quarta-feira, 13 de março de 2013

Uma pequena homenagem aos 77 anos de José Mojica Marins



Hoje o grande cineasta e ator brasileiro José Mojica Marins, muito conhecido mundo a fora como Zé do Caixão (Coffin Joe), completa 77 anos de vida. Com quase sessenta anos de carreira, Mojica estreou em 1958, seu longa-metragem A sina do aventureiro e nunca mais parou de produzir filmes. Na década de 1960 teve reconhecida a sua artesania e talento cinematográficos, iniciando uma trilogia de filmes de horror, certamente seus filmes mais conhecidos. Realizou À meia-noite levarei a sua alma (1964) e Esta noite enarnarei no teu cadáver (1966), a série veio ser concluída anos depois com Encarnação do demônio (2008).

São dezenas de filmes a serem descobertos, vistos e revistos, deste que sem dúvida é um dos maiores e mais importantes cineastas brasileiros vivos e atuantes na construção de uma obra cinematográfica nacional. Esta é apenas uma pequena homenagem pelo reconhecimento aos filmes de José Mojica Marins.
____

Segue trecho de uma entrevista com o Mojica para a revista virtual Janela, publicada em novembro de 2012.

"]J[ - Como nasceu o Zé do caixão?

José Mojica - O personagem veio de um pesadelo, em outubro de 1964. Aí comecei a perceber que não tinha ninguém aqui no Brasil que fizesse terror. Eu fui criado num cinema desde pequeno. Via muitas fitas e aquilo me fascinava muito. No dia seguinte, a criançada vinha – porque não podia entrar na sala de cinema – e eu contava como era a fita. Na época que eu criei o personagem a coisa era mais pesada. Eu saia e o pessoal se assustava, porque eu era o único. E ainda sou. Mas naquela época o pessoal tinha medo mesmo e eu andava só de preto."

Para quem desejar ler a entrevista na íntegra clique aqui.

Abaixo o filme À meia-noite levarei a sua alma na íntegra:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário