quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Poesia e exatidão



por Amador Ribeiro Neto

Gastão Cruz é português. Nasceu em Faro, capital do Algarve, em1941. Poeta, crítico de literatura e tradutor, com Observação do verão seguido de Fogo (Rio de Janeiro: Móbile Editorial) é finalista ao Prêmio Portugal Telecom 2014, em poesia. Esta é sua segunda indicação ao prêmio. Em 2011 também fora com Escarpas.

Observação do verão traz poemas redigidos numa sintaxe que usa minimamente pontuação. E joga com a estruturalidade dos versos produzindo inusitadas leituras rítmicas e semânticas. Além disto, a interrupção da linearidade das imagens, associada a ideias inconclusas, dá o tom diferencial e singular de Gastão Cruz nesta primeira parte do volume.

No poema “Aniversário”, por exemplo, cada estrofe encerra um universo: “Este dia situa-se no vértice / errado do verão // Entre o poema e o sol hesito mas decido / reconstruir o dia / mesmo que edificá-lo não termine // Que dia ergo como se poesia / ele não fosse? E lembro o aniversário / que não divide o verão / somente agosto // Fosse um erro a verdade do verão, / a ilusão de que ninguém está morto”. A linguagem é a da bricolagem de percepções em devir contínuo.

A data do aniversário é um referente de referências dissimuladas. A vida é simulacro e representação. O poema se dá neste interstício entre o objeto e o que se pensa dele. Não o que ele é. Ou o que ele encerra.

Esta parte do volume consolida-se numa linguagem cuja exatidão se dá na feitura de uma expressão literalmente atada à materialidade das palavras.

Em Fogo a dicção poética se altera. Os 42 poemas, todos apenas numerados, elegem a coloquialidade como recurso de linguagem. Ser coloquial aqui é conhecer a língua do povo e usá-la com maestria poética. Ou seja: com o sabor do que é leve e inesperado. Em outras palavras: do trivial revisitado.

Ir ao cinema, sem dinheiro, e comer num bar reles, deixa de ser clichê quando o poeta insere a representação como matéria de reflexão do eu-poético: “Íamos ao cinema com dinheiro / emprestado e comíamos depois num / snack-bar e isso / podia parecer o paraíso / se tal palavra para nó fizesse / algum sentido ou tivéssemos / sequer plena consciência do vivido”.

A suspensão dos sentidos, todavia, continua nesta segunda parte do volume. No poema 17 a poesia bica-se com a filosofia. Deste embate salva-se a palavra na sua concretude mais palpável: meio por excelência da poesia: “Há perguntas a que não sei responder / respondi, e fiquei a pensar se existiria / alguma a que soubesse dar resposta; / fizemos as perguntas: isto fora / o começo de um verso / perdido no olvido ou apenas, / como o voo do tempo, suspendido”.

Gastão Cruz, em Observação do verão seguido de Fogo faz o leitor repensar a poesia enquanto produtora de diversas dicções. Todas, no entanto, apontando para o ato de refletir sobre a representação poética e sobre a produção do poema. Um poeta que deve ser lido com atenção e deleite.
____


Amador Ribeiro Neto é poeta, crítico literário e de música popular. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do curso de Letras da UFPB.

Publicado pelo jornal Contraponto, de João Pessoa-PB. Caderno B, coluna “Augusta Poesia”, dia 15 de agosto de 2014, p. 7.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário