sábado, 4 de junho de 2016

Meus 10 melhores filmes de todos os tempos, por Elvis Pinheiro



por Elvis Pinheiro

Meus 10 melhores filmes de todos os tempos:


Luzes da Cidade (City Lights, Dir. Charles Chaplin, 1931)


...E o Vento Levou (Gone with the Wind, Dir. Victor Fleming, 1939)


Casablanca (Casablanca, Dir. Michael Curtis, 1942)


A Doce Vida (La dolce vita, Dir. Federico Fellini, 1960)


Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp fiction, Dir. Quentin Tarantino, 1994)


Violência Gratuita (Funny games, Dir. Michael Haneke, 1997)


A Estrada Perdida (Lost highway, Dir. David Lynch, 1997)


Amor à Flor da Pele (Fa yeung nin wa, Dir. Wong Kar Wai, 2000)


Dançando no Escuro (Dancer in the dark, Dir. Lars Von Trier, 2000)


Dentro da Casa (Dans La Maison, Dir. François Ozon, 2012)


A respeito de minhas escolhas

Escolho filmes há muitos anos. Monto listas há muitos anos. No meu caso, fazer listas é uma profissão. Esta, no entanto, foi a mais fácil de ser feita. Para alguém que já exibiu mais de 500 filmes diferentes, escolher dez que considere os melhores é bastante fácil. E não é ironia por mais que possa parecer a alguns.

Pensei nos filmes que me marcaram e me definiram mais profundamente e que estão fortemente inscritos também na história do cinema. Adoro o cinema de Woody Allen, Pedro Almodóvar, Kieslowski, Andrei Tarkovsky e Ingmar Bergman e se a lista fosse a dos dez melhores diretores, eles estariam nesta lista.

A ordem em que listei os filmes tem a ver com o ano de lançamento do filme e não com uma escala de valores, porque é exatamente neste ponto que vai a grande diferença em minha lista: não acredito que entre excelentes filmes, existam os melhores. Cada um é maravilhoso a sua maneira.

Poderia ter feito uma lista dos dez mais importantes filmes da história do cinema e essa lista teria que ser totalmente modificada. Poderia ter escolhido o meu filme preferido por década também. Mas não, meu princípio foi outro. Foi instintivo, natural, ao mesmo tempo que intelectual, como acontece sempre comigo.

Luzes da Cidade tem o imortal Carlitos sendo genial do humor ao drama; ...E o vento levou é um conjunto de astros e estrelas, de falas memoráveis e cenas inesquecíveis no auge da era de ouro de Hollywood; Casablanca possui um roteiro impecável e dois atores que imortalizaram uma canção, Bogard e Ingrid Bergman. Fellini fez uma ode à vida num grande espetáculo que é A doce vida, Tarantino foi genial em tantos filmes, mas a sua desconstrução, sua relação perfeita entre música e histórias, sua consagração, definitivamente, é Pulp Fiction. E então aparecem os cinco últimos títulos desta querida lista. Os mais dramaticamente ligados a mim. Haneke me destruiu em Funny Games, mas não pela sua violência preconceituosamente «gratuita» como colocou a tradução brasileira, mas pela frieza calculada em falar de cinema num filme irretocável. A estrada perdida abandonou a narrativa cartesiana; Amor à flor da pele iluminou as histórias de amor; Dançando no escuro redefiniu os musicais, a Björk, Catherine Deneuve e o sentido do humano e da dor. François Ozon com tantos filmes que adoro, conseguiu me surpreender com sua pequena obra-prima que nos prova que ainda o cinema pode construí-las.

Entrego a justificativa junto com a lista, mas não porque precise me justificar, mas porque quisesse tentar um primeiro esboço das razões que me levaram a cada filme. A pressa, infelizmente, não permitirá que o texto anexado a lista seja tão perfeito quanto considero as escolhas que fiz. 
____


Elvis Pinheiro é editor da Revista Sétima e professor. Desde 2003 é Mediador de Cinema no Cariri cearense.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 26, de novembro de 2015), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

3 comentários:

  1. Muito interessante, principalmente por ser uma lista feita por quem entende de cinema!
    http://luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mássa! Já assisti alguns, vou ver os outros!!

    ResponderExcluir
  3. Mássa! Já assisti alguns, vou ver os outros!!

    ResponderExcluir