por Débora Costa
Os dois filmes que vão ser tratados nessa coluna trazem como mote o “estranhamento”, são eles: Terra Estrangeira e Central Brasil. Os dois road movies são dirigidos por Walter Salles, sendo o primeiro com a co-direção de Daniela Thomas. Ambos trazem uma complexa protagonista feminina, com a atuação de Fernanda Torres (Alex) em um filme e, no outro, Fernanda Montenegro (Dora).
Em 1996, Terra Estrangeira trouxe Alex, uma personagem que foi para o exterior com o namorado em busca de um futuro melhor. Outra personagem que acaba cruzando seu caminho é o Paco, que sai do país por causa da morte de sua mãe e de seus sonhos, em busca de uma esperança para sua vida. Indo de encontro ao desconhecido, as personagens se deparam consigo mesmas, seja na relação com o país estrangeiro, seja com as outras pessoas.

Nos longas, várias situações são compartilhadas: sentir-se deslocado; tentar sobreviver; esperança de mudanças; choque de valores; apego ao passado; nacionalismo. As personagens passam por situações emocionantes em que seu interior é colocado em cheque em momentos tensos de conflitos externos.
Em contextos e com personagens diferentes, os filmes fazem quem os assiste se questionar sobre a visão de fora de onde se está e do interior de si mesmo, demonstrando que o desconhecido pode estar dentro de cada um de nós. Uma possível conclusão: podemos nos reconhecer nesse contato com o estrangeiro, com o que nos é estranho, com o Outro.
____
Débora Costa: uma feminista que cursa Direito, participa do P@je e que gosta que só de filmes.
Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 05, de 09 de outubro de 2013), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário