sexta-feira, 15 de março de 2013

'Um dia de cão': filme de Sidney Lumet com atuação de Al Pacino

Grifo nosso # 65



Um dia de cão (Dog Day Afternoon)

"O filme tenso de Sidney Lumet sobre a história real de um assalto a banco que se transforma em sequestro é tão profundamente nova-iorquino como qualquer filme de Woody Allen ou Martin Scorsese. Al Pacino e John Cazale fazem o papel de aspirantes a ladrões de banco azarados (Sonny e Sal, respectivamente) forçados pelas circunstâncias a sustentar uma situação impossível. Antes que os ladrões possam escapar, o banco é cercado pela polícia e Sonny decide tomar os funcionários como reféns para tentar negociar a fuga. Abandonados antes do roubo pelo terceiro comparsa, Sonny e Sal estão em descantagem numérica diante dos funcionários cada vez mais rebeldes. À medida que a situação se desenrola e as discussões ruidosas de Sonny com a polícia se fazem ouvir pelas ruas, através de um megafone, uma multidão se reúne e começa a torcer por Sonny. Por alguns momentos durante a inquietude social do início dos anos 70, Sonny se torna um herói da contracultura.

Um dia de cão alterna momentos de completo absurdo e cenas de tragédia real. Talvez o personagem mais forte do filme seja Sal, cujas limitações são reveladas por sua resposta — 'Wyoming' — à pergunta de Sonny sobre que país ele gostaria de visitar se suas exigências forem atendidas. O filme capta a espiral de emoções de um momento nas vidas dos personagens e na história com um brilhante senso de imediatismo."


Estados Unidos (Artists Entertainment Complex) 124 minutos. Technicolor; idioma: inglês; direção: Sidney Lumet; produção: Martin Bregman, Martin Elfand; roteiro: Frank Pierson, a partir de um artigo de P.F. Kluge e Thomas Moore; fotografia: Victor J. Kemper; elenco: Penelope Allen, Al Pacino, Sully Boyar, John Cazale, Beulah Garrick, Carol Kane, Sandra Kazan, Marcia Jean Kurtz, Amy Levitt John Marriott, Estelle Omens, Gary Springer, James Broderick, Charles Durning Carmine Foresta, Chris Sarandon; Oscar: Martin Bregman, Martin Elfand (melhor filme), Frank Pierson (melhor roteiro); Indicação ao Oscar: Sidney Lumet (diretor), Al Pacino (ator), Chris Sarandon (ator coadjuvante), Dede Allen (edição).

Rahul Hamid, no livro 1001 filmes para ver antes de morrer (Editora Sextante, 2008).
____

O filme Um dia de cão será exibido neste sábado (16-03-2013), no Cine Café, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte-CE).

Para mais informações do evento, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário