segunda-feira, 29 de julho de 2019

Espetáculo baseado em Hamlet, de Shakespeare, será encenado em Juazeiro do Norte na próxima quarta-feira, 31



O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri apresenta nesta quarta-feira, 31 de julho, às 19h30, o Espetáculo Hamlet Cancelado

Encenada por Vinícius Piedade (São Paulo-SP), a peça conta a estória de um ator que atuaria como figurante daquela que seria a maior montagem do espetáculo Hamlet, de William Shakespeare, já realizada em sua cidade e que, inconformado com o cancelamento da peça em que sonhava participar, decide construir por conta própria sua adaptação dessa grandiosa montagem que não ocorreu, utilizando para isso fragmentos dos textos originais, trechos da proposta do encenador, pedaços dos cenários que estavam sendo construídos e retalhos dos figurinos que estavam sendo feitos, na esperança de poder levar ao público uma adaptação dessa ousada concepção de direção, oferecendo sua pequena versão da maior obra teatral já escrita.

Vinícius Piedade
Vinícius Piedade tem em seu currículo a participação no Projeto Solos do Brasil, coordenado por Denise Stoklos, com aprofundamento e estudo sobre técnicas de teatro solo. Conta com mais de quinze anos de carreira e tem percorrido o Brasil com seus espetáculos solo: Cartas de um Pirata, Cárcere, Indizível e Identidade, apresentando-se em espaços convencionais, em teatros municipais, privados e de instituições mistas como os da rede SESC, além de ambientações improvisadas como salas escolares, centros de aldeias e pátios de presídios.

Escreveu livros e participou da direção de diferentes tipos de espetáculos artísticos. Como ator, apresentou-se em turnês por países da Europa, África e América Latina. Como performer, atuou em shows da trupe O Teatro Mágico em várias cidades do Brasil nos anos de 2007 e 2008.

O Espetáculo Hamlet Cancelado será encenado nesta quarta-feira, 31 de julho, às 19h30, no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, localizado na Rua São Pedro, 337, Centro, Juazeiro do Norte-CE.

A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 13h.
(sinopse da produção do evento)
_
 
Espetáculo Hamlet Cancelado (Vinícius Piedade – São Paulo-SP)
Quarta-feira, dia 31 de julho de 2019, às 19h30
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita
Mais informações: (88) 3587.7902.

.

domingo, 21 de julho de 2019

Mundo Livre S/A e DJ Guga de Castro fazem show em comemoração ao aniversário de Juazeiro do Norte



A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, promove neste domingo, dia 21 de julho, duas grandes apresentações musicais como parte das comemorações alusivas aos 108 anos de emancipação política do município.

Os shows fazer parte da programação do Projeto Férias é + Cultura, que tem sido executado aos finais de semana durante todo o mês de julho, em parceria com SESC e Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.

O DJ Guga de Castro abre a noite com suas discotecagens e releituras de músicas de várias regiões do Brasil e o mundo. Pesquisador, produtor musical e diretor de programação da Rádio Pública da Escola de Comunicação Cultura e Artes (ECOA) de Sobral, e da Rádio Beach Park, de Fortaleza (CE), Guga de Castro começou a mixar músicas no circuito universitário de Fortaleza em 1994. Passou por diversas casas noturnas da capital, incluindo Barraca Biruta, Crocodillo, Domínio Público, Órbita, Mucuripe, entre muitas outras. Além das apresentações na capital cearense, Guga de Castro já se apresentou em diversas cidades do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (sua terra natal), Porto Alegre, Juazeiro do Norte, Sobral, Recife, Belém, Salvador, Jericoacoara e também fora do país, nas cidades de Londres e Edimburgo.

Na sequência, acontece o show do grupo pernambucano Mundo Livre S/A. Uma das referências do movimento Mangue Beat, que teve seu auge na década de 1990, a banda traz em seu repertório para o Cariri, além de seus maiores sucessos, músicas que fazem parte do seu último álbum lançado, intitulado A dança dos não famosos, que é o resultado de um som mais agressivo e experimental, e que “não abre mão da veia dançante”.

Nessa nova fase, o Mundo Livre S/A, liderado por Fred Zero Quatro, explora desde o existencialismo, mitos religiosos e degradação ética, até a tirania corporativa e geografia humana, tudo com abordagem pós-punk. O trabalho traz como diferencial algumas sonoridades inéditas na linguagem da banda, como escaleta, violoncelo, piano e alfaia.

Os shows são gratuitos e têm início a partir das 21h na Alameda Juazeiro.
(sinopse da produção do evento)
_

Show musicais com:
DJ Guga de Castro e Mundo Livre S/A

Semana do Município
Domingo, 21 de julho de 2019, às 21h
Na Alameda Juazeiro / Centro Gastronômico Rita Araújo da Silva
Juazeiro do Norte-CE
Gratuito.

.

sábado, 20 de julho de 2019

‘Tudo É Brasil’, filme de Rogério Sganzerla, no Cine Café Novo*



Cine Café Novo* do CCBNB Cariri (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Tudo É Brasil
Ficha técnica:
Título original: Tudo É Brasil
Direção e roteiro: Rogério Sganzerla
Elenco: Orson Welles, Dalva de Oliveira, Carmem Miranda, Linda Batista, Karl Marx, Herivelto Martins, Grande Otelo, Ary Barroso, Dorival Caymmi
Duração: 82 minutos
Ano: 1997
País de origem: Brasil

Tudo é Brasil traz cenas inéditas e imagens dos bastidores do filme americano It's All True, dirigido e rodado no Brasil por Orson Welles na década de 1940.” (sinopse da divulgação do evento)

Exibição no sábado, 20 de julho de 2019, às 17h30
No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte). Entrada gratuita.

* De julho até quando for regularizado o orçamento dos CCBNBs, continuaremos com a exibição de filmes, seguida de debates no auditório do sétimo andar do Centro Cultural Banco do Nordeste. Acreditamos na mobilização permanente e pedimos o apoio da comunidade, participando desta e de outras ações em prol do CCBNB em nossa região.

.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Conhece a ti mesmo, juazeirense...



“Conhece a ti mesmo”, um aforismo grego que nos faz refletir sobre a importância do autoconhecimento para que nos tornemos pessoas melhores, para que não repitamos erros, para que possamos construir a nossa identidade e dela sentirmos orgulho. E para que sorríamos de preconceitos tolos, olhando para a grande estátua dizendo: padrinho, perdoai-os, eles não sabem o que dizem.

Provavelmente a máxima grega foi escrita por um historiador, como o professor Daniel Walker, suposição minha; sem provas documentais ou depoimentos, puro “achismo” embasado no rico acervo deixado pelo historiador, que nos trouxe, através dos seus livros e palestras, muito do que conhecemos sobre Juazeiro do Norte e o seu patriarca.

Movido pela curiosidade que lança luz sobre a ignorância e o preconceito, mais de 50 obras foram escritas. Está tudo documentado, tudo preto no branco. Precisamos apenas que a curiosidade nos tire da inércia – e da loucura por leituras “whatsapinianas” – e partamos em busca do conhecimento sobre a nossa história, a nossa formação religiosa, cultural, econômica, etc.

A data de 11 de julho de 2019 ficará marcada como aquela em que o pai, historiador, o radialista, o jornalista, o escritor, e um sem número de outras possibilidades vividas por Daniel Walker, encerrou o expediente mais cedo, resolveu se tornar um imortal pela sua obra e pela lembrança de todos que o conheceram.

A equipe O Berro se solidariza com os familiares e amigos de Daniel Walker, neste momento de grande saudade.

.

sábado, 13 de julho de 2019

‘As Horas’, filme de Stephen Daldry, em exibição no Cine Café Novo*



Cine Café Novo* do CCBNB Cariri (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme As Horas
Ficha técnica:
Título original: The hours
Direção: Stephen Daldry
Roteiro: David Hare, baseado em livro de Michael Cunningham
Elenco: Nicole Kidman, Julianne Moore, Meryl Streep, Stephen Dillane, Miranda Richardson, John C. Reilly, Toni Collette, Ed Harris, Allison Janney, Claire Danes
Duração: 114 minutos
Ano: 2002
Países de origem: Estados Unidos e Reino Unido

“Em 1929, Virginia Woolf (Nicole Kidman) está começando a escrever seu livro, Mrs. Dalloway, um livro que repercutirá no dia de outras duas mulheres, uma nos anos 50 e outra nos dias atuais.” (sinopse da divulgação do evento)

Exibição no sábado, 13 de julho de 2019, às 17h30
No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte). Entrada gratuita.

* De julho até quando for regularizado o orçamento dos CCBNBs, continuaremos com a exibição de filmes, seguida de debates no auditório do sétimo andar do Centro Cultural Banco do Nordeste. Acreditamos na mobilização permanente e pedimos o apoio da comunidade, participando desta e de outras ações em prol do CCBNB em nossa região.

.