terça-feira, 19 de setembro de 2017

I Encontro de Artes do Cariri promove residência artística com Artistas Cariocas em Juazeiro do Norte



por Hudson Jorge

Um grupo de artistas vindos diretamente do Rio de Janeiro está participando de uma residência artística na cidade de Juazeiro do Norte.

O I Encontro de Artes do Cariri é um acolhimento desse grupo composto por 24 pessoas. Entre eles pesquisadores, arte educadores e atores que trabalham diretamente com a Cultura Popular que estão participando de uma troca de saberes e vivências com mestres da tradição de Juazeiro do Norte.

O encontro está acontecendo através de uma mobilização do Centro de Artes do Cariri que é dirigido pela Cia Carroça de Mamulengos, com apoio Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura.

Reisado Mestre Dodô
A residência consiste no compartilhamento de saberes tradicionais, e promove a perpetuação dos saberes da cultura popular, através de convivências dentro de uma dinâmica próxima à vida.

Baseado nessa ideia, esse encontro é o primeiro de outros que estão por vir. A ideia é proporcionar encontros vivenciais entre esses grupos que vem de fora com Mestres da Tradição Popular de Juazeiro do Norte e da Região do Cariri.

A organização do Encontro de Artes preparou uma programação envolvendo uma série de ações que fazem parte do cotidiano dos mestres e brincantes populares. Além do convívio diário, eventos, oficinas e brincadeiras fazem parte do programa.

Alojamento e residência
Os 24 artistas estão alojados desde o dia 13 de setembro em uma casa alugada por eles no bairro Pirajá e ficarão até o dia 21. Durante todo o período de estadia do grupo em Juazeiro do Norte, há uma intensa convivência com alguns mestres para que a troca de saberes possa acontecer. Além dos saberes da cultura popular, são compartilhadas as refeições, os ambientes e muitas histórias de vida.

A arte como instrumento de transformação social

Raquel Poti - Barracão Centelha
Raquel Poti, uma das coordenadoras do grupo de artistas residentes, disse que conheceu a Cia Carroça de Mamulengos em 2009 e se encantou com o seu trabalho. Segundo ela, porque vai além de um trabalho artístico. Ela visualizou na arte desenvolvida pela Cia uma intenção de transformação social. A partir de então, sentiu inspiração para criação de um grupo que pudesse seguir a mesma linha de trabalho e após 3 anos de atuação, passaram a estudar a Cultura do Cariri.

“Nós já tínhamos um trabalho, tínhamos figurino, tínhamos o coração aberto mas sentíamos necessidade de ter um contato mais próximos com os mestres populares e a cultura da Região. E nós estamos vendo uma cultura rica demais. Muita humanidade! Vemos fitas coloridas, mas o que toca mais a gente é a humanidade dessas pessoas que vivem na cultura”, explica Poti.

Apresentações abertas ao público
Os artistas residentes fazem parte de dois grupos. Um deles é o bloco de Carnaval chamado Terreirada Cearense, que faz apresentações regulares na cidade do Rio de Janeiro. Ele foi criado por iniciativa do músico e compositor juazeirense Geraldo Junior, que morou no Rio por um longo período e estabeleceu ligações com esses artistas.

O outro é o Barracão Centelha, uma companhia de artistas brincantes que cantam, dançam, constroem dramaturgias, poesias e espetáculos e que, com esse trabalho, lutam por mundo mais justo.

Até o momento, eles realizaram três apresentações abertas ao público. A primeira delas foi durante a Procissão de Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, com palhaços e pernas de pau, acompanhados por grupos da tradição popular.

Outras duas aconteceram na praça da Igreja da Mãe Rainha, no bairro pirajá, nas proximidades de onde estão alojados, com o espetáculo Vida de Viajante.

.

Um comentário:

  1. Agradecido pela matéria e pelo valioso trabalho de vcs, queridos! Assim como eu e tantos outros, tvcs desenvolvem um trabalho com arte e mídia independente, livre sem amarras culturais, institucionais, e principalmente, sem amarras políticas, difundido e compartilhando um outro olhar sobre o mundo, especialmente nossa região. Abraços

    ResponderExcluir