sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Filme caririense ‘Candeias’ terá 13 exibições no último bimestre de 2017



Além de diversas participações em festivais brasileiros, em novembro o filme estreia no circuito internacional de cinema, na Bulgária

Desde o seu lançamento, em fevereiro de 2017, o curta-metragem Candeias tem participado de uma série de festivais pelo Brasil. Até o mês de outubro de 2017 foram cerca de 10 exibições, entre as quais, a participação no 22º É Tudo Verdade, considerado um dos mais importantes festivais dedicados ao documentário na América Latina.

O documentário sobre a Procissão das Velas, que ocorre durante a tradicional Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte, no dia 02 de fevereiro, é uma produção de O Berro Filmes, com direção de Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues e conta com o apoio da SECULT-CE, através do XI Edital de Cinema e Vídeo. Recentemente, Candeias foi selecionado para diversos festivais e mostras, em que estão programadas exibições para os meses de novembro e dezembro de 2017. Serão 13 exibições do filme em alguns estados brasileiros, contando ainda com a estreia fora das nossas fronteiras, com participação em mostras na Bulgária e na Colômbia.

A produção participará da Mostra Competitiva Nacional da 27ª edição do Curta Cinema - um dos principais festivais do Brasil dedicados ao curta-metragem. O festival teve início no dia 1º e acontece até o dia 08 de novembro, no Rio de Janeiro. As sessões com o filme caririense acontecerão no dia 04 de novembro, às 17h, na Cinemateca do Mam, e no dia 05 de novembro, às 19h, no Cine Odeon.

O curta caririense também está na programação da Mostra Retrospectiva - 27º Cine Ceará - Festival Iberoamericano de Cinema (itinerância de curtas). As sessões acontecerão entre os dia 07 e 10 de novembro no CCBNB Fortaleza; de 14 a 18 de novembro no CCBNB Cariri; e de 21 a 24 de novembro no CCBNB de Sousa-PB. O filme sobre a Procissão das Velas será exibido em Fortaleza, no dia 09 de novembro, às 13h; no dia 17 de novembro, às 14h, a sessão será em Juazeiro do Norte; e, por fim, no dia 23 de novembro, às 14h, Candeias será exibido na cidade paraibana.

No dia 11 de novembro o documentário será exibido durante a 19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. A sessão está programada para o Museu Vicente Leite, em frente à Praça da Sé, em Crato-CE, a partir das 18h. Nessa mesma data, às 14h, o curta-metragem será exibido dentro da programação do Festival Cine Memória, que ocorrerá entre os dias 09 e 12 de novembro no Cine Cento e Quatro, em Belo Horizonte-MG.

Entre 14 e 19 de novembro acontecerá o 6º FriCine - Festival Internacional de Cinema Socioambiental, em Nova Friburgo-RJ. Candeias foi selecionado para a  Mostra de Curtas-metragens, cujas exibições ocorrem no Teatro Sania Cosmelli, na Usina Cultural Energisa.

Outra seleção da produção de O Berro Filmes foi para o 9º CineCongo - Festival de Audiovisual da Paraíba, que acontecerá de 16 a 19 de novembro, na cidade de Congo, na Paraíba. A sessão está programada para o dia 19/11, às 19h30, na Praça CineCongo.

Em 2017, encerramos a lista de seleções do Candeias no Brasil, com a participação na 12ª edição da Mostra Cinema Conquista: um olhar para o novo cinema, evento que será realizado de 19 a 24 de novembro em Vitória da Conquista-BA. A programação do evento será divulgada no próximo dia 07.

Nessa leva de seleções e exibições, o curta-metragem caririense atravessará fronteiras e fará sua estreia internacional. Candeias foi selecionado para a Mostra Curta Brasil: o cinema nordestino na Bulgária, que acontece durante os meses de novembro e dezembro em Sófia, na Bulgária. As exibições do filme estão programadas para o dia 16/11, às 20h (horário local, 15h no horário nordestino) e dia 30/12, às 19h (horário local, 14h no horário nordestino), ambas no Hall 2, G8 Cultural Centre, na capital búlgara. Em dezembro será a vez do filme sobre a Procissão de Nossa Senhora das Candeias chegar até a Colômbia, mais precisamente no 15º Festival Internacional de Curtas de Bogotá, que acontece na capital colombiana, entre 5 e 12 de dezembro.

Tendo em vista o interesse que a equipe de O Berro Filmes tem pela arte e cultura do Cariri cearense, o filme Candeias e sua divulgação pelo Brasil e pelo mundo tem grande importância para que possamos, também através da linguagem audiovisual, criar pontos de interesse histórico e cultural do nosso lugar de origem. Buscamos, assim, de alguma forma, contribuir para a ampliação do alcance da arte caririense no panorama cultural brasileiro.
_

Sinopse:
Candeias é torrente de luz, um imenso rio iluminado de fé, por sertanejos simples, a desaguar num mar de promessas realizadas e anseios pelo porvir. É o instante em que se entoa forte cada bendito e oração. É estar em Juazeiro do Norte, terra santa inventada por Padre Cícero, e na qual, no caminho de idas e vindas, nunca ninguém se perdeu.

Fanpage do filme: https://www.facebook.com/candeiasfilme/

Teaser do Candeias:


Outras postagens sobre o filme Candeias no blog O Berro:
- Filme sobre a “Procissão das Velas” será lançado em Crateús
- Documentário ‘Candeias’ será exibido na Feira Cariri Criativo, em Crato
- Curta-metragem sobre a Procissão das Candeias será lançado em Juazeiro
- Documentário caririense ‘Candeias’ é selecionado para o Festival Internacional É Tudo Verdade 2017

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário