pelo historiador, que nos trouxe, através dos seus livros e palestras, muito do que conhecemos sobre Juazeiro do Norte e o seu patriarca.

Movido pela curiosidade que lança luz sobre a ignorância e o preconceito, mais de 50 obras foram escritas. Está tudo documentado, tudo preto no branco. Precisamos apenas que a curiosidade nos tire da inércia – e da loucura por leituras “whatsapinianas” – e partamos em busca do conhecimento sobre a nossa história, a nossa formação religiosa, cultural, econômica, etc.

A data de 11 de julho de 2019 ficará marcada como aquela em que o pai, historiador, o radialista, o jornalista, o escritor, e um sem número de outras possibilidades vividas por Daniel Walker, encerrou o expediente mais cedo, resolveu se tornar um imortal pela sua obra e pela lembrança de todos que o conheceram.

A equipe O Berro se solidariza com os familiares e amigos de Daniel Walker, neste momento de grande saudade.

.

Um comentário:

  1. Que lindo texto , belíssima homenagem a um grande ser humano que tive o imenso prazer em conhecer.

    ResponderExcluir