terça-feira, 3 de setembro de 2013

Projeto Sonora Brasil apresenta o grupo Raízes do Bolão, em Crato e Juazeiro



"Originado no quilombo de Curiaú, do estado do Amapá, o grupo Raízes do Bolão mantém viva a tradição da música e dança do marabaixo. Este grupo compõe a programação da 16ª edição do Projeto Sonora Brasil e está dentro do circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com tema Tambores e Batuques. O grupo fará uma apresentação no SESC Crato, dia 03 de setembro, às 19:30. E no SESC Juazeiro, dia 04 de setembro, às 19:00.

Música e dança típicas do Amapá, o marabaixo é muito valorizado pela população do estado e reconhecido em sua identidade local. Está associado a festividades da igreja católica em louvor a diversos santos como Santo Expedito, São Tiago e São José e remete a tradições seculares que tiveram origem nos quilombos da região.

O grupo Raízes do Bolão vive no quilombo do Curiaú, área rural da cidade de Macapá, onde mantém a tradição de cantar os ladrões (cânticos) que falam de situações diversas do cotidiano e de temas religiosos. Dona Chiquinha, matriarca do quilombo, aos 92 anos participa ativamente das festas e é referência para todos, detentora de conhecimentos que ajudaram o grupo a recuperar histórias e cânticos do passado.

Utiliza os tambores de marabaixo fabricados pelo Mestre Pedro, e também apresenta os batuques (bandaias) tocados em tambores cavados em tronco de árvore e em pandeirões que remetem a influências da cultura moura. Integram o grupo os tocadores e cantadeiras Mestre Pedro, Diego Santos, Manoel dos Santos, José Antônio, Esmeraldina dos Santos, Davina dos Santos, Carmem Andreia e Siula da Fonseca." (sinopse da divulgação do evento)
____

Projeto Sonora Brasil - Formação de ouvintes musicais
Tambores e Batuques - 2013/2014
Apresentações do grupo Raízes do Bolão

Terça-feira, 3 de setembro de 2013, 19h30
No Teatro SESC Adalberto Vamozi (SESC Crato-CE)

Quarta-feira, 4 de setembro de 2013, 19h
No Teatro SESC Patativa do Assaré (Juazeiro do Norte-CE).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário