terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dicas de filmes por Wendell Borges # 12

Filme: Crimes temporais
Título original: Los cronocrímenes
Direção e roteiro: Nacho Vigalondo
Elenco: Karra Elejalde, Candela Fernández, Bárbara Goenaga, Nacho Vigalondo
Origem:
Espanha
Ano de lançamento: 2007
Duração: 92 minutos

Comentário: Crimes temporais é um filme angustiante, tenso, estranho e envolvente. Vencedor de três prêmios internacionais (Melhor Filme no Amsterdam Fantastic Film, Festival de 2008; Melhor Filme no Austin Fantastic Fest 2007 e Melhor Filme segundo o público no Philadelphia Film Festival de 2008), a direção ficou por conta do estreante em longas-metragens, Nacho Vigalondo (1977). O diretor já havia recebido prêmios de destaque em seu curta 7:35 de la mañana (aka 7:35 in the Morning), vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem em 2005 (entre diversos outros prêmios) e também é autor dos curtas Choque (2005) e Domingo (2007).

O roteiro engenhoso, a trilha sonora e a boa atuação do elenco f
azem deste filme uma das grandes obras do cinema Sci-Fi fantástico realizados em 2007. A trama gira em torno do personagem Hector (Karra Elejalde), um homem de meia idade que entra acidentalmente em um dispositivo que o faz viajar no tempo e retornar apenas 1 hora antes. Este acontecimento inusitado o faz encontrar a si mesmo, desencadeando situações e gerando consequências desastrosas e incontroláveis.
Trailer:



Filme: Divã
Título original: Divã
Direção: José Alvarenga Jr.
Roteiro: Marcelo Saback, baseado em livro de Martha Medeiros
Elenco: Lília Cabral, José Mayer, Alexandra Richter, Cauã Reymond, Reynaldo Gianecchini
Origem:
Brasil
Ano de lançamento: 2009
Duração: 93 minutos

Comentário: A atriz Lília Cabral segura as pontas e faz desta comédia dramática um passatempo leve e agradável, oscilando bem entre a comédia e o drama. Lília interpreta a personagem Mercedes, que conta para o analista sua vida de casada, seu romance com um amante, Theo (papel de Reinaldo Gianecchini) e a vida de solteira após a separação.

No elenco além de Lilia temos Paulo Gustavo Bastos no papel do marido de Mercedes, René, e a amiga dela, Mônica, interpretada pela atriz e humorista Alexandra Richter. A direção ficou a cargo de José Alvarenga Jr. (Os Normais) e o roteiro do filme escrito por Marcelo Saback, que também assina a peça, foi baseado num livro da jornalista e escritora Martha Medeiros.
Trailer:

____

Wendell Borges (um alucinado por tudo que envolve o cinema) é formado em Letras e mantém o blog Arquivo X de Cinema: arquivoxdecinema.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário