quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Poesia da delicadeza



por Amador Ribeiro Neto

Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa, em 1956. Professora da Faculdade de Letras do Porto, trabalha com poéticas comparadas, estudos feministas e teoria queer. É finalista do Prêmio Portugal Telecom de 2014 com Vozes (São Paulo: Editora Iluminuras). Já o fora em 2007 com A gênese do amor.

Vozes exige alta concentração do leitor. Seu universo poético, ainda que visite variados temas e circunstâncias histórico-estéticas, conflui para uma linguagem elaborada e densa. O difícil, tão caro a Paul Valéry, parece ser um de seus temas dominantes.

Difícil na estrutura sintática muito bem elaborada. Difícil na composição de imagens inefáveis e inacabadas. Difícil na apreensão do que diz, já que a elipse é uma de suas figuras preferidas.

No entanto, não nos iludamos: este difícil tem um alto poder de sedução. Lê-la é ter o prazer de desvendar o desconhecido. De revisitar o déjà vu. De estabelecer relações com a paródia. De reativar os laços da intra e intertextualidade.

O universo de sua poesia é a morada de uma polifonia que encanta. E por isto mesmo e pede reiteradas leituras multiprazerosas.

Nada em Ana Luísa Amaral beira o prosaico. O coloquial vem revestido de uma sintaxe e semântica que, embora devam ser correntes entre os lusitanos, soam cultos e elaborados para nós brasileiros. Melhor dizer: há finesse em sua escrita.

Outra tônica de sua poesia é a presença marcante de uma musicalidade que soa por vezes tonal, por vezes atonal. Este contrabalanço melódico imprime aos poemas uma dinâmica que reverbera na construção das imagens. O ritmo hipnótico dos versos vem acompanhado por sequências cinematográficas de imagens.

O movimento, o contramovimento. As cenas. O fundo das cenas. Tudo converge para a construção de uma poesia que se dá e pede a cumplicidade do leitor. Não por menos, vários de seus poemas terminam por um travessão, o sinal que é a rubrica para o diálogo. Inconclusos, os versos têm continuidade em outros poemas.

Desta forma o livro tece-se como requintada renda renascença. Com linhas pós-modernas. Que incorporam a falha como um elemento inconsútil do texto. E aí reside uma das grandes marcas de Ana Luísa Amaral: compor com a rarefação de imagens, ideias e melodia.

Cito versos de “Quase soneto e de amor!”: “Caminhas como vírgula encostada a página, / não como folha ou haste exclamativa”. “aquele que se inclina no teu porte lento / e eu desejava em plena exatidão”.  “e os pés tocassem raso o que era ali no céu. / Mas falamos de página, não falamos de corpo / porque senão falava dos teus olhos, // e punha mais dois versos, fá-los-ia rimar. / Diria <<São perfeitos os teus olhos, / Porque voam – >>”.

Compor o poema dentro da brecha, no espaço do vácuo. Muitas vezes, no limite do nonsense. Mas, sempre, com horror vacui. Porque sua poesia um pé na tradição e outro na contemporaneidade. Isto Ana Luísa Amaral faz com a maestria de poucos e raros.
____


Amador Ribeiro Neto é poeta, crítico literário e de música popular. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do curso de Letras da UFPB.

Publicado pelo jornal Contraponto, de João Pessoa-PB. Caderno B, coluna “Augusta Poesia”, dia 22 de agosto de 2014, p. 9.

.

'Salve o Cinema', filme de Mohsen Makhmalbaf, em exibição no Cine Café



Cine Café (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Salve o Cinema
Título original: Salaam Cinema
Direção e roteiro: Mohsen Makhmalbaf
Elenco: M. H. Mokhtarian, Mirhadi Tayebi, Azadeh Zanganeh, Moharram Zaynalzadeh
Duração: 75 minutos
Ano: 1995
País de origem: Irã

"Mohsen Makhmalbaf desponta no meio da multidão e, equilibrado sobre um muro, munido de um megafone, explica a todos as condições em que se realiza a seleção de atores para seu filme. De todos aqueles presentes, milhares, atraídos pelo anúncio em jornal, apenas mil poderiam participar do teste e, destes, cem seriam selecionados para atuar. Ocupando todo o espaço visível pela câmera, escutam as diretrizes colocadas pelo diretor. E eis que, falando a todos, ele os saúda: 'Sejam bem-vindos ao próprio filme'." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição no sábado, 30 de agosto de 2014, às 17h30
No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte). Entrada gratuita.

.

Conversas Filosóficas: Democracia formal e liberdades democráticas



Conversas Filosóficas
Democracia formal e liberdades democráticas no Brasil hoje
Como Prof. Dr. Emiliano Aquino (UECE - Fortaleza-CE)
Sexta-feira, 29 de agosto de 2014, 19h
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita.

.

Programação Orient Cinemas Cariri Shopping - de 28/08 a 03/09/2014

Lucy
(Lucy, 2014)
Direção: Luc Besson
Elenco: Scarlett Johansson, Morgan Freeman, Analeigh Tipton, Amr Waked, Min-sik Choi, Pilou Asbæk, Mason Lee, Claire Tran, Frédéric Chau
Produção executiva: Marc Shmuger
Produção: Virginie Silla
País: França
Gênero: Ação, Ficção-científica
Duração: 89 minutos
Distribuidor: Universal Pictures
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em Lucy, a atriz Scarlett Johansson vive uma jovem que acidentalmente se envolve em uma negociação de drogas no mercado negro. Depois de absorver a substância que carrega em seu estômago, Lucy se transforma em uma guerreira implacável capaz de evoluir além da lógica humana. Morgan Freeman, por sua vez, atua como um cientista que estuda os limites do cérebro humano e auxiliará Lucy a controlar suas novas habilidades. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 14h30, 16h40, 18h50 (Sala 2)
Legendado: 21h (Sala 2)
____


Deus Não Está Morto
(God´s Not Dead, 2014)
Direção: Harold Cronk
Elenco: Willie Robertson, David A.R. White, Shane Harper, Kevin Sorbo, Korie Robertson, Marco Khan, Alex Aristidis, Lisa Arnold, Tommy Blaze, Maison Briley
Produção executiva: Elizabeth Hatcher-Travis
Produção: Michael Scott, David A.R. White, Russell Wolfe, Anna Zielinski
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 113 minutos
Distribuidor: Graça Filmes
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em seu primeiro dia na universidade, o estudante, Josh Wheaton (Shane Harper), terá sua fé desafiada diante de todos os seus colegas na aula de Filosofia. O pretensioso professor Radisson (Kevin Sorbo) diz não querer perder tempo com tolices e orienta seus alunos, categoricamente, a negarem a existência de Deus. Josh encontra-se dividido ao ter de escolher entre sua crença e seu futuro. Angustiado e nervoso, ele não cede às pressões, provocando a ira do professor. Agora, Josh, terá de defender a existência de Deus para toda a classe. Sem muito apoio, ele questiona se, de fato, pode lutar por aquilo em que acredita. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 17h, 21h40 (Sala 5)
____


O que Será de Nozes?
(The Nut Job, 2014)
Direção: Peter Lepeniotis
Elenco: Vozes de: Will Arnett, Brendan Fraser, Liam Neeson, Katherine Heigl, Stephen Lang, Maya Rudolph, Jeff Dunham, Gabriel Iglesias, Sarah Gadon
Produção executiva: Hongjoo Ahn, William Bindley, Hoe Jin Ha, Mike Karz, Hong Kim, Hyungkon Kim, Daniel Woo, Tom Yoon
Produção: Woo-Kyung Jung, Graham Moloy
País: Canadá, Estados Unidos
Gênero: Animação, Aventura, Comédia
Duração: 86 minutos
Distribuidor: PlayArte Pictures
Classificação: livre
Sinopse: Quando o teimoso esquilo Surly é expulso de um parque na cidade grande, ele precisa encontrar outras maneiras de sobreviver. Mas o lugar dos seus sonhos está muito perto dele: trata-se de Maury´s Nut Store, uma loja repleta de nozes, castanhas, amêndoas... Surly reúne os amigos e bola um plano para invadir o lugar e roubar toda a comida para suportar o inverno. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h20, 15h20, 17h20, 19h20 (Sala 4)
____



Os Mercenários 3
(The Expendables 3, 2014)
Direção: Patrick Hughes
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Nicolas Cage, Arnold Schwarzenegger, Milla Jovovich, Mel Gibson, Jackie Chan, Mickey Rourke, Jet Li, Wesley Snipes, Dolph Lundgren
Produção executiva: Guy Avshalom, Guymon Casady, Boaz Davidson, Danny Dimbort, Robert Earl, Samuel Hadida, Victor Hadida, Basil Iwanyk, Zygi Kamasa, Trevor Short, David Varod,
Produção: Avi Lerner, Danny Lerner, Kevin King Templeton, John Thompson, Les Weldon
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 126 minutos
Distribuidor: California Filmes
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em Os Mercenários 3, Barney (Stallone), Christmas (Statham) e o resto do grupo ficam cara a cara com Conrad Stonebanks (Gibson), que junto com Barney criou o grupo Os Mercenários anos atrás. Stonebanks se tornou um vendedor de armas impiedoso e alguém que Barney foi forçado a matar, ou pelo menos foi o que ele pensou. Stonebanks, que já havia enganado a morte antes, tem agora a missão de acabar com Os Mercenários, mas Barney tem outros planos. Barney decide que para combater veteranos ele precisa de sangue novo e dá início a uma era de novos membros no grupo dos Mercenários contratando integrantes mais novos, mais ágeis e que dominam tecnologia. A nova missão se torna um embate entre o estilo clássico contra peritos em tecnologia, na batalha mais pessoal do grupo. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h40, 16h20, 19h10
(Sala 6)
Legendado: 21h50
(Sala 6)
____


Sex Tape - Perdido na Nuvem
(Sex Tape, 2013)
Direção: Jake Kasdan
Elenco: Jason Segel, Cameron Diaz, Rob Lowe, Jack Black, Ellie Kemper, Jolene Blalock, Rob Corddry, Randall Park, Melissa Paulo, Giselle Eisenberg
Produção executiva: David J. Bloomfield, Ben Waisbren
Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, Steve Tisch
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Duração: 94 minutos
Distribuidor: Sony Pictures
Classificação: 16 anos
Sinopse: Quando Jay (Jason Segel) e Annie (Cameron Diaz) se conheceram, o romance era intenso; mas 10 anos e dois filhos depois, a chama do amor deles começa a se apagar. Para apimentar um pouco a coisa, eles decidem – por que não? – gravar um vídeo de uma maratona de 3 horas onde eles tentam fazer todas as posições do livro A Alegria do Sexo. Parece uma grande ideia, até eles descobrirem que o seu vídeo não é mais tão privado assim. Com a reputação em jogo; sabendo que estão a apenas um clique de terem sua intimidade revelada ao mundo; eles partem em uma corrida para evitar que o vídeo vaze, o que dá aos dois uma noite inesquecível e mostra que o vídeo pode ser ainda mais revelador do que eles imaginavam. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 14h, 16h10, 18h30
(Sala 3)
Legendado: 20h40
(Sala 3)
____


Vestido pra Casar
(Vestido pra Casar, 2013)
Direção: Gerson Sanginitto
Elenco: Leandro Hassum, Fernanda Rodrigues, Marcos Veras, Renata Dominguez, Júlia Rabello, André Mattos, Catarina Abdalla, Adriana Garambone, Tonico Pereira
País: Brasil
Gênero: Comédia
Duração: 100 minutos
Distribuidor: Imagem Filme
Classificação: 12 anos
Sinopse: Fernando (Leandro Hassum) acredita que uma mentirinha não faz mal a ninguém. Será? De mentira em mentira, ele transforma o dia do seu casamento numa série de confusões que envolvem sua ex-mulher, sua noiva, o sogro, o primo saidinho, um estilista, uma socialite deslumbrada, policiais e seguranças nada seguros, e um senador ciumento com sua mulher infiel. Vestido pra Casar é uma comédia de muitos erros que só se resolvem quando a verdade vem à tona, poucas horas antes do momento do "sim". (para assistir ao trailer, clique aqui)

Filme nacional: 19h30 (Sala 5)
____


As Tartarugas Ninja
(Ninja Turtles, 2014)
Direção: Jonathan Liebesman
Elenco: Megan Fox, Alan Ritchson, Noel Fisher, William Fichtner, Jeremy Howard, Danny Woodburn, Will Arnett, Pete Ploszek, Minae Noji
Produção executiva: Eric J. Crown, Jason T. Reed, Napoleon Smith III, Denis L. Stewart
Produção: Michael Bay, Ian Bryce, Andrew Form, Bradley Fuller, Scott Mednick, Galen Walker
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 101 minutos
Distribuidor: Paramount Pictures
Classificação: 12 anos
Sinopse: A cidade precisa de heróis. A escuridão caiu sobre Nova York na medida em que o Destruidor e seu maligno Clã do Pé controlam tudo, desde a polícia até os políticos. O futuro é sombrio até que quatro irmãos excluídos e improváveis surgem dos esgotos e descobrem que seu destino é proteger a cidade como as Tartarugas Ninja. Eles devem trabalhar com a destemida jornalista April O´Neil (Megan Fox) e com seu cinegrafista atrapalhado Vern Fenwick (Will Arnett) para salvar a cidade e desvendar o plano diabólico do Destruidor. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado 3D: 13h50, 16h, 18h20, 20h30 (Sala 1)
____


Guardiões da Galáxia
(Guardians of the Galaxy, 2014)
Direção: James Gunn
Elenco: Bradley Cooper (voz), Zoe Saldana, Vin Diesel (voz), Michael Rooker, Chris Pratt, Lee Pace, Benicio Del Toro, Karen Gillan, Djimon Hounsou
Produção executiva: Victoria Alonso, Alan Fine, Jeremy Latcham, Stan Lee
Produção: Kevin Feige
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 121 minutos
Distribuidor: Walt Disney Studios
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em uma Terra alternativa do século XXXI, o aventureiro Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera pertencente ao poderoso vilão Ronan, e passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar ao perigo, ele une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanoide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o texugo rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas Quill descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 21h20 (Sala 4)
_____________________

Ingresso:
Valores Inteiros (exceto Sala 3D Digital):
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$11,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$ 15,00

Valores Inteiros para a Sala 3D Digital:
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$15,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$20,00.

No Cariri Garden Shopping (Juazeiro do Norte-CE)
Site Orient Cinemas: http://www.orientcinemas.com.br/

Programação sujeita a alterações.

.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

'Adeus, Lenin!', filme de Wolfgang Becker, no Cinematógrapho



Cinematógrapho (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Adeus, Lenin!
Título original: Good Bye, Lenin!
Direção: Wolfgang Becker
Roteiro: Wolfgang Becker, Bernd Lichtenberg
Elenco: Daniel Brühl, Nico Ledermüller, Katrin Saß, Chulpan Khamatova, Maria Simon, Florian Lukas, Alexander Beyer, Burghart Klaußner, Michael Gwisdek, Christine Schorn
Duração: 120 minutos
Ano: 2003
País de origem: Alemanha

"Berlim (leste), outono de 1989: a mãe de Alex Kerner entra em coma após sofrer um infarto, razão pela qual a queda do muro lhe passa despercebida. No verão de 1990, ela recobra a consciência, porém o médico adverte que qualquer excitação pode ser-lhe fatal. Alex terá de esconder da mãe a extinção do Estado do Partido Socialista Único." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na quarta-feira, 27 de agosto de 2014, às 19h
No SESC Juazeiro do Norte-CE. Entrada gratuita.

.

domingo, 24 de agosto de 2014

Mostra Nacional de Contadores de Histórias nas terras Cariri, em Barbalha




Mostra Nacional de Contadores de Histórias nas Terras Cariri
Dias 29, 30 e 31 de agosto de 2014
No Cine Teatro Neroly Filgueira (Barbalha-CE)
(acesso pela Rua do Video - Centro)
Investimento: R$50,00
Contatos: (88) 9998.9833 / 8822.6052 / 9990.6685 / 9363.1868
Realização: Balaio de Histórias
balaiodehistorias@gmail.com

Programação:

29 de agosto de 2014 (sexta-feira):
17h: Credenciamento
18h30: Maratona do Conto
Bete Pacheco - Uma Fábula sobre a Fábula
Thailyta Feitosa - Couro de Piolho - Câmara Cascudo
19h: Grupo Luz do Conto - Show musical e contação de história Varal de Contos

30 de agosto de 2014 (sábado):
8h30: Paula Yemanjá - Contos que encantam
9h30: Palestra - Palavras de Narradoras - Costureiras de Histórias
14h: Maratona de Contos
Thailyta Feitosa - Lolo Barnabé - Eva Furnare
Henrique Macedo - O Rabo do Macaco
Andressa Diniz - Contos de Tradição
Marta Edna - A Formiguinha e a Neve - Braguinha
Renê Rodrigues - História do Meio do Mundo
16h: Mesa de debate: O Contados de Histórias -
A arte de contar histórias - Incluindo crianças, jovens e adultos em torno da arte de narrar, ouvir e encantar
Convidados: Fanka dos Santos e Dora Lima
Apresentação artística - Bete Pacheco - O mito Fundador - Lenda dos Índios Cariri

31 de agosto de 2014 (domingo):
8h30: Renê Rodrigues - Lendas africanas e a força dos Tambores cruzou o mar
9h20: Mesa de debate - Pintando a história de preto e construindo uma nova identidade - Jessica e Grupo Preto Simoa
Encerramento:
Histórias e Cantigas de Lavadeiras - Costureiras de Histórias.

.

'No', filme de Pablo Larraín, em exibição no Cinemarana



Cinemarana (com mediação de Elvis Pinheiro)
Mostra: Os Desdobramentos do Totalitarismo
Exibição do filme No
Título original: No
Direção: Pablo Larraín
Roteiro: Pedro Peirano
Elenco: Gael García Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers, Luis Gnecco, Marcial Tagle, Néstor Cantillana, Jaime Vadell, Pascal Montero
Duração: 118 minutos
Ano: 2012
Países de origem: Chile, Estados Unidos, França

"Conta a história do plebiscito que, em 1988, pôs fim à ditadura de 15 anos de Augusto Pinochet no governo do Chile." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na segunda-feira, 25 de agosto de 2014, às 19h
No SESC Crato-CE. Entrada gratuita.

.

sábado, 23 de agosto de 2014

'Plata Quemada', filme de Marcelo Piñeyro, em exibição no Cine Café



Cine Café (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Plata Quemada
Título original: Plata Quemada
Direção: Marcelo Piñeyro
Roteiro: Marcelo Piñeyro, Marcelo Figueras
Elenco: Leonardo Sbaraglia, Eduardo Noriega, Pablo Echarri, Leticia Brédice, Ricardo Bartis, Dolores Fonzi, Carlos Roffé, Daniel Valenzuela, Héctor Alterio
Duração: 125 minutos
Ano: 2000
País de origem: Argentina, Uruguai, França, Espanha

"Baseado em uma história real, Plata Quemada narra o espetacular crime ocorrido em 1965, que manteve dois países como reféns do terror por dois meses. Conhecidos como 'Os Gêmeos', Angel e Nene são dois amigos inseparáveis. Dois matadores que assaltam o caminhão que transporta os pagamentos da cidade de San Fernando. São sete milhões em jogo." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição no sábado, 24 de agosto de 2014, às 17h30
No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte). Entrada gratuita.

.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Poesia e exatidão



por Amador Ribeiro Neto

Gastão Cruz é português. Nasceu em Faro, capital do Algarve, em1941. Poeta, crítico de literatura e tradutor, com Observação do verão seguido de Fogo (Rio de Janeiro: Móbile Editorial) é finalista ao Prêmio Portugal Telecom 2014, em poesia. Esta é sua segunda indicação ao prêmio. Em 2011 também fora com Escarpas.

Observação do verão traz poemas redigidos numa sintaxe que usa minimamente pontuação. E joga com a estruturalidade dos versos produzindo inusitadas leituras rítmicas e semânticas. Além disto, a interrupção da linearidade das imagens, associada a ideias inconclusas, dá o tom diferencial e singular de Gastão Cruz nesta primeira parte do volume.

No poema “Aniversário”, por exemplo, cada estrofe encerra um universo: “Este dia situa-se no vértice / errado do verão // Entre o poema e o sol hesito mas decido / reconstruir o dia / mesmo que edificá-lo não termine // Que dia ergo como se poesia / ele não fosse? E lembro o aniversário / que não divide o verão / somente agosto // Fosse um erro a verdade do verão, / a ilusão de que ninguém está morto”. A linguagem é a da bricolagem de percepções em devir contínuo.

A data do aniversário é um referente de referências dissimuladas. A vida é simulacro e representação. O poema se dá neste interstício entre o objeto e o que se pensa dele. Não o que ele é. Ou o que ele encerra.

Esta parte do volume consolida-se numa linguagem cuja exatidão se dá na feitura de uma expressão literalmente atada à materialidade das palavras.

Em Fogo a dicção poética se altera. Os 42 poemas, todos apenas numerados, elegem a coloquialidade como recurso de linguagem. Ser coloquial aqui é conhecer a língua do povo e usá-la com maestria poética. Ou seja: com o sabor do que é leve e inesperado. Em outras palavras: do trivial revisitado.

Ir ao cinema, sem dinheiro, e comer num bar reles, deixa de ser clichê quando o poeta insere a representação como matéria de reflexão do eu-poético: “Íamos ao cinema com dinheiro / emprestado e comíamos depois num / snack-bar e isso / podia parecer o paraíso / se tal palavra para nó fizesse / algum sentido ou tivéssemos / sequer plena consciência do vivido”.

A suspensão dos sentidos, todavia, continua nesta segunda parte do volume. No poema 17 a poesia bica-se com a filosofia. Deste embate salva-se a palavra na sua concretude mais palpável: meio por excelência da poesia: “Há perguntas a que não sei responder / respondi, e fiquei a pensar se existiria / alguma a que soubesse dar resposta; / fizemos as perguntas: isto fora / o começo de um verso / perdido no olvido ou apenas, / como o voo do tempo, suspendido”.

Gastão Cruz, em Observação do verão seguido de Fogo faz o leitor repensar a poesia enquanto produtora de diversas dicções. Todas, no entanto, apontando para o ato de refletir sobre a representação poética e sobre a produção do poema. Um poeta que deve ser lido com atenção e deleite.
____


Amador Ribeiro Neto é poeta, crítico literário e de música popular. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do curso de Letras da UFPB.

Publicado pelo jornal Contraponto, de João Pessoa-PB. Caderno B, coluna “Augusta Poesia”, dia 15 de agosto de 2014, p. 7.

.

'Retalhos de Minha Terra', com o Grupo Louco em Cena, no Crato



"Retalhos de Minha Terra é um espetáculo que tem como base os recortes da memória local e regional. São traços da cultura e das lendas de um povo, que traz em suas entranhas o gosto de viver e de fazer a cultura acontecer em uma terra brejeira e de saudosa memória." (sinopse da divulgação do evento)
____

Retalhos de Minha Terra
Grupo Louco em Cena (Barbalha-CE)
Sexta-feira, 22 de agosto de 2014, 15h
Na Sede da Floresta Nacional do Araripe (Crato-CE)
Entrada gratuita.

.

Programação Orient Cinemas Cariri Shopping - de 21/08 a 27/08/2014

Deus Não Está Morto
(God´s Not Dead, 2014)
Direção: Harold Cronk
Elenco: Willie Robertson, David A.R. White, Shane Harper, Kevin Sorbo, Korie Robertson, Marco Khan, Alex Aristidis, Lisa Arnold, Tommy Blaze, Maison Briley
Produção executiva: Elizabeth Hatcher-Travis
Produção: Michael Scott, David A.R. White, Russell Wolfe, Anna Zielinski
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 113 minutos
Distribuidor: Graça Filmes
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em seu primeiro dia na universidade, o estudante, Josh Wheaton (Shane Harper), terá sua fé desafiada diante de todos os seus colegas na aula de Filosofia. O pretensioso professor Radisson (Kevin Sorbo) diz não querer perder tempo com tolices e orienta seus alunos, categoricamente, a negarem a existência de Deus. Josh encontra-se dividido ao ter de escolher entre sua crença e seu futuro. Angustiado e nervoso, ele não cede às pressões, provocando a ira do professor. Agora, Josh, terá de defender a existência de Deus para toda a classe. Sem muito apoio, ele questiona se, de fato, pode lutar por aquilo em que acredita. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h10, 15h30, 18h (Sala 3)
Legendado: 20h40 (Sala 3)
____


O que Será de Nozes?
(The Nut Job, 2014)
Direção: Peter Lepeniotis
Elenco: Vozes de: Will Arnett, Brendan Fraser, Liam Neeson, Katherine Heigl, Stephen Lang, Maya Rudolph, Jeff Dunham, Gabriel Iglesias, Sarah Gadon
Produção executiva: Hongjoo Ahn, William Bindley, Hoe Jin Ha, Mike Karz, Hong Kim, Hyungkon Kim, Daniel Woo, Tom Yoon
Produção: Woo-Kyung Jung, Graham Moloy
País: Canadá, Estados Unidos
Gênero: Animação, Aventura, Comédia
Duração: 86 minutos
Distribuidor: PlayArte Pictures
Classificação: livre
Sinopse: Quando o teimoso esquilo Surly é expulso de um parque na cidade grande, ele precisa encontrar outras maneiras de sobreviver. Mas o lugar dos seus sonhos está muito perto dele: trata-se de Maury´s Nut Store, uma loja repleta de nozes, castanhas, amêndoas... Surly reúne os amigos e bola um plano para invadir o lugar e roubar toda a comida para suportar o inverno. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 14h20, 16h20, 18h20 (Sala 4)
____



Os Mercenários 3
(The Expendables 3, 2014)
Direção: Patrick Hughes
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Nicolas Cage, Arnold Schwarzenegger, Milla Jovovich, Mel Gibson, Jackie Chan, Mickey Rourke, Jet Li, Wesley Snipes, Dolph Lundgren
Produção executiva: Guy Avshalom, Guymon Casady, Boaz Davidson, Danny Dimbort, Robert Earl, Samuel Hadida, Victor Hadida, Basil Iwanyk, Zygi Kamasa, Trevor Short, David Varod,
Produção: Avi Lerner, Danny Lerner, Kevin King Templeton, John Thompson, Les Weldon
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 126 minutos
Distribuidor: California Filmes
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em Os Mercenários 3, Barney (Stallone), Christmas (Statham) e o resto do grupo ficam cara a cara com Conrad Stonebanks (Gibson), que junto com Barney criou o grupo Os Mercenários anos atrás. Stonebanks se tornou um vendedor de armas impiedoso e alguém que Barney foi forçado a matar, ou pelo menos foi o que ele pensou. Stonebanks, que já havia enganado a morte antes, tem agora a missão de acabar com Os Mercenários, mas Barney tem outros planos. Barney decide que para combater veteranos ele precisa de sangue novo e dá início a uma era de novos membros no grupo dos Mercenários contratando integrantes mais novos, mais ágeis e que dominam tecnologia. A nova missão se torna um embate entre o estilo clássico contra peritos em tecnologia, na batalha mais pessoal do grupo. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h, 15h50, 18h40
(Sala 2)
Legendado: 21h30
(Sala 2)
____


Sex Tape - Perdido na Nuvem
(Sex Tape, 2013)
Direção: Jake Kasdan
Elenco: Jason Segel, Cameron Diaz, Rob Lowe, Jack Black, Ellie Kemper, Jolene Blalock, Rob Corddry, Randall Park, Melissa Paulo, Giselle Eisenberg
Produção executiva: David J. Bloomfield, Ben Waisbren
Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, Steve Tisch
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Duração: 94 minutos
Distribuidor: Sony Pictures
Classificação: 16 anos
Sinopse: Quando Jay (Jason Segel) e Annie (Cameron Diaz) se conheceram, o romance era intenso; mas 10 anos e dois filhos depois, a chama do amor deles começa a se apagar. Para apimentar um pouco a coisa, eles decidem – por que não? – gravar um vídeo de uma maratona de 3 horas onde eles tentam fazer todas as posições do livro A Alegria do Sexo. Parece uma grande ideia, até eles descobrirem que o seu vídeo não é mais tão privado assim. Com a reputação em jogo; sabendo que estão a apenas um clique de terem sua intimidade revelada ao mundo; eles partem em uma corrida para evitar que o vídeo vaze, o que dá aos dois uma noite inesquecível e mostra que o vídeo pode ser ainda mais revelador do que eles imaginavam. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h20, 15h20, 17h40, 19h50
(Sala 6)
Legendado: 22h
(Sala 6)
____


Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho
(Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho, 2013)
Direção: Daniel Augusto
Elenco: Júlio Andrade, Fabiana Gugli, Enrique Díaz, Fabíula Nascimento, Letícia Colin, Lucci Ferreira, Nancho Novo, Paz Vega
Produção: Carolina Kotscho, Iôna de Macêdo
País: Brasil
Gênero: Drama
Duração: 112 minutos
Distribuidor: Sony Pictures
Classificação: 16 anos
Sinopse: Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho é um longa-metragem de ficção sobre a vida do célebre autor, inspirado em seus próprios depoimentos. Um filme sobre a pessoa por trás do mito: o menino incompreendido pelo pai, o jovem rebelde, o parceiro de Raul Seixas, o homem que não desiste de seu sonho. Paulo flertou com a morte, fugiu da loucura, namorou com as drogas, superou a tortura, sofreu e sorriu por amor, encontrou o sucesso com a música, mas nunca abandonou seu maior sonho: vencer como escritor. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Filme nacional: 19h20 (Sala 5)
____


Vestido pra Casar
(Vestido pra Casar, 2013)
Direção: Gerson Sanginitto
Elenco: Leandro Hassum, Fernanda Rodrigues, Marcos Veras, Renata Dominguez, Júlia Rabello, André Mattos, Catarina Abdalla, Adriana Garambone, Tonico Pereira
País: Brasil
Gênero: Comédia
Duração: 100 minutos
Distribuidor: Imagem Filme
Classificação: 12 anos
Sinopse: Fernando (Leandro Hassum) acredita que uma mentirinha não faz mal a ninguém. Será? De mentira em mentira, ele transforma o dia do seu casamento numa série de confusões que envolvem sua ex-mulher, sua noiva, o sogro, o primo saidinho, um estilista, uma socialite deslumbrada, policiais e seguranças nada seguros, e um senador ciumento com sua mulher infiel. Vestido pra Casar é uma comédia de muitos erros que só se resolvem quando a verdade vem à tona, poucas horas antes do momento do "sim". (para assistir ao trailer, clique aqui)

Filme nacional: 17h, 21h50 (Sala 5)
____


As Tartarugas Ninja
(Ninja Turtles, 2014)
Direção: Jonathan Liebesman
Elenco: Megan Fox, Alan Ritchson, Noel Fisher, William Fichtner, Jeremy Howard, Danny Woodburn, Will Arnett, Pete Ploszek, Minae Noji
Produção executiva: Eric J. Crown, Jason T. Reed, Napoleon Smith III, Denis L. Stewart
Produção: Michael Bay, Ian Bryce, Andrew Form, Bradley Fuller, Scott Mednick, Galen Walker
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 101 minutos
Distribuidor: Paramount Pictures
Classificação: 12 anos
Sinopse: A cidade precisa de heróis. A escuridão caiu sobre Nova York na medida em que o Destruidor e seu maligno Clã do Pé controlam tudo, desde a polícia até os políticos. O futuro é sombrio até que quatro irmãos excluídos e improváveis surgem dos esgotos e descobrem que seu destino é proteger a cidade como as Tartarugas Ninja. Eles devem trabalhar com a destemida jornalista April O´Neil (Megan Fox) e com seu cinegrafista atrapalhado Vern Fenwick (Will Arnett) para salvar a cidade e desvendar o plano diabólico do Destruidor. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado 3D: 13h50, 16h10, 18h30, 20h50 (Sala 1)
____


Guardiões da Galáxia
(Guardians of the Galaxy, 2014)
Direção: James Gunn
Elenco: Bradley Cooper (voz), Zoe Saldana, Vin Diesel (voz), Michael Rooker, Chris Pratt, Lee Pace, Benicio Del Toro, Karen Gillan, Djimon Hounsou
Produção executiva: Victoria Alonso, Alan Fine, Jeremy Latcham, Stan Lee
Produção: Kevin Feige
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 121 minutos
Distribuidor: Walt Disney Studios
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em uma Terra alternativa do século XXXI, o aventureiro Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera pertencente ao poderoso vilão Ronan, e passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar ao perigo, ele une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanoide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o texugo rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas Quill descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 20h30 (Sala 4)
_____________________

Ingresso:
Valores Inteiros (exceto Sala 3D Digital):
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$11,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$ 15,00

Valores Inteiros para a Sala 3D Digital:
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$15,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$20,00.

No Cariri Garden Shopping (Juazeiro do Norte-CE)
Site Orient Cinemas: http://www.orientcinemas.com.br/

Programação sujeita a alterações.

.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Banda Distintos Filhos se apresenta em Juazeiro do Norte e Brejo Santo



"A banda pretende levar ao público uma amostra da cultura brasiliense, tanto a partir da música que traz influências do rock britânico dos Beatles, como também da geração brasiliense dos anos 1980, que marcou a a história da música brasileira com sua força e irreverência." (sinopse da divulgação do evento)
____

Shows da banda Distintos Filhos (Taguatinga-DF)
Entrada gratuita

Sexta-feira, 22 de agosto de 2014, 19h30:
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE

Sábado, 23 de agosto de 2014, 19h:
No Cine Teatro Professor Júlio Macêdo, Brejo Santo-CE.

.

Clube do Leitor: crítica e hodiernidade em 'Os Bruzundangas', de Lima Barreto



"A atemporalidade da fictícia Bruzundanga criada por Lima Barreto não pode ser postergada. As sátiras e ironias reveladas no país dos literatos artificiais, dos funcionários públicos descomprometidos e incapazes, de uma sociedade fundamentada em coisa alguma, ou, quando muito, em valores materiais e superficialmente estéticos em detrimento de valores humanos. Todos esses exemplos demonstram o catáter hodierno das críticas feitas pelo mulato carioca, uma vez que, infelizmente, a sociedade ainda apresenta muito dessa mediocridade." (sinopse da divulgação do evento)
____

Clube do Leitor do CCBNB Cariri
Lima Barreto: crítica e hodiernidade em Os Bruzundangas
Facilitador: Tiago Nascimento Silva
Produção: Monte de Coisas
Mediação: Germano Araújo
Coordenação: Henoque Viríssimo de Amorim
Sexta-feira, 22 de agosto de 2014, 17h30
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita
+ info.: (88) 3512.2855.

.

'Ao Gosto Popular - Encontro das Tradições' 2014, em Juazeiro



Ao Gosto Popular - Encontro das Tradições
22 de agosto de 2014
No SESC Juazeiro do Norte
Entrada gratuita.

Programação:

15h: Cortejo de Tradição Popular
(saindo da Praça da Prefeitura até o SESC Juazeiro)

17h: Apresentação dos grupos de tradição:
Grupo de Capoeira Muzenza
Reisado Manoel Messias
Reisado Discípulos de Mestre Pedro
Reisado São Francisco
Guerreiras Nossa SEnhora Aparecida

19h: Show musical com Pablo Lerner

20h30: Show musical com Ana Paula Nogueira
Participações: Ermano Morais, Epitácio Pessoa

+ info.: (88) 3587.1065.

.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Ceará Diverso Itinerante nesta quarta em Juazeiro do Norte



Ceará Diverso Itinerante
Gravação do Programa Ceará Diverso
Participação: Maria Luiza
Lançamento do Cordel Basta de Feminicídio, da cordelista Salete Maria
Quarta-feira, 20 de agosto de 2014, 19h
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita.

.

Encenações do espetáculo 'Doralinas e Marias' em Nova Olinda e Juazeiro



"Algumas ações simplesmente não se explicam, alguns cheiros são naturalmente indefiníveis, algumas pessoas são intocáveis. Ainda assim elas existem em nós, num lugar que é sentido, que é pele, que é necessário. Aaaasss Doralinas e Marias... um drama indecifrável! Mutável como é o dia, como é o tempo. Seu lugar de vida e instantâneo, é uma passagem, não se paira se para enraiza, e reverbera por todo o tempo que passou, que é o que será. Alice, Sofia, Doralina e Doralice são nossas Doralinas e Marias, mulheres que se confundem com as estações do ano." (sinopse da divulgação do evento)
____

Espetáculo Doralinas e Marias
Coletivo Atuantes em Cena e LaCriRCe (CNPq/URCA - Juazeiro do Norte-CE)
Entrada gratuita

Quinta-feira, 21 de agosto de 2014, 19h:
No Teatro Violeta Arraes (Fundação Casa Grande), Nova Olinda-CE

Sábado, 23 de agosto de 2014, 19h30:
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE.

.

'Aquele Que Sabe Viver', filme de Dino Risi, em exibição no Cinematógrapho



Cinematógrapho (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Aquele Que Sabe Viver
Título original: Il sorpasso
Direção: Dino Risi
Roteiro: Dino Risi, Ettore Scola, Ruggero Maccari
Elenco: Vittorio Gassman, Catherine Spaak, Jean-Louis Trintignant, Claudio Gora, Luciana Angiolillo, Linda Sini, Franca Polesello, Barbara Simon
Duração: 108 minutos
Ano: 1962
País de origem: Itália

"Do mesmo diretor de Perfume de Mulher (a primeira versão italiana). No verão de 1962, Bruno, um playboy quarentão, leva Roberto, um tímido estudante de direito, para uma viagem de dois dias pelas estradas de Roma e da Toscana. Neste período, vivem uma série de aventuras e desventuras. Com roteiro co-escrito por Ettore Scola, Aquele que Sabe Viver é um excelente road movie, com atuações memoráveis de Vittorio Gassman e Jean-Louis Trintignant." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na quarta-feira, 20 de agosto de 2014, às 19h
No SESC Juazeiro do Norte-CE. Entrada gratuita.

.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dona Jandira faz apresentações em Juazeiro do Norte e Nova Olinda



"Aos 75 anos, a alagoana radicada em Minas Gerais canta com sua voz singular e impregnada de emoção desde criança. Através do prestigiado CD Dona Jandira (2008) e a gravação do seu primeiro DVD (2011), a cantora ganhou visibilidade nacional, o que vem lhe rendendo convites para shows em importantes eventos do país, programas de rádio e TV, além de uma ótima aceitação pela crítica." (sinopse da divulgação do evento)
____

Música Vocal apresenta:
Dona Jandira (Maceió-AL)
Entrada gratuita.

Terça-feira, 19 de agosto de 2014, 19h30:
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE

Quarta-feira, 20 de agosto de 2014, 19h
No Teatro Vioeta Arraes (Fundação Casa Grande), Nova Olinda-CE.

.

domingo, 17 de agosto de 2014

'Me Ensina a Dançar' (Vevas)



Embalado pra viagem # 105

Me ensina a dançar
(Vevas Alves)

Eu não sei direito qual é a graça daquelas cartas
que você me mandou
Eu nem sei direito o que é que cê fala,
mas eu me esforço – que é pra você não chorar.

Livro, sonho, parque!?
(o que é que cê gosta?)
Cê dança bonito,viu?

Me ensina a dançar?!
Me ensina a dançar?!
Me ensina a dançar?!


____

Vevas, em faixa promocional de disco que está sendo gravado neste ano de 2014.

.

sábado, 16 de agosto de 2014

'Hannah Arendt', filme de Margarethe von Trotta, em exibição no Cinemarana



Cinemarana (com mediação de Elvis Pinheiro)
Mostra: Os Desdobramentos do Totalitarismo
Exibição do filme Hannah Arendt
Título original: Hannah Arendt
Direção e roteiro: Margarethe von Trotta
Elenco: Barbara Sukowa, Janet McTeer, Klaus Pohl, Nicholas Woodeson, Axel Milberg, Julia Jentsch, Ulrich Noethen, Michael Degen, Victoria Trauttsmansdorf, Freiderike Becht
Duração: 113 minutos
Ano: 2012
Países de origem: França, Alemanha

"Um olhar sobre a vida da filósofa judia alemã Hannah Arendt, através de sua cobertura para a revista The New Yorker acerca do julgamento dos crimes de guerra cometidos pelo nazista Adolf Eichmann." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na segunda-feira, 18 de agosto de 2014, às 19h
No SESC Crato-CE. Entrada gratuita.

.

'Ao Gosto Popular - Encontro das Tradições' 2014, no Crato







Ao Gosto Popular SESC 2014 - Encontro das Tradições
SESC Crato

Programação:

Segunda-feira, 18 de agosto de 2014:
9h: Cordel na Feira
- Recital e lançamento de Cordel
- Performance com Tranquilino Ripuxado
- Coco da Batateira - A Gente do Coco (Mestra Edite)
- Reisado do Mestre Aldenir
- Maneiro-Pau do Mestre Cirilo

Terça-feira, 19 de agosto de 2014:
Encontro com os Mestres
Escola: Educar Sesc
10h: Reisado Infantil do Mestre Galego
16h: Irmãos Aniceto Mirim

Quarta-feira, 20 de agosto de 2014:
Encontro com os Mestres
Escola: Violeta Arraes
12h30: Makulelê do Mestre Gilberto
Escola: Estadual
20h: Banda Cabaçal do Mestre Chico

Quinta-feira, 21 de agosto de 2014:
17h: Reisado dos Caretas de Potengi
18h: Reisado Decolores Dedé de Luna - Mestra Mazé
19h: Coco do Sítio Quebra
20h: Show de Ermano Morais

Sexta-feira, 22 de agosto de 2014:
17h: Maneiro-Pau infantil de Mestre Cirilo
18h: Reisado infantil do Mestre Aldenir
19h: Bança Cabaçal dos Irmãos Aniceto
20h: Show de João do Crato cantando Luiz Gonzaga

+ info.: (88) 3523.4444.

.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

'A Paixão de Joana d'Arc', filme de Carl Theodor Dreyer, no Cine Café



Cine Café (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme A Paixão de Joana d'Arc
Título original: La Passion de Jeanne d'Arc
Direção: Carl Theodor Dreyer
Roteiro: Carl Theodor Dreyer, Joseph Delteil
Elenco: Renée Jeanne Falconetti, Eugene Silvain, Maurice Schutz
Duração: 110 minutos
Ano: 1928
País de origem: França

"A camponesa Joana D'Arc é julgada herege e condenada à morte por um tribunal católico, depois de ter liderado o povo francês na luta contra o Exército invasor inglês, dizendo-se inspirada por Jesus e São Miguel, em maio de 1431. Para salvar a vida, Joana assina, durante o processo, uma confissão de heresia, mas depois renega-a, preferindo salvar a alma. É então queimada viva em praça pública. Um clássico do cinema." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição no sábado, 16 de agosto de 2014, às 17h30
No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte). Entrada gratuita.

.

Monstros Inofensivos: aula show com Rodrigo Tomás, em Juazeiro



"O ator, diretor e produtor Rodrigo Tomás, apresenta aula-show, onde a principal fonte de leitura são poesias do livro O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias (1997), de Tim Burton. Apontando as relações entre as personagens e a realidade de onde estão inseridas, bem como entre o sinistro que há no mundo real e o sentimentalismo do universos fictício." (sinopse da divulgação do evento)

Monstros Inofensivos
Facilitador: Rodrigo Tomás
Sábado, 16 de agosto de 2014, 19h
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita.

.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Poesia sim e não



por Amador Ribeiro Neto

Edson Cruz é um grande ativista da literatura na Internet. E fora dela. É fundador e editor dos sites Cronópios e Musa Rara, além da revista Mnemozine. Está sempre online envolvido com a arte da palavra. Responsável pela curadoria e mediação do ciclo de palestras “O que é poesia”, na Casa das Rosas. Poeta, publicou Sortilégio, Sambaqui e Ilhéu. Este último, lançado pela editora Patuá, com projeto gráfico, capa e ilustrações impecáveis de Leonardo Mathias, é finalista do Prêmio Portugal Telecom 2014.

A poesia de Ilhéu é a expressão do biografismo geográfico, intelectual e espiritual de Edson Cruz. A memória da vida familiar no interior baiano, bem como as referências literárias e as do pensamento oriental são o fundo de cena de sua poesia.

Ele abre o livro com um poema metalinguístico desde o título, “Epígrafe”: “Um ilhéu / fazendo a travessia. / Acima dele o céu. / Abaixo, a maresia. / Entre os fios de seu enleio / a vida fugidia”. Esta sextilha é emblemática do volume.

O tempo todo o eu lírico oscila entre a terra deixada pra trás e a nova vida na nova cidade. Cujos índices apontam para uma metrópole. Deste desconforto e desta adaptação nascem a angústia e a receptividade. O eu sabe-se entre dois grandes infinitos: o céu e o mar. A memória e a realidade presente.

Mais: sabe que tece a vida fugidia. Daí a necessidade de vivenciar plenamente o aqui e agora. Cito “Zoom”: “Carpe diem. / A vida é / curta. // Carpas riem. / O azul do dia / zune. // O céu refletido / nas águas. / Lume”. O poeta vai fundo. Lume é fogo. É luz e clarão. Mas é também perspicácia, sabedoria, doutrina.

Além disto ele torna camaleônico o vocábulo “lume”: ora substantivo, ora verbo. Tal como a vida se dá: fugidia, concreta, dissimulada, sagaz. A linguagem cumprindo sua maior função: a poética. Ao pé da letra. Ao pé do poema.

Há versos de grande plasticidade: “As crianças equilibram borboletas / e planetas”. E estes: “Somos rascunhos esquecidos / dos hiperbóreos”.

Os haicais da série “Bonsais” são igualmente bem realizados. Aqui a condensação das ideias e imagens, associada a uma admirável musicalidade minimalista, produz flores de lótus como: “Sabiá trinando. / Parece que a vida toda / carmim se aveluda”. A sequência de vocábulos com a tônica “i”, distribuída uma em cada verso, ecoa ao longo do poema o gorjear do sabiá.

Mas nem sempre é assim. Edson Cruz derrapa quando relaxa. Quando vale-se do coloquial. E não consegue ir além do prosaico. Como em: “Meu currículo não Lates / mas morde”. Ou: “cada criança que nasce // é uma aposta de que ainda podemos vir a ser / humanos”. Se versos assim não mantêm o grau de excelência que o poeta demonstra em outros poemas, por que constam do livro?

Na mesma tecla: como entender a inclusão do poema “Rubrica”? Cito-o: “Se a Florbela / não Espanca, / a poesia / não encanta. // Todo poeta precisa ser / espancado”. Isto nos remete à lamentável produção dos poetas neomarginais. Mas Edson Cruz não é um deles. Ele conhece poesia. Sabe fazê-la. Pena que relaxe em Ilhéu.
____


Amador Ribeiro Neto é poeta, crítico literário e de música popular. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do curso de Letras da UFPB.

Publicado pelo jornal Contraponto, de João Pessoa-PB. Caderno B, coluna “Augusta Poesia”, dia 08 de agosto de 2014, p. 7.

.

Espetáculo infantil em Juazeiro: Tio G apresenta O Mundo Mágico de Carlitos



"O ilusionista mistura mágica, teatro e humor. O espetáculo é sempre interativo e divertido. A plateia desfruta de momentos mágicos com números cômicos de ilusionismo que desafiam a lógica, e se diverte com a performance humorada e inteligente de Charlie Chaplin apresentado por Tio G, que conta com mágicas de grande efeito visual. As crianças ficam 'hipnotizadas' e eufóricas diante de tanta novidade, como a aparição de pombinhos, a mudança de cor de lenços e a transformação de pombo em lenço.

Um dos grandes destaques desse show é a performance de Carlitos, onde Tio G faz a criançada 'reviver' de rir com o inesquecível Charlie Chaplin, com uma trilha sonora especial para o show." (sinopse da divulgação do evento)
____

Espetáculo Infantil O Mundo Mágico de Carlitos
Tio G (Juazeiro do Norte-CE)
Sábados, dias 16, 23 e 30 de agosto de 2014, 15h
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE
Classificação: livre
Entrada gratuita.

.

Programação Orient Cinemas Cariri Shopping - de 14/08 a 20/08/2014

Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho
(Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho, 2013)
Direção: Daniel Augusto
Elenco: Júlio Andrade, Fabiana Gugli, Enrique Díaz, Fabíula Nascimento, Letícia Colin, Lucci Ferreira, Nancho Novo, Paz Vega
Produção: Carolina Kotscho, Iôna de Macêdo
País: Brasil
Gênero: Drama
Duração: 112 minutos
Distribuidor: Sony Pictures
Classificação: 16 anos
Sinopse: Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho é um longa-metragem de ficção sobre a vida do célebre autor, inspirado em seus próprios depoimentos. Um filme sobre a pessoa por trás do mito: o menino incompreendido pelo pai, o jovem rebelde, o parceiro de Raul Seixas, o homem que não desiste de seu sonho. Paulo flertou com a morte, fugiu da loucura, namorou com as drogas, superou a tortura, sofreu e sorriu por amor, encontrou o sucesso com a música, mas nunca abandonou seu maior sonho: vencer como escritor. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Filme nacional: 14h20, 16h50, 19h20, 21h50 (Sala 4)
____


Vestido pra Casar
(Vestido pra Casar, 2013)
Direção: Gerson Sanginitto
Elenco: Leandro Hassum, Fernanda Rodrigues, Marcos Veras, Renata Dominguez, Júlia Rabello, André Mattos, Catarina Abdalla, Adriana Garambone, Tonico Pereira
País: Brasil
Gênero: Comédia
Duração: 100 minutos
Distribuidor: Imagem Filme
Classificação: 12 anos
Sinopse: Fernando (Leandro Hassum) acredita que uma mentirinha não faz mal a ninguém. Será? De mentira em mentira, ele transforma o dia do seu casamento numa série de confusões que envolvem sua ex-mulher, sua noiva, o sogro, o primo saidinho, um estilista, uma socialite deslumbrada, policiais e seguranças nada seguros, e um senador ciumento com sua mulher infiel. Vestido pra Casar é uma comédia de muitos erros que só se resolvem quando a verdade vem à tona, poucas horas antes do momento do "sim". (para assistir ao trailer, clique aqui)

Filme nacional: 14h10, 16h30, 19h, 21h20 (Sala 3)
____


As Tartarugas Ninja
(Ninja Turtles, 2014)
Direção: Jonathan Liebesman
Elenco: Megan Fox, Alan Ritchson, Noel Fisher, William Fichtner, Jeremy Howard, Danny Woodburn, Will Arnett, Pete Ploszek, Minae Noji
Produção executiva: Eric J. Crown, Jason T. Reed, Napoleon Smith III, Denis L. Stewart
Produção: Michael Bay, Ian Bryce, Andrew Form, Bradley Fuller, Scott Mednick, Galen Walker
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 101 minutos
Distribuidor: Paramount Pictures
Classificação: 12 anos
Sinopse: A cidade precisa de heróis. A escuridão caiu sobre Nova York na medida em que o Destruidor e seu maligno Clã do Pé controlam tudo, desde a polícia até os políticos. O futuro é sombrio até que quatro irmãos excluídos e improváveis surgem dos esgotos e descobrem que seu destino é proteger a cidade como as Tartarugas Ninja. Eles devem trabalhar com a destemida jornalista April O´Neil (Megan Fox) e com seu cinegrafista atrapalhado Vern Fenwick (Will Arnett) para salvar a cidade e desvendar o plano diabólico do Destruidor. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h50, 16h10, 18h30, 20h50 (Sala 2)
____


Guardiões da Galáxia
(Guardians of the Galaxy, 2014)
Direção: James Gunn
Elenco: Bradley Cooper (voz), Zoe Saldana, Vin Diesel (voz), Michael Rooker, Chris Pratt, Lee Pace, Benicio Del Toro, Karen Gillan, Djimon Hounsou
Produção executiva: Victoria Alonso, Alan Fine, Jeremy Latcham, Stan Lee
Produção: Kevin Feige
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 121 minutos
Distribuidor: Walt Disney Studios
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em uma Terra alternativa do século XXXI, o aventureiro Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera pertencente ao poderoso vilão Ronan, e passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar ao perigo, ele une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanoide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o texugo rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas Quill descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h, 15h30, 18h10 (Sala 1)
Legendado: 21h* (Sala 1)
* Exceto terça-feira, dia 19/08
____


Planeta dos Macacos: O Confronto
(Dawn of the Planet of the Apes, 2014)
Direção: Matt Reeves
Elenco: Andy Serkis, Angela Kerecz, Gary Oldman, Keri Russell, Jason Clarke, Judy Greer, Kodi Smit-McPhee, Toby Kebbell, Kirk Acevedo, Kevin Rankin
Produção executiva: Thomas M. Hammel
Produção: Peter Chernin, Dylan Clark, Rick Jaffa, Amanda Silver
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Ficção-científica
Duração: 130 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: 14 anos
Sinopse: O filme é a continuação direta do remake Planeta dos Macacos: A Origem (2011). Seguirá a trajetória do macaco Caesar (Andy Serkis) 15 anos após a revolução animal ocorrida no primeiro filme. Desta vez, o animal deve enfrentar um grupo organizado de seres humanos sobreviventes, que planejam reconquistar o domínio do planeta. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h10, 15h50, 18h50 (Sala 6)
Legendado: 21h40 (Sala 6)
____


Juntos e Misturados
(Blended, 2014)
Direção: Frank Coraci
Elenco: Adam Sandler, Drew Barrymore, Kevin Nealon, Terry Crews, Wendi McLendon-Covey, Emma Fuhrmann, Bella Thorne, Braxton Beckham, Alyvia Alyn Lind, Joel McHale
Produção executiva: Barry Bernardi, Allen Covert, Steve Koren
Produção: Jack Giarraputo, Mike Karz, Adam Sandler
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Duração: 117 minutos
Distribuidor: Warner Bros.
Classificação: 12 anos
Sinopse: Depois de um primeiro encontro desastroso, Jim (Adam Sandler) e Lauren (Drew Barrymore) decidem viajar, por coincidência, para o mesmo resort familiar durante as férias, ao lado dos seus filhos de casamentos anteriores. Sendo obrigados a conviver, uma atração começa a surgir entre os dois. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 14h40, 19h30, 22h (Sala 5)
____



Como Treinar o Seu Dragão 2
(How To Train Your Dragon 2, 2014)
Direção: Dean DeBlois
Elenco (vozes): Gerard Butler, Kristen Wiig, Jonah Hill, Jay Baruchel, Kit Harington, Christopher Mintz-Plasse, America Ferrera, T.J. Miller, Craig Ferguson
Produção executiva: Dean DeBlois, Chris Sanders
Produção: Bonnie Arnold
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Animação, Aventura
Duração: 102 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: Livre
Sinopse: O emocionante segundo capítulo da épica trilogia de Como Treinar o Seu Dragão nos leva de volta ao fantástico mundo do heroico Soluço e seu leal dragão Banguela. A dupla inseparável deve proteger a paz - e salvar o futuro dos homens e dragões de ambicioso Drago. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 17h10 (Sala 5)
_____________________

Ingresso:
Valores Inteiros (exceto Sala 3D Digital):
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$11,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$ 15,00

Valores Inteiros para a Sala 3D Digital:
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$15,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$20,00.

No Cariri Garden Shopping (Juazeiro do Norte-CE)
Site Orient Cinemas: http://www.orientcinemas.com.br/

Programação sujeita a alterações.

.