quinta-feira, 30 de março de 2017

Espetáculo ‘Compilation’ e ‘Doc Vatá’ em cartaz no CCBNB Cariri



Com trajetória nacional e internacional, a Cia Vatá remonta seu musical e traz em única apresentação o documentário que celebra seus 20 anos em cena.

O Ministério da Cultura e o Banco do Nordeste apresentam nos dias 30 e 31 de março, às 19h30, o musical Compilation, resultado de 15 anos de trabalhos da Cia Vatá no Ceará. Diferente dos espetáculos de dança convencionais, em Compilation o público é convidado a mergulhar em várias linguagens – dança contemporânea e tradicional, sapateado e muita música ao vivo  – que habitam o universo tradicional do Brasil.

Tendo como inspiração signos, danças e ritmos do Sertão, o espetáculo passeia pelo coco, cabaçal, maracatu, reverenciando suas crenças e folias. A obra da Cia Vatá navega com muita propriedade entre o divino e o profano trazendo para o palco Orixás e Encantados.

“Somos brincantes. Vamos experimentando o fazer harmonioso das obras da Cia Vatá desde 2000 até 2017, numa compilação cheia de folia e festa, colocando no ‘terreiro’ o que a tradição nos ensinou e nos ensina, mas nos deixando vetorizar pelas linhas contemporâneas da música, dança, teatro e poesia!”, revela Valéria Pinheiro.

Com direção de Marcelo Paes de Carvalho e Kiko Alves, o Doc Vatá traz à telona a trajetória de 20 anos da companhia, revelando emocionantes histórias de sonhos, resistência, luta e muitas conquistas. O público pode conferir sua exibição na quinta-feira (30), às 15h. Já na sexta (31), a companhia convida a todos para brincar e experienciar dança, seja com ou sem experiência e de qualquer idade, na Oficina Corpo Brincante, às 14h. São 30 vagas e as inscrições podem ser garantidas através do e-mail: corpo.brincante.vata@gmail.com.

A Plataforma de Circulação - Cia Vatá 15 anos em Cena conta patrocínio do Banco do Nordeste, apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e realização do Ministério da Cultura do Governo Federal. Toda a programação é gratuita e será sediada no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza.

A companhia: hoje genuinamente cearense, a Cia Vatá foi fundada em 1994, no Rio de Janeiro, pela bailarina e coreógrafa, Valéria Pinheiro. Desde 2000 ancorada no Ceará, ela é uma das companhias brasileiras com representatividade internacional, que apresenta essa mistura entre a cultura tradicional brasileira e a dança contemporânea. A linguagem mestra da Cia Vatá é o que pode ser chamado de “sapateado brasileiro”, e é a partir dessa técnica que a Cia expande o comportamento desse corpo acoplando outras linguagens. Na Vatá são todos brincantes!

Oficina Corpo Brincante: Participantes de todas as idades, com ou sem experiência em dança, entrarão em contato com a técnica de “brincar” nos ritmos tradicionais nordestinos. Adaptamos técnicas da dança contemporânea como contato e improvisação às matrizes provindas de nossas danças tradicionais, como côco, maracatu, cavalo-marinho, caboclinho, cabaçal, baião etc.. Brincando convidamos os alunos à instigar o corpo em busca de sua memória, trazendo à tona sua própria história, explorando as possibilidades de expansão do seu próprio corpo e abrindo um leque de movimentação e textura. (texto da produção dos eventos)

Ficha Técnica:

Cia Vatá: Valéria Pinheiro (diretora artística, coreógrafa, brincante e dançarina), Rodrigo Claudino (brincante, dançarino e músico), Makito Vieira (brincante, dançarino e músico), Dayana Ferreira (brincante e dançarina), Rafael Abreu (brincante e dançarino), Carina Santos (brincante e dançarina) e Heber Stalin (brincante e dançarino).

Compilation: Direção e coreografia: Valéria Pinheiro /Figurino: Paulo José/ Luz: Walter Façanha/ Operador de Luz: Fábio de Oliveira / Operador de Som: Marco Sala/ Produção: Rosina Popp/ Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais: Kamila Rabelo/ Designer: Rodrigo Claudino/ Áudio Visual: Marcelo Paes de Carvalho.

Site: http://www.teatrodasmarias.com/plataforma-vata15anos.html

Serviço:

Cia Vatá - 15 anos em cena

Quinta-feira (30/03):
15h: Exibição do documentário Doc Vatá  | Duração: 80 min. | Classificação: Livre
19h30: Espetáculo Compilation | Duração: 60 min.| Classificação: Livre

Sexta-feira (31/03):
14h: Oficina Corpo Brincante
Inscrições no e-mail: corpo.brincante.vata@gmail.com
19h30: Espetáculo Compilation | Duração: 60 min.| Classificação: Livre

No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri - CCBNB Cariri
Rua São Pedro, 337 - Centro
Mais informações: (88) 3512.2855
Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário