terça-feira, 23 de dezembro de 2014
'A Criança', filme dos Dardenne
por Samuel Macêdo
Os problemas cotidianos do par “romântico”, Bruno (Jérémie Renier) e Sonia (Déborah François), que têm 20 e 18 anos, respectivamente, constroem a trama de A Criança (L'enfant). O sexto longa-metragem dos irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne se passa nos subúrbios da cidade de Liège, Bélgica, e é ganhador da Palma de Ouro de Cannes, 2005, na categoria de melhor filme.
Os problemas desencadeados pela desigualdade social tornam-se o pano de fundo para a história do inconsequente jovem casal. Bruno vive de pequenos furtos com sua gangue, e Sonia recebe um subsídio de desemprego. Para agravar as dificuldades, o casal tem um filho, Jimmy. O filme traz características do cinema contemporâneo francês, considerado por muitos uma espécie de “pós-nouvelle vague”.
O cenário urbano da cidade e a presença da câmera dentro do filme transmite a sensação de realidade e emoção. Os chocoalhos e a movimentação constante, característicos da filmografia dos irmãos Dardenne, se fundem às inexperiências do casal, adequando-se a todas as problemáticas sociais da cidade. Nada escapa à câmera: as expressões faciais, as brincadeiras infantis do casal, os veículos também usados em cenas de assalto. O trabalho dos atores e a câmera proporcionam uma realidade quase documental, uma vez que muitas Sonias e Brunos estão espalhados pelo mundo.
O distanciamento da criança, conjuntamente com a necessidade de dinheiro, leva Bruno a vender o próprio filho para o tráfico de pessoas. Em uma situação quase cômica, Sonia descobre que Jeremy foi vendido para o tráfico e desmaia. No hospital ela exige que Bruno resgate o bebê ou o denunciaria para polícia. A história continua e, em meio a toda a confusão, os dois repensam suas próprias existências e responsabilidades com a vida do pequeno Jimmy.
Curiosidades do filme:
- Traz a temática “tabu” da pobreza no primeiro mundo;
- A Criança é o 2º filme pelo qual os irmãos Dardenne ganharam a Palma de Ouro. O anterior foi Rosetta (1999);
- Jimmy é interpretado por mais de 20 bebês diferentes e um boneco;
- Prémios Joseph Plateau 2005 - Melhor filme / Melhor realizador belga/ Melhor cenário / Melhor Ator para Jérémie Renier/ Melhor Atriz para Déborah François.
____
Samuel Macêdo é formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFCA; mestrando em Cultura e Sociedade pela UFBA. Constrói coletivamente alguns projetos de extensão, como o GEMI (Grupo de Estudos de Gênero e Mídia) e o Cine Arte Clube (projeto itinerante que exibe curtas e documentários). Curte assuntos ligados a cinema, cultura, história e gênero.
Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 15, de 15 de janeiro de 2014), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário