quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Rock Cordel 2017 faz homenagem aos 50 anos do Movimento Tropicália



O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri realiza, entre os dias 16 a 20 de agosto, mais uma edição do Rock Cordel. O evento faz uma homenagem aos 50 anos da Tropicália com shows musicais, exposição, literatura, oficina e exibição de filmes. Neste ano, o evento conta com apoio da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte e da Feira Gastronômica O Rancho.

Sucesso de público há vários anos, o Rock Cordel 2017 faz um diálogo com um dos momentos mais referenciais da arte brasileira, a Tropicália, que, entre vários outros, tem como ícones, músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rogério Duprat, Tom Zé e a banda Mutantes, além de outros segmentos, como o artista plástico Hélio Oiticica e o cineasta Glauber Rocha.

Surgido em 1967, o Movimento Tropicália foi marcado pela inovação das composições, nos arranjos musicais e na elaboração das letras que mudaram significativamente o panorama musical brasileiro. Já no contexto político, a Tropicália aparecia como um movimento contestador do regime militar, da censura às artes e aos meios de comunicação da época, através do Ato Institucional nº 5 (o famoso AI-5) e às torturas praticadas pela ditadura no Brasil.

O Rock Cordel 2017 contará com apresentações de 9 atrações musicais da Região do Cariri e de Fortaleza, no Ceará, e do estado de Sergipe, que possuem ligação com o Movimento Tropicália, seja na influência musical, no repertório ou em sua história.

Os shows acontecerão nos dias 16 e 17, no Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, e entre 18 e 20 de agosto, na praça do Teatro Marquise Branca.

Além das apresentações musicais, o Centro Cultural Banco do Nordeste preparou uma programação para todo o mês especialmente voltada para o tema do Rock Cordel 2017. Oficinas, inclusive para as crianças, Clube do Leitor, exposição e exibições de filmes devem dar a cara do Tropicalismo durante todo mês de agosto no CCBNB Cariri.

Neste ano há uma parceria com a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, que disponibilizou a estrutura do Teatro Marquise Branca para a realização dos shows musicais, exibição de filmes e para a instalação da exposição “Tropicalismo 50 anos”.

A exposição alusiva aos 50 anos do movimento tropicalista faz uma contextualização no tempo e espaço de seu surgimento, influências e influenciados nas artes, hábitos e costumes brasileiros nos idos de 1967 e 1968.

Outra novidade é que, na mesma área onde acontecerão os shows musicais na praça do Teatro Marquise Branca, acontecerá a tradicional Feira Gastronômica o Rancho, oferecendo mais uma opção para o público presente.

A programação completa pode ser conferida na página do Rock Cordel 2017 no facebook (www.facebook.com/rockcordelcariri) .

Toda a programação é gratuita.” (sinopse da divulgação do evento)

Rock Cordel 2017 - Tropicalismo 50 anos
Shows musicais, exposições, exibição de filmes, literatura
De 16 a 20 de agosto de 2017
Evento gratuito
Mais informações: (88) 3511.4582

Dias 16 e 17 de agosto no CCBNB Cariri
Rua São Pedro, 337, Centro, Juazeiro do Norte-CE

De 18 a 20 de agosto nas dependências do Teatro Marquise Branca
Rua Padre Cícero, s/n, próximo à Estação Teatro. 
_


Programação do Rock Cordel 2017:

MÚSICA
Dia 16/08, quarta-feira:
19h: Quebra Tranca (Crato-CE)
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri

Dia 17/08, quinta-feira:
19h: Aquiles Salles - Show Antropofagia Tropical (Juazeiro do Norte-CE)
20h30: Abidoral Jamacaru (Crato-CE)
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri

Dia 18/08, sexta-feira:
19h: Casa de Velho (Fortaleza-CE)
20h30: The Baggios (São Cristóvão-SE)
Local: Praça do Espaço de Cultura Marquise Branca (Juazeiro do Norte-CE)

Dia 19/08, sábado:
19h: David Ávila (Fortaleza-CE)
20h30: Lorena Nunes - Show Homenagem à Tropicália (Fortaleza-CE)
Local: Praça do Espaço de Cultura Marquise Branca (Juazeiro do Norte-CE)

Dia 20/08, domingo:
19h: Esotéricos (Fortaleza-CE)
20h30: Os Transacionais (Fortaleza-CE)
Local: Praça do Espaço de Cultura Marquise Branca (Juazeiro do Norte-CE)


LITERATURA
Atividades infantis
Oficina: Faça você mesmo seu parangolé (Facilitadora: Maria Luisa Martins)
Dia 05/08, sábado, 15h
Local: Sala de Oficinas do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Criado pelo artista Hélio Oiticica, o Parangolé é uma capa de tecido colorido usado sobre o corpo tornando-se uma vestimenta com cores e texturas que se destaca e ganha vida, quando vestida por alguém para dar a ele seus movimentos. A oficina se dará pela confecção de parangolés infantis utilizando-se de pinturas em tecido com várias formas criadas pelas

Recreação
Vozes da Tropicália na improvisação com crianças e adolescentes (Bárbara Leite)
Dia 12/08, sábado, 14h
Local: Sala de Oficinas do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Desenvolver uma ação cênica com crianças a partir de algumas referências que fizeram parte da cultura do movimento considerado tropicalismo brasileiro (1967). Dentre as referências algumas letras de músicas interpretadas especialmente por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, serão trabalhados trechos do texto dramático O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. A partir desse estudo pretendemos construir cenas que dialoguem com as questões apontadas no discurso do movimento tropicalista e sua reverberação até os dias atuais.

Oficina
Explorando o Universo de Hélio Oiticica (facilitador: Cleiton Araújo)
Dia 12/08, sábado, 15h
Local: Sala de Oficinas Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Conhecer um pouco das obras do artista Hélio Oiticica, em que ele traz pinturas de formas geométricas (labirintos), trabalhos esses que fizeram parte do movimento Tropicalista, do qual o artista fez parte.

Artes Visuais
Abertura da Exposição Tropicalismo 50 Anos
Dia 18/08, sexta-feira, 18h
Local: Teatro Marquise Branca (Juazeiro do Norte-CE)
Exposição alusiva aos 50 anos do movimento tropicalista, contextualizando-o no tempo e espaço de seu surgimento, influências e influenciados nas artes, hábitos e costumes brasileiros nos idos de 1967 e 1968.

Audiovisual
Uma Noite em 67 (Dir. Renato Terra/Ricardo Calil, BRA, 2010, 93 min)
Dia 16/08, quarta-feira, 16h:
Local: Auditório Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Dia 20/08, domingo, 16h:
Local: Teatro Marquise Branca (Juazeiro do Norte-CE)
Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos que disputavam os principais prêmios figuravam Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil com Os Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra do violão no palco e lançado para a plateia, depois das vaias para “Beto Bom de Bola”. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas como “Roda Viva”, “Alegria, Alegria”, “Domingo no Parque” e “Ponteio”, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura militar e a consagração de nomes que se tornaram ídolos até hoje no cenário musical brasileiro.

Lóki - Arnaldo Baptista (Dir. Paulo Henrique Fontenelle, BRA, 2008, 120 min)
Dia 17/08, quinta-feira, 16h:
Local: Auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Dia 19/08, sábado,16h:
Local: Teatro Marquise Branca (Juazeiro do Norte-CE)
Lóki – Arnaldo Baptista é um documentário biográfico brasileiro de 2008 de longa-metragem dirigido por Paulo Henrique Fontenelle e produzido pelo Canal Brasil sobre a vida e a obra de Arnaldo Baptista, líder e fundador da banda Os Mutantes, um dos grupos musicais mais importantes da Música Popular Brasileira e fundamental no movimento conhecido por Tropicália. Além do próprio Arnaldo Baptista, vários artistas que acompanharam e participaram da trajetória dos Mutantes e da posterior carreira solo do músico, prestam longos e emocionados depoimentos.

Clube do Leitor
Consolidação do Movimento Tropicália na Cultura Brasileira
(Prof. Me. Émerson Cardoso - Juazeiro do Norte-CE)
Dia 11/08, sexta-feira, 14h:
Local: Teatro Memorial Padre Cícero
Em 1968, em plena ditadura militar, surgiu o Movimento Tropicalista Brasileiro, como forma de transgressão cultural que, na música, notabilizou-se pelo lançamento do disco Tropicália ou Panis et Circensis, tendo como seus protagonistas Tom Zé, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Torquato Neto, entre tantos outros. O Movimento Tropicalista conquistou outras formas de linguagens artísticas, tais como a poesia, o cinema, as artes plásticas, etc. Neste Clube do Leitor, aventaremos rapidamente sobre esse universo que sincronizou o mundo artístico-cultural, apesar de sua pouca temporalidade.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário