quinta-feira, 31 de julho de 2014

Poesia e silêncio



por Amador Ribeiro Neto

Chico Lopes nasceu em 1952. Em 2012 recebeu o Jabuti pelo elogiado romance O estranho no corredor. Já, Caderno provinciano (São Paulo: Editora Patuá, 2013), é seu primeiro livro de poesia. Até então só publicara prosa.

A poesia de Chico Lopes oscila entre o modernismo pessoano e o classicismo de Dante e Camões. Ele sabe ser moderno e eterno, como apregoava Drummond. Mas, ao contrário do poema do poeta mineiro, as duas qualidades não se opõem em Chico. Antes: convivem harmonicamente.

Isto é admirável. E também é o resultado de quem faz poesia tendo lido os grandes poetas, canônicos ou contemporâneos. Chico Lopes domina a poesia com habilidade, leveza e maestria. Tem consciência do que é a linguagem poética: mescla de conhecimento teórico, leitura de poesia e emoção.

As inflexões filosóficas de Pessoa ressoam em seu livro, bem como a dicção lírica de Dante e Camões. A poesia de Chico Lopes sabe inserir-se no tempo da reflexão. Ela é um pensar sobre a vida e a linguagem. Ao mesmo tempo que é a expressão franca dos sentimentos de um “eu”.

Ela é música, mesmo na busca do silêncio. Música que entranha-se na memória, no raciocínio, nos sentimentos, na natureza, na linguagem. É o que constatamos ao ler o poema emblemático que abre o livro: “O poço”: “Torpor da memória, / olhos de água estagnada. / Nada se move, nada. / Queria não ser o que sei, / dobrar a curva do jardim, / nunca mais saber de mim. / Mas inda algum sino se alarma, / cumpre escrever, mergulhar / no poço onde nada se salva. / Alguém me ouvirá o gemido? / Não, não farei ruído / exceto o de pedregulho / absorvido por água”.

A recusa ao barulho, ao ruído, ao ritmo e à melodia estão também presentes em “O areal”: “Que os outros não me ouçam, / que o próprio som me seja / involuntário, fácil, como o rio / de que emergi sem nunca ter pedido / a bem de um mundo escuro e gratuito”.

O rio-tempo heraclitiano é uma dominante da poesia deste paulista de Novo Horizonte. E as águas fluviais transbordam filosofia. Sem comprometer a poesia. Antes: revitalizando-a. Procedimento feliz como em Mário Faustino, por exemplo.

Em “Água”, a atmosfera de degeneração e desolamento animiza o tempo num riocorrente de emoções à flor da pele: “Uma lua baça e algumas pedras negras, / a ponte corroída, silêncio de afogados. / Tenho medo do rio. O rio é uma pessoa, / repleta de intenções, olhos parados”.

Caderno provinciano carrega no título uma grande zombaria. Arrisco dizer que beira o irônico. Nada há, no livro, do primarismo de um caderno. Sequer há do provincianismo. Existe, isto sim, um embate entre memória, tempo, geografia, silêncio e escrita. Numa admirável conversa com grandes poemas e poetas.

Sem dúvida, mais um grande lançamento da editora Patuá, que tem aberto espaço à nova poesia, entre outras publicações. O livro faz jus a ser finalista do Telecom 2014.
____


Amador Ribeiro Neto é poeta, crítico literário e de música popular. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do curso de Letras da UFPB.

Publicado pelo jornal Contraponto, de João Pessoa-PB. Caderno B, coluna “Augusta Poesia”, dia 25 de julho de 2014, p. 7.

.

Dudé Casado faz Show Especial de Despedida das Férias no Crato



Show de Dudé Casado
Show Especial de Despedida das Férias
Sábado, 02 de agosto de 2014
No Casarão Boteco (Crato-CE)
Ingressos limitados e antecipados: R$10,00.

.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Programação Orient Cinemas Cariri Shopping - de 31/07 a 06/08/2014

Guardiões da Galáxia
(Guardians of the Galaxy, 2014)
Direção: James Gunn
Elenco: Bradley Cooper (voz), Zoe Saldana, Vin Diesel (voz), Michael Rooker, Chris Pratt, Lee Pace, Benicio Del Toro, Karen Gillan, Djimon Hounsou
Produção executiva: Victoria Alonso, Alan Fine, Jeremy Latcham, Stan Lee
Produção: Kevin Feige
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 121 minutos
Distribuidor: Walt Disney Studios
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em uma Terra alternativa do século XXXI, o aventureiro Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera pertencente ao poderoso vilão Ronan, e passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar ao perigo, ele une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanoide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o texugo rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas Quill descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h20, 16h, 18h40 (Sala 2)
Legendado: 21h20 (Sala 2)
____


Planeta dos Macacos: O Confronto
(Dawn of the Planet of the Apes, 2014)
Direção: Matt Reeves
Elenco: Andy Serkis, Angela Kerecz, Gary Oldman, Keri Russell, Jason Clarke, Judy Greer, Kodi Smit-McPhee, Toby Kebbell, Kirk Acevedo, Kevin Rankin
Produção executiva: Thomas M. Hammel
Produção: Peter Chernin, Dylan Clark, Rick Jaffa, Amanda Silver
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Ficção-científica
Duração: 130 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: 14 anos
Sinopse: O filme é a continuação direta do remake Planeta dos Macacos: A Origem (2011). Seguirá a trajetória do macaco Caesar (Andy Serkis) 15 anos após a revolução animal ocorrida no primeiro filme. Desta vez, o animal deve enfrentar um grupo organizado de seres humanos sobreviventes, que planejam reconquistar o domínio do planeta. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h, 15h40, 18h20 (Sala 1)
Legendado: 21h (Sala 1)
____


Juntos e Misturados
(Blended, 2014)
Direção: Frank Coraci
Elenco: Adam Sandler, Drew Barrymore, Kevin Nealon, Terry Crews, Wendi McLendon-Covey, Emma Fuhrmann, Bella Thorne, Braxton Beckham, Alyvia Alyn Lind, Joel McHale
Produção executiva: Barry Bernardi, Allen Covert, Steve Koren
Produção: Jack Giarraputo, Mike Karz, Adam Sandler
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Duração: 117 minutos
Distribuidor: Warner Bros.
Classificação: 12 anos
Sinopse: Depois de um primeiro encontro desastroso, Jim (Adam Sandler) e Lauren (Drew Barrymore) decidem viajar, por coincidência, para o mesmo resort familiar durante as férias, ao lado dos seus filhos de casamentos anteriores. Sendo obrigados a conviver, uma atração começa a surgir entre os dois. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h10, 15h40, 18h10 (Sala 6)
Legendado: 20h50 (Sala 6)
____



Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate
(Planes: Fire & Rescue, 2014)
Direção: Bobs Gannaway
Elenco: Vozes de: Dane Cook, Ed Harris, Julie Bowen, Curtis Armstrong, John Michael Higgins, Hal Holbrook, Wes Studi, Brad Garrett, Teri Hatcher
Produção executiva: John Lasseter
Produção: Ferrell Barron
País: Estados Unidos
Gênero: Animação, Aventura
Distribuidor: Walt Disney Studios
Sinopse: É uma nova comédia de aventura sobre segundas chances, apresentando uma dinâmica equipe de elite de aviões de combate a incêndio dedicados a proteger o histórico Parque Nacional de Piston Peak de um incêndio de proporções épicas. Quando o famoso avião corredor Dusty (voz de Dane Cook) fica sabendo que seu motor está danificado e que ele, talvez, nunca mais possa correr, ele precisa mudar de ofício e é lançado no mundo aéreo de combate a incêndios. Dusty se junta ao veterano helicóptero de combate a incêndio e resgate Blade Ranger e sua corajosa equipe aérea, incluindo a espirituosa superscoop Lil’ Dipper (voz de Bowen), o helicóptero de carga pesada Windlifter, o ex-militar de transporte aéreo Cabbie e um grupo vibrante e destemido de veículos para todos os terrenos conhecidos como The Smokejumpers. Unida, a corajosa equipe luta contra um enorme incêndio, e Dusty aprende o que é necessário para se tornar um verdadeiro herói. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h30, 15h30, 17h40, 19h40 (Sala 4)
____


Transformers: A Era da Extinção
(Transformers: Age of Extinction, 2014)
Direção: Michael Bay
Elenco: Mark Wahlberg, Nicola Peltz, Stanley Tucci, Kelsey Grammer, T.J. Miller, Sophia Myles, Peter Cullen, Titus Welliver, Bingbing Li
Produção executiva: Brian Goldner, Steven Spielberg, Mark Vahradian
Produção: Ian Bryce, Tom DeSanto, Lorenzo di Bonaventura, Don Murphy
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 157 minutos
Distribuidor: Paramount Pictures
Classificação: 12 anos
Sinopse: Com a humanidade tentando se reconstruir depois da conclusão de Transformers 3: O Lado Oculto da Lua, Autobots e Decepticons desapareceram da face da Terra. Contudo, um poderoso e engenhoso grupo de cientistas e empresários, na busca por aprender com as invasões passadas dos Transformers, acaba ultrapassando as barreiras da tecnologia para além do seu controle. Ao mesmo tempo, uma poderosa ameaça Transformer coloca a Terra em sua mira. Começa a épica aventura e a batalha entre o bem e o mal, a liberdade e a escravidão. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 14h, 17h20 (Sala 3)
Legendado: 20h40 (Sala 3)
____


Como Treinar o Seu Dragão 2
(How To Train Your Dragon 2, 2014)
Direção: Dean DeBlois
Elenco (vozes): Gerard Butler, Kristen Wiig, Jonah Hill, Jay Baruchel, Kit Harington, Christopher Mintz-Plasse, America Ferrera, T.J. Miller, Craig Ferguson
Produção executiva: Dean DeBlois, Chris Sanders
Produção: Bonnie Arnold
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Animação, Aventura
Duração: 102 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: Livre
Sinopse: O emocionante segundo capítulo da épica trilogia de Como Treinar o Seu Dragão nos leva de volta ao fantástico mundo do heroico Soluço e seu leal dragão Banguela. A dupla inseparável deve proteger a paz - e salvar o futuro dos homens e dragões de ambicioso Drago. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 14h50, 17h10 (Sala 5)
____


A Culpa é das Estrelas
(The Fault in our Stars, 2014)
Direção: Josh Boone
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Willem Dafoe, Laura Dern, Lotte Verbeek, Sam Trammell, Emily Peachey, Mike Birbiglia, Amber Myers, Sophie Guest
Produção executiva: Michele Imperato, Isaac Klausner
Produção: Marty Bowen, Wyck Godfrey
País: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Duração: 125 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: 12 anos
Sinopse: A história gira em torno de Hazel e Gus, dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio a pacientes com câncer, e compartilham, além do humor ácido e do desdém por tudo o que é convencional, uma história de amor que os faz embarcar em uma jornada inesquecível. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Legendado: 21h40 (Sala 4)
____


Malévola
(Maleficent, 2014)
Direção: Robert Stromberg
Elenco: Angelina Jolie, Sharlto Copley, Elle Fanning, Sam Riley, Imelda Staunton, Juno Temple, Lesley Manville
Produção executiva: Sarah Bradshaw, Don Hahn, Angelina Jolie, Palak Patel, Matt Smith
Produção: Joe Roth
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura, Drama
Duração: 97 minutos
Distribuidor: Walt Disney Studios
Classificação: 10 anos
Sinopse: Malévola é a história não contada da vilã mais icônica da Disney, do clássico de 1959, A Bela Adormecida. O filme revela os eventos que endureceram o coração de Malévola e a levaram a amaldiçoar a bebê Aurora. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 19h30, 21h50 (Sala 5)
____________________________

Ingresso:
Valores Inteiros (exceto Sala 3D Digital):
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$11,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$ 15,00

Valores Inteiros para a Sala 3D Digital:
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$15,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$20,00.

No Cariri Garden Shopping (Juazeiro do Norte-CE)
Site Orient Cinemas: http://www.orientcinemas.com.br/

Programação sujeita a alterações.

.

Narrativas em volta do fogo com o tema 'Um olhar crítico para a cidade'



Narrativas em Volta do Fogo
Um olhar crítico para a cidade
Facilitadora: Zizi Telécio
Sábado, dia 02 de agosto de 2014, 18h
No Largo da RFFSA (Crato-CE)
Gratuito.

.

Zé do Pife e as Juvelinas no 'Música ao Pôr do Sol', no Crato



Música ao Pôr do Sol apresenta:
Show: Zé do Pife e as Juvelinas
Participação especial dos Irmãos Aniceto
Sábado, 02 de agosto de 2014, às 17h30
Na Pracinha do Cruzeiro (Ladeira da Integração), Crato-CE. Gratuito.
Realização e outras informações: SESC Crato - (88) 3586.9150.

.

terça-feira, 29 de julho de 2014

No Crato: exposição 'Gentes do Cariri', com fotografias de Nívia Uchôa



"A exposição Gentes do Cariri, com 14 anos em cartaz, exibe o olhar etnográfico sobre a população residente e passante do Cariri cearense. Trata-se de fotos em preto e branco que retratam o cotidiano das culturas romeiras e festas populares, as quais atenuam o universo de indivíduos acolhidos na região do Cariri, sobretudo em Juazeiro do Norte-CE.

A evidência nos traços identitários, cotidiano e a fé são elementos primordiais na construção do olhar da fotógrafa Nívia Uchôa nessa exposição, pois em sua trajetória ela indica a emoção fervorosa desses andarilhos que passam por nossa região.

A noite de abertura será animada pela discotecagem de 'Noite do Vinil'. Sem esquecer das comidinhas deliciosas, pessoas incríveis e um espaço encantador. A Casa do Becco abre de quarta a domingo." (sinopse da divulgação do evento)
____

Exposição Gentes do Cariri
Fotografias de Nívia Uchôa
Lançamento: sexta-feira, 01 de agosto de 2014, 20h
Discotecagem com Noite do Vinil
Na Casa do Becco - Rua José Carvalho 403, Centro (Crato-CE).

.

A influência do Neorrealismo Italiano no Novo Cinema Iraniano



por Wendell Borges

Desde que Abbas Kiarostami ganhou fama internacional com a indicação de seu Através das Oliveiras à Palma de Ouro, em Cannes no ano de 1994, vindo a conquistar três anos depois o prêmio principal de Cannes com Gosto de Cereja, o cinema iraniano vem despontando como um dos mais belos, líricos e fascinantes do mundo cinematográfico. Mesmo sofrendo com o regime opressor e de tortura do recém-deposto presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, os cineastas iranianos continuam encantando os espectadores com o lirismo de suas obras.

Um dos fatores inegáveis que precisamos atentar com relação ao chamado novo cinema iraniano, que vai do final da década de 80 até os tempos atuais, é a influência que estes cineastas receberam do neorrealismo italiano, movimento cinematográfico que deixou um importante legado dentro da história do cinema mundial, no qual os diretores italianos expressavam com simplicidade o retrato de uma Itália buscando reerguer-se após as agruras da Segunda Guerra Mundial.

Esta influência é notada principalmente no uso de atores não-profissionais, nas abordagens humanistas e no uso de cenários in loco, criando de maneira intimista e realista retratos sociais de fatos corriqueiros vividos por pessoas simples do Irã.

Além de Abbas Kiarostami surgiram outros grandes cineastas, como Asghar Farhadi, Jafar Panahi e Mohsen Makhmalbaf,  que podem ser apontados como os responsáveis pela revolução cinematográfica do Irã. Filmes como Close-Up (Kiarostami, 1990), O Balão Branco (Panahi, 1995), A Caminho de Kandahar (Makhmalbaf, 2001) e o recentemente vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012, A Separação de Asghar Farhadi, além dos outros já citados filmes de Abbas Kiarostami, são exemplos que transmitem esta singeleza e a beleza que o cinema iraniano consegue criar a partir de situações simples e corriqueiras da vida.

Outro filme que merece destaque por ser uma fonte clara de homenagem ao neorrealismo italiano, mais especificamente à obra Ladrões de Bicicleta (1948) de Vittorio De Sica, é o filme Filhos do Paraíso (1997) de Majid Majidi, no qual ele utiliza ruas labirínticas semelhantes às vistas no filme de De Sica, além de buscar captar os olhares infantis das crianças fazendo sua crítica social no momento em que mostra Pai e Filho montados em uma bicicleta visitando a parte nobre de Teerã, onde são friamente atendidos através da voz mecânica que sai dos interfones das mansões.
____


Wendell Borges é professor de Artes e Língua Inglesa e editor do blog arquivoxdecinema desde 2008.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 12, de 27 de novembro de 2013), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Encenações do espetáculo 'Braseiro' em Crato, Juazeiro do Norte e Araripe



"Braseiro é ambientada na casa de uma família rural constituída de cinco pessoas: avó, pai, mãe e dois filhos. A trama se inicia quando o filho mais velho da família rouba uma galinha na casa de um vizinho e, assim, uma antiga rivalidade é despertada. O tal ladrão é preso pelo dono da galinha e a família agora precisa encontrar uma solução de libertar o menino, antes que seja tarde demais... Onde encontrar a solução?" (sinopse da divulgação do evento)
____

Espetáculo teatral Braseiro
Cia. Yoko de Teatro (Crato-CE)
Indicação: 18 anos
Entrada gratuita.

Quarta-feira, 30 de julho de 2014, 19h30:
Na Casa Ninho (Crato-CE)

Quinta-feira, 31 de julho, 19h30:
Local: Casa Ninho (Crato-CE)

Sexta-feira, 01 de agosto, 19h30:
No Teatro Marquise Branca (Juazeiro do Norte-CE)

Sábado, 02 de agosto, 19h:
No Cine Teatro Governador Miguel Arraes (Araripe-CE).

.

Show de Lenine no Crato



Estacionamento da Música
Show de Lenine
Quinta-feira, dia 31 de julho, 20h
No SESC Crato-CE
Entrada:
Comerciário: 2kg de alimento; conveniado/usuário: R$20,00;
Carteira de estudante: R$10,00
Os ingressos devem ser trocados no SAC da Unidade SESC Crato
+ info.: (88) 3523.4444.

.

Aula inaugural da disciplina 'Cordel, informação e memória'



"A disciplina 'Cordel, informação e memória' tem como objetivo apresentar e estudar as linguagens da cantoria e do cordel como fontes de informação, comunicação e conhecimento, representativas de culturas singulares de uma memória que é coletiva. Para a aula inaugural haverá uma troca de experiência com os poetas da região, entre estes os que participam da Academia dos Cordelistas do Crato e Sociedade dos Cordelistas Mauditos.

Informamos que a disciplina ofertada pelo curso de Biblioteconomia, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, está aberta à comunidade. Incrições: procurar a biblioteca." (sinopse da divulgação do evento)
____

Aula inaugural da disciplina 'Cordel, informação e memória'
Facilitadora: Profa. Dra. Fanka Santos
Quarta-feira, 30 de julho de 2014, 14h
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita.

.

'Yella', filme de Christian Petzold, em exibição no Cinematógrapho



Cinematógrapho (com mediação de Elvis Pinheiro)
Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Exibição do filme Yella
Título original: Yella
Direção: Christian Petzold
Roteiro: Christian Petzold, Simone Baer
Elenco: Nina Hoss, Devid Striesow, Hinnerk Schönemann, Burghart Klaußner, Barbara Auer, Christian Redl, Selin Bademsoy, Wanja Mues, Michael Wittenborn
Duração: 89 minutos
Ano: 2007
País de origem: Alemanha

"Yella parte. Ela anseia pelo futuro. Deseja que a existência que tem levado se torne simplesmente uma questão do passado. Durante a viagem, conhece um homem que opera no mercado de capital de risco. Yella dá provas de competência como sua assistente, mas momentos de sua vida pregressa misturam-se à sua nova vida." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na quarta-feira, 30 de julho de 2014, às 19h
No SESC Juazeiro do Norte-CE. Entrada gratuita.

.

'Hipocrisia': tema do Conversas Filosóficas de julho, em Juazeiro



Conversas Filosóficas
Hipocrisia - Arte do engano entre a ética e a política
Com o Prof. Dr. Gustavo B. do N. Costa (UECE)
Quarta-feira, 30 de julho de 2014, 19h
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita.

.

domingo, 27 de julho de 2014

Rumo aos Museus: viagem à Casa Museu de Lampião, em Serra Talhada



"Antiga residência de Dona Jocosa Vieira do Nascimento, avó materna de Lampião. Foi nessa localidade onde nasceu e cresceu Virgulino Ferreira da Silva, que mais tarde se tornou conhecido em todo país como Lampião, o famoso Rei do Cangaço." (sinopse da divulgação do evento)

Rumo aos Museus
Visita à Casa Museu de Lampião
Sítio Passagem das Pedras (Serra Talhada-PE)
Mediação: Oficina Casa do Alto
Quinta-feira, 31 de julho de 2014, 7h
Inscrições gratuitas (vagas limitadas)
No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), Juazeiro do Norte.

.

'O Que Permanece', filme de Hans-Christian Schmid, no Cinemarana



Cinemarana (com mediação de Elvis Pinheiro)
Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Exibição do filme O Que Permanece
Título original: Was Bleibt
Direção: Hans-Christian Schmid
Roteiro: Bernd Lange
Elenco: Lars Eidinger, Egon Merten, Eva Meckbach, Sebastian Zimmler, Corinna Harfouch, Picco von Groote, Angelika Richter, Ines Krug, Ernst Stötzner
Duração: 88 minutos
Ano: 2012
País de origem: Alemanha

"Marko vem de Berlim para encontrar sua rabugenta mulher nas proximidades de Bonn e pegar seu filho Zowie. O casal vive separado, mas os avós de Zowie não podem saber. A ilusão da família intacta deve ser mantida, principalmente, por causa da avó Gitte, que já sofre de depressão há muitos anos. Durante um jantar, Gitte faz uma revelação que, em princípio, deveria alegrar a todos os presentes: ela declara estar vivendo agora sem o uso de medicamentos. Os parentes reagem com surpresa, estranheza e desconfiança, pois todos temem novos problemas" (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na segunda-feira, 28 de julho de 2014, às 19h
No SESC Crato-CE. Entrada gratuita.

.

Mestre Zé do Pife e as Juvelinas: apresentação na Praça da Sé (Crato)



Mestre Zé do Pife e as Juvelinas
Domingo, 27 de julho de 2014, 17h30
Na Praça da Sé (Crato-CE). Gratuito.

.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

'A Excêntrica Família de Antônia', filme de Marleen Gorris, no Cine Café



Cine Café (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme A Excêntrica Família de Antônia
Título original: Antonia
Direção e roteiro: Marleen Gorris
Elenco: Willeke van Ammelrooy, Els Dottermans, Veerle van Overloop, Jan Decleir, Mil Seghers, Dora van der Groen, Thyrza Ravesteijn, Esther Vriesendorp, Carolien Spoor
Duração: 102 minutos
Ano: 1995
Países de origem: Holanda, Reino Unido, Bélgica

"Antonia é uma senhora que acorda uma manhã e percebe que este é seu último dia de vida. Ela, então, relembra sua história de vida com todos os personagens curiosos que fizeram parte dela. Definido como uma celebração da vida, da morte e da felicidade." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição no sábado, 26 de julho de 2014, às 17h30
No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte). Entrada gratuita.

.

Em Juazeiro: espetáculo 'A Serva'



Espetáculo A Serva
Espetáculo de conclusão do Curso de Formação O Teatro Sagrado (do CCBNB Cariri)
Dias 24 e 25 de julho de 2014, 19h
No Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Cariri (Juazeiro do Norte-CE)
Entrada gratuita.

.

Poesia inclassificável



por Amador Ribeiro Neto

A poesia do carioca Zuca Sardan (nascido em 1933) é feita pra fazer o leitor perder o tino. Esta é sua proposta. Seu livro Ximerix possui forma artesanal. Embora publicado por uma grande editora, a Cosac Naify. O tipo de ilustração e o projeto gráfico incomodam pela “precariedade”. Incomodam principalmente quem está acostumado com edições “bem cuidadas”. E poesias “bem escritas”. Este poeta bagunça o coreto correto das edições primorosas e da poesia bem feitinha. Palatável. Aquela que a “nova galera” anda publicando à mancheia. E enchendo os bolsos de prêmios.

O “sujo” das ilustrações, da diagramação, das bricolagens visuais e textuais percorre um arco que vai das HQ à publicidade, passando pelos folhetos de cordel. Mistura Mallarmé e Marx num verdadeiro samba do crioulo antropofágico doido. Da poesia concreta à poesia marginal, passando pelos caligramas de Apollinaire, sem se esquecer de Gregório de Matos e Cego Aderaldo, tudo ferve no caldeirão das irreverências de Zuca Sardan.

Ele faz poesia com inventividade e humor. Carnavaliza com os gêneros literários e as modalidades da poesia. Rompe com as fronteiras e as molduras textuais. Produz numa zona de intersecção entre poesia de vanguarda e poesia popular. Se em quatro dos cincos cadernos que compõem Ximerix as estrofes são sextilhas, no primeiro caderno, por exemplo, a língua (literal) do personagem Lotrak é iconizada graficamente num caligrama. O mesmo recurso aparecerá no poema “Linguão”.

Neste primeiro caderno, intitulado “Ratakatrak [eletro-remix]”, cacos e cacoetes sonoros aparecem em linhas que estão visualmente acima dos títulos dos poemas ou ao final deles. São onomatopeias e/ou jogos aleatórios de sons que remetem o leitor ao universo da música eletrônica e ao som mixado pelos DJ’s. Viagem via linguagens.

Anárquico, por vezes visita o chiste para, em seguida, espraiar-se em humor insolente e arreganhado. A poesia que agrada ao senso comum e os poetas que a fazem são ridicularizados em: “A Vaca Inglesa babando / no sininho... o Urso Branco / que te quero branco / duma alvura... polar... / FOOORAAAAAAA / POETA DE MERDAAA!!!”.

Os cadernos dois e três, intitulados respectivamente “Apothegmas Alabastrinos” e “Bustrofédon Burlão” são ambos nomeados como mallarmaicos. E é aí que mais uma vez a veia venenosa do poeta bota pra quebrar. O nome grande poeta francês é transformado em Melarmek e seu lance de dados é referência de linguagem poética. E, ao mesmo tempo, deboche dela própria: “De dados um lance / o bule jamais irá / por ser acaso / paf!... raa... mais que / ai!... chou... Az / ar”. Ou este: “Merry suspira de leque / plec-plic-plec... no sofá / jamais o dado o bule irá / Melarmek num lance que azar!... / plaf!... spatifou... Ride...Riiiiiiiiiii / deee... agora, Pagliazzzo...”.

Os cadernos seguintes, intitulados “Cassandra Bolchevique” e “Gazeta Proleta” seguem matando. “Dialética”: “O real é dialético logo Hegel / é um monarquista que Marx / virou de cabeça pra baixo / pra que os cabelos virassem / barbas pra que as barbas / virassem cabelos”. E por aí vai. Ximerix é finalista do Telecom. Isto é bom.
____


Amador Ribeiro Neto é poeta, crítico literário e de música popular. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do curso de Letras da UFPB.

Publicado pelo jornal Contraponto, de João Pessoa-PB. Caderno B, coluna “Augusta Poesia”, dia 18 de julho de 2014, p. 7.

.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Programação Orient Cinemas Cariri Shopping - de 24/07 a 30/07/2014

Planeta dos Macacos: O Confronto
(Dawn of the Planet of the Apes, 2014)
Direção: Matt Reeves
Elenco: Andy Serkis, Angela Kerecz, Gary Oldman, Keri Russell, Jason Clarke, Judy Greer, Kodi Smit-McPhee, Toby Kebbell, Kirk Acevedo, Kevin Rankin
Produção executiva: Thomas M. Hammel
Produção: Peter Chernin, Dylan Clark, Rick Jaffa, Amanda Silver
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Ficção-científica
Duração: 130 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: 14 anos
Sinopse: O filme é a continuação direta do remake Planeta dos Macacos: A Origem (2011). Seguirá a trajetória do macaco Caesar (Andy Serkis) 15 anos após a revolução animal ocorrida no primeiro filme. Desta vez, o animal deve enfrentar um grupo organizado de seres humanos sobreviventes, que planejam reconquistar o domínio do planeta. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h, 15h40, 18h30 (Sala 2)
Dublado: 14h, 16h40, 19h20 (Sala 4)
Legendado 3D: 21h20 (Sala 2)
Legendado: 22h (Sala 4)
____


Juntos e Misturados
(Blended, 2014)
Direção: Frank Coraci
Elenco: Adam Sandler, Drew Barrymore, Kevin Nealon, Terry Crews, Wendi McLendon-Covey, Emma Fuhrmann, Bella Thorne, Braxton Beckham, Alyvia Alyn Lind, Joel McHale
Produção executiva: Barry Bernardi, Allen Covert, Steve Koren
Produção: Jack Giarraputo, Mike Karz, Adam Sandler
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Duração: 117 minutos
Distribuidor: Warner Bros.
Classificação: 12 anos
Sinopse: Depois de um primeiro encontro desastroso, Jim (Adam Sandler) e Lauren (Drew Barrymore) decidem viajar, por coincidência, para o mesmo resort familiar durante as férias, ao lado dos seus filhos de casamentos anteriores. Sendo obrigados a conviver, uma atração começa a surgir entre os dois. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h50, 16h20, 19h (Sala 6)
Legendado: 21h50 (Sala 6)
____



Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate
(Planes: Fire & Rescue, 2014)
Direção: Bobs Gannaway
Elenco: Vozes de: Dane Cook, Ed Harris, Julie Bowen, Curtis Armstrong, John Michael Higgins, Hal Holbrook, Wes Studi, Brad Garrett, Teri Hatcher
Produção executiva: John Lasseter
Produção: Ferrell Barron
País: Estados Unidos
Gênero: Animação, Aventura
Distribuidor: Walt Disney Studios
Sinopse: É uma nova comédia de aventura sobre segundas chances, apresentando uma dinâmica equipe de elite de aviões de combate a incêndio dedicados a proteger o histórico Parque Nacional de Piston Peak de um incêndio de proporções épicas. Quando o famoso avião corredor Dusty (voz de Dane Cook) fica sabendo que seu motor está danificado e que ele, talvez, nunca mais possa correr, ele precisa mudar de ofício e é lançado no mundo aéreo de combate a incêndios. Dusty se junta ao veterano helicóptero de combate a incêndio e resgate Blade Ranger e sua corajosa equipe aérea, incluindo a espirituosa superscoop Lil’ Dipper (voz de Bowen), o helicóptero de carga pesada Windlifter, o ex-militar de transporte aéreo Cabbie e um grupo vibrante e destemido de veículos para todos os terrenos conhecidos como The Smokejumpers. Unida, a corajosa equipe luta contra um enorme incêndio, e Dusty aprende o que é necessário para se tornar um verdadeiro herói. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h20, 15h20, 17h30, 19h40 (Sala 3)
____


Transformers: A Era da Extinção
(Transformers: Age of Extinction, 2014)
Direção: Michael Bay
Elenco: Mark Wahlberg, Nicola Peltz, Stanley Tucci, Kelsey Grammer, T.J. Miller, Sophia Myles, Peter Cullen, Titus Welliver, Bingbing Li
Produção executiva: Brian Goldner, Steven Spielberg, Mark Vahradian
Produção: Ian Bryce, Tom DeSanto, Lorenzo di Bonaventura, Don Murphy
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 157 minutos
Distribuidor: Paramount Pictures
Classificação: 12 anos
Sinopse: Com a humanidade tentando se reconstruir depois da conclusão de Transformers 3: O Lado Oculto da Lua, Autobots e Decepticons desapareceram da face da Terra. Contudo, um poderoso e engenhoso grupo de cientistas e empresários, na busca por aprender com as invasões passadas dos Transformers, acaba ultrapassando as barreiras da tecnologia para além do seu controle. Ao mesmo tempo, uma poderosa ameaça Transformer coloca a Terra em sua mira. Começa a épica aventura e a batalha entre o bem e o mal, a liberdade e a escravidão. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 14h20, 17h40 (Sala 1)
Legendado 3D: 21h (Sala 1)
____


Como Treinar o Seu Dragão 2
(How To Train Your Dragon 2, 2014)
Direção: Dean DeBlois
Elenco (vozes): Gerard Butler, Kristen Wiig, Jonah Hill, Jay Baruchel, Kit Harington, Christopher Mintz-Plasse, America Ferrera, T.J. Miller, Craig Ferguson
Produção executiva: Dean DeBlois, Chris Sanders
Produção: Bonnie Arnold
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Animação, Aventura
Duração: 102 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: Livre
Sinopse: O emocionante segundo capítulo da épica trilogia de Como Treinar o Seu Dragão nos leva de volta ao fantástico mundo do heroico Soluço e seu leal dragão Banguela. A dupla inseparável deve proteger a paz - e salvar o futuro dos homens e dragões de ambicioso Drago. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h40, 16h (Sala 5)
____


A Culpa é das Estrelas
(The Fault in our Stars, 2014)
Direção: Josh Boone
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Willem Dafoe, Laura Dern, Lotte Verbeek, Sam Trammell, Emily Peachey, Mike Birbiglia, Amber Myers, Sophie Guest
Produção executiva: Michele Imperato, Isaac Klausner
Produção: Marty Bowen, Wyck Godfrey
País: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Duração: 125 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: 12 anos
Sinopse: A história gira em torno de Hazel e Gus, dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio a pacientes com câncer, e compartilham, além do humor ácido e do desdém por tudo o que é convencional, uma história de amor que os faz embarcar em uma jornada inesquecível. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Legendado: 21h40 (Sala 3)
____


Malévola
(Maleficent, 2014)
Direção: Robert Stromberg
Elenco: Angelina Jolie, Sharlto Copley, Elle Fanning, Sam Riley, Imelda Staunton, Juno Temple, Lesley Manville
Produção executiva: Sarah Bradshaw, Don Hahn, Angelina Jolie, Palak Patel, Matt Smith
Produção: Joe Roth
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura, Drama
Duração: 97 minutos
Distribuidor: Walt Disney Studios
Classificação: 10 anos
Sinopse: Malévola é a história não contada da vilã mais icônica da Disney, do clássico de 1959, A Bela Adormecida. O filme revela os eventos que endureceram o coração de Malévola e a levaram a amaldiçoar a bebê Aurora. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 18h10, 20h30 (Sala 5)
____________________________

Ingresso:
Valores Inteiros (exceto Sala 3D Digital):
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$11,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$ 15,00

Valores Inteiros para a Sala 3D Digital:
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$15,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$20,00.

No Cariri Garden Shopping (Juazeiro do Norte-CE)
Site Orient Cinemas: http://www.orientcinemas.com.br/

Programação sujeita a alterações.

.

No Crato: show com as bandas Jackdevil, Ambush e Ulcera



Show com Jackdevil (São Luís-MA), Ambush (Juazeiro do Norte) e Ulcera (Crato)
Sexta-feira, 25 de julho de 2014, 22h
No Casarão Boteco (Crato-CE)
Ingressos antecipados (até quinta-feira) na Porão Rock (Juazeiro) e no Casarão Boteco
Lote 01: R$15,00; lote 02: R$20,00; na hora: R$25,00.

.

Encenações do espetáculo 'Canteiro de Obra' no Cariri



"O bailarino explora o espaço levando em seu carrinho de mão as ‘ferramentas’ do seu trabalho, levando o público a um canteiro de obra onde, além de se deparar com experimentações sonoras e rítmicas baseadas em uma construção civil, irá se surpreender com um operário que mergulha na sua rotina e utiliza suas essências culturais e artísticas como ferramentas criativas, construindo seu entorno e a ele próprio." (sinopse da divulgação do evento)
____

Espetáculo Canteiro de Obra
Deca Madureira (São Paulo-SP)
Entrada gratuita.

Quinta-feira, 24 de julho de 2014, 19h:
No Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa (Brejo Santo-CE)

Sexta-feira, 25 de julho, 19h:
No Teatro Violeta Arraes – Fundação Casa Grande (Nova Olinda-CE)

Sábado, 26 de julho 19h:
No Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Cariri (Juazeiro do Norte-CE).

.

terça-feira, 22 de julho de 2014

'Sonnenallee', filme de Leander Haußmann, no Cinematógrapho



Cinematógrapho (com mediação de Elvis Pinheiro)
Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Exibição do filme Sonnenallee
Título original: Sonnenallee
Direção: Leander Haußmann
Roteiro: Thomas Brussig, Detlev Buck, Leander Haußmann
Elenco: Alexander Scheer, Alexander Beyer, Robert Stadlober, Teresa Weißbach, Katharina Thalbach, Henry Hübchen, Elena Meißner, Winfried Glatzeder
Duração: 101 minutos
Ano: 1999
País de origem: Alemanha

"Retrato humorístico da vida dos jovens na Berlim de 1973 através da Sonnenallee, avenida que tem o trecho mais longo na Berlim Ocidental e seu trecho mais curto na oriental da cidade dividida." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na quarta-feira, 23 de julho de 2014, às 19h
No SESC Juazeiro do Norte-CE. Entrada gratuita.

.

Projeto Dramaturgia - Leituras em Cena de obras de Boal e Guarnieri

 

Projeto Dramaturgia - Leituras em Cena - 1a. Etapa
No Teatro Adalberto Vamozi (SESC Crato).
Entrada gratuita.

Tema: Dramaturgia da resistência. Trata sobre o papel do ator enquanto ser pensante e em sua força motriz em meio à sociedade e a sua criticidade. Desenvolvendo ótimas leituras dos textos de autores consagrados da Dramaturgia mundial, como Augusto Boal e o Gianfrancesco Guarnieri.

Terça-feira, 22 de julho de 2014, 19h:
Murro em Ponta de Faca
Autor: Augusto Boal
Grupo Cíceroa de Experimentos Cênicos / Grupo Dois de Teatro

Quarta-feira, 23 de julho de 2014, 19h:
Um Grito Parado no Ar
Autor: Gianfrancesco Guarnieri
Trupe dos Pensantes / Grupo Ninho de Teatro.

.

sábado, 19 de julho de 2014

'Todos os Outros', filme de Maren Ade, em exibição no Cinemarana



Cinemarana (com mediação de Elvis Pinheiro)
Sessão em homenagem a Luiz Eduardo Campos, o Dudu
Exibição do filme Todos os Outros
Título original: Alle Anderen
Direção e roteiro: Maren Ade
Elenco: Lars Eidinger, Birgit Minichmayr, Hans-Jochen Wagner, Nicole Marischka, Mira Partecke, Atef Vogel, Paula Hartmann, Carina N. Wiese, Laura Zedda
Duração: 119 minutos
Ano: 2009
País de origem: Alemanha

"Conta a história de Gitti e Chris, um casal com muitas diferenças e idades no início da casa dos trinta, que tenta desfrutar suas férias isolando-se a dois. Um casal que, longe de todos os outros, mantém seus rituais. Só não conseguem fugir um do outro." (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na segunda-feira, 21 de julho de 2014, às 19h
No SESC Crato-CE. Entrada gratuita.

.

Espetáculo 'A Serva' nas comemorações da Semana de Juazeiro do Norte



Espetáculo A Serva
Espetáculo de conclusão do Curso de Formação O Teatro Sagrado (do CCBNB Cariri)
Dentro das comemorações da Semana do Município de Juazeiro do Norte-CE
Dias 21 e 22 de julho de 2014, 19h
No Coreto da Praça Padre Cícero (Juazeiro do Norte-CE). Gratuito.

.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Poesia sem cabo nem rabo



por Amador Ribeiro Neto

Alice Sant’Anna (Rio de Janeiro, 1988) é autora de Rabo de baleia, um dos finalistas do Telecom de poesia deste ano. Nas orelhas do volume Heloisa Buarque de Hollanda afirma enfaticamente que estamos diante de um “livro definitivo que exibe com maturidade o enorme talento e mestria poética” da poetisa. Heloisa Buarque de Hollanda é uma das maiores referências quando se fala em crítica de poesia contemporânea no Brasil. A Cosac Naify, que publicou Rabo de baleia, uma das mais relevantes editoras do país.

O livro de Alice Sant’Anna é um mergulho raso nas águas do surrealismo. A imagem, sem pé nem cabeça, do rabo da baleia que cruza e se afunda nas tábuas corridas da sala de estar, dá o tom do desastre que o leitor encontrará daqui até o final do volume. Nada de novo acontecerá. Parcos versos chegam a ser poéticos. Mesmo assim, isoladamente.

Não há um único poema bem realizado em todo o livro. A poetisa até se esforça para atingir a meta. Mexe na virgulação dos versos de modo a criar um modo de expressão diferente do habitual. Mas não consegue fugir do corriqueiro. Logo na leitura do terceiro poema o leitor já conhece seus artificialismos.

A tentativa de surpreender com o surrealismo é igualmente infeliz. O desvio das imagens e significados não tem um referencial como apoio. Resultado: há saturação do surreal pelo surreal.

Sem ao menos um campo de relações para o leitor estabelecer referências, e situar poeticamente o desvio, os “poemas” desmancham-se nas tristes páginas deste livro.

Vejamos: “a enorme bola branca / entrou manchando toda / a sala de branco / de luz do inverno / que não esquenta, mas se não / sentíssemos nada não usaríamos casacos / pois a luz já convenceria do calor”. E prossegue: “tem dias que a arrumadeira / por descuido deixa a porta do banheiro aberta / quando vai tratar de outra coisa / em outro canto, a porta aberta / permite que eu entre no banheiro antigo / a que os visitantes não têm acesso / pois a porta fica sempre fechada”.

O prosaísmo de Alice Sant’Anna é de tal forma rasteiro que se seus textos não fossem grafados em forma de versos poderiam ser tomados como minicontos. Igualmente lamentáveis. Mas minicontos. Como em “veio, mas esqueceu as calças / o micro-vestido que deixa / as coxas quase inteiras nuas, a sueca / entrou na sala / mal o professor abre a pasta, / tira os óculos escuros e o ipod / bonjour, ela diz / aquele sorriso às nove e três / por pouco não perde a chamada / senta ao lado do americano / que afasta a cadeira atento às pernas / o professor retribui o sorriso / e começa mais um dia: a chamada / em ordem alfabética / pelo sobrenome / não acerta nunca o nome da chinesa / que virou clara para simplificar / ele diz algo incompreensível / e levanta a cabeça esperando aprovação / no que a chinesa corrige: / pode me chamar de clara”.

A prosa pode ser poética: Guimarães Rosa, Clarice Lispector, etc. Há poemas em prosa: Baudelaire, Fernando Pessoa (Bernardo Soares), etc. E há a prosa propriamente dita. O que Alice Sant’Anna faz é um prosaísmo destituído de qualquer tom poético. Não há maturidade, talento, nem mestria poética em seu livro.
____


Amador Ribeiro Neto é poeta, crítico literário e de música popular. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do curso de Letras da UFPB.

Publicado pelo jornal Contraponto, de João Pessoa-PB. Caderno B, coluna “Augusta Poesia”, dia 11 de julho de 2014, p. 7.

.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Programação Orient Cinemas Cariri Shopping - de 17/07 a 23/07/2014

Planeta dos Macacos: O Confronto
(Dawn of the Planet of the Apes, 2014)
Direção: Matt Reeves
Elenco: Andy Serkis, Angela Kerecz, Gary Oldman, Keri Russell, Jason Clarke, Judy Greer, Kodi Smit-McPhee, Toby Kebbell, Kirk Acevedo, Kevin Rankin
Produção executiva: Thomas M. Hammel
Produção: Peter Chernin, Dylan Clark, Rick Jaffa, Amanda Silver
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Ficção-científica
Duração: 130 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: 14 anos
Sinopse: O filme é a continuação direta do remake Planeta dos Macacos: A Origem (2011). Seguirá a trajetória do macaco Caesar (Andy Serkis) 15 anos após a revolução animal ocorrida no primeiro filme. Desta vez, o animal deve enfrentar um grupo organizado de seres humanos sobreviventes, que planejam reconquistar o domínio do planeta. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado 3D: 21h (Sala 1)
____


Juntos e Misturados
(Blended, 2014)
Direção: Frank Coraci
Elenco: Adam Sandler, Drew Barrymore, Kevin Nealon, Terry Crews, Wendi McLendon-Covey, Emma Fuhrmann, Bella Thorne, Braxton Beckham, Alyvia Alyn Lind, Joel McHale
Produção executiva: Barry Bernardi, Allen Covert, Steve Koren
Produção: Jack Giarraputo, Mike Karz, Adam Sandler
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Duração: 117 minutos
Distribuidor: Warner Bros.
Classificação: 12 anos
Sinopse: Depois de um primeiro encontro desastroso, Jim (Adam Sandler) e Lauren (Drew Barrymore) decidem viajar, por coincidência, para o mesmo resort familiar durante as férias, ao lado dos seus filhos de casamentos anteriores. Sendo obrigados a conviver, uma atração começa a surgir entre os dois. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h30, 16h, 18h30 (Sala 6)
Legendado: 21h10 (Sala 6)
____



A Marca do Medo
(The Quiet Ones, 2014)
Direção: John Pogue
Elenco: Jared Harris, Sam Claflin, Erin Richards, Rory Fleck-Byrne, Olivia Cooke, Laurie Calvert, Aldo Maland, Max Pirkis, Tracy Ray
Produção: Tobin Armbrust, James Gay-Rees, Ben Holden, Simon Oakes, Steven Chester Prince
País: Estados Unidos, Inglaterra
Gênero: Terror
Duração: 98 minutos
Distribuidor: Imagem Filmes
Classificação: 14 anos
Sinopse: Quando um professor da universidade de Londres e sua equipe de estudantes realizam experiências com uma jovem deparam-se com forças sobrenaturais. O medo passa a dominar todos a medida que eles procuram uma explicação para os eventos. Baseado em fatos e experimentos reais ocorridos em 1974. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Legendado: 19h20, 21h40 (Sala 5)
____


Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate
(Planes: Fire & Rescue, 2014)
Direção: Bobs Gannaway
Elenco: Vozes de: Dane Cook, Ed Harris, Julie Bowen, Curtis Armstrong, John Michael Higgins, Hal Holbrook, Wes Studi, Brad Garrett, Teri Hatcher
Produção executiva: John Lasseter
Produção: Ferrell Barron
País: Estados Unidos
Gênero: Animação, Aventura
Distribuidor: Walt Disney Studios
Sinopse: É uma nova comédia de aventura sobre segundas chances, apresentando uma dinâmica equipe de elite de aviões de combate a incêndio dedicados a proteger o histórico Parque Nacional de Piston Peak de um incêndio de proporções épicas. Quando o famoso avião corredor Dusty (voz de Dane Cook) fica sabendo que seu motor está danificado e que ele, talvez, nunca mais possa correr, ele precisa mudar de ofício e é lançado no mundo aéreo de combate a incêndios. Dusty se junta ao veterano helicóptero de combate a incêndio e resgate Blade Ranger e sua corajosa equipe aérea, incluindo a espirituosa superscoop Lil’ Dipper (voz de Bowen), o helicóptero de carga pesada Windlifter, o ex-militar de transporte aéreo Cabbie e um grupo vibrante e destemido de veículos para todos os terrenos conhecidos como The Smokejumpers. Unida, a corajosa equipe luta contra um enorme incêndio, e Dusty aprende o que é necessário para se tornar um verdadeiro herói. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado 3D: 13h, 15h, 17h, 19h (Sala 1)
____


Causa e Efeito
(Causa e Efeito, 2013)
Direção: André Marouço
Elenco: Matheus Prestes, Naruna Costa, Maurycio Madruga, Luiz Serra, Henrique Lisboa, Haroldo Serra, Felipe de Mônaco, Maritta Cury, Henri Pagnoncelli Rosi Campos
Produção: André Marouço, Pollyana Pinheiro
País: Brasil
Gênero: Drama
Distribuidor: Downtown/Paris
Classificação: 14 anos
Sinopse: Paulo é um ex-policial que perdeu a esposa e o filho em um acidente de carro causado por um motorista alcoolizado. Agora, Paulo é um matador de aluguel em busca de justiça. Porém, quando recebe a proposta para matar uma garota de programa, importantes mudanças acontecem em sua vida. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Filme nacional: 21h20 (Sala 4)
____


Transformers: A Era da Extinção
(Transformers: Age of Extinction, 2014)
Direção: Michael Bay
Elenco: Mark Wahlberg, Nicola Peltz, Stanley Tucci, Kelsey Grammer, T.J. Miller, Sophia Myles, Peter Cullen, Titus Welliver, Bingbing Li
Produção executiva: Brian Goldner, Steven Spielberg, Mark Vahradian
Produção: Ian Bryce, Tom DeSanto, Lorenzo di Bonaventura, Don Murphy
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 157 minutos
Distribuidor: Paramount Pictures
Classificação: 12 anos
Sinopse: Com a humanidade tentando se reconstruir depois da conclusão de Transformers 3: O Lado Oculto da Lua, Autobots e Decepticons desapareceram da face da Terra. Contudo, um poderoso e engenhoso grupo de cientistas e empresários, na busca por aprender com as invasões passadas dos Transformers, acaba ultrapassando as barreiras da tecnologia para além do seu controle. Ao mesmo tempo, uma poderosa ameaça Transformer coloca a Terra em sua mira. Começa a épica aventura e a batalha entre o bem e o mal, a liberdade e a escravidão. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado 3D: 14h, 17h20 (Sala 2)
Legendado 3D: 20h40 (Sala 2)
____


Como Treinar o Seu Dragão 2
(How To Train Your Dragon 2, 2014)
Direção: Dean DeBlois
Elenco (vozes): Gerard Butler, Kristen Wiig, Jonah Hill, Jay Baruchel, Kit Harington, Christopher Mintz-Plasse, America Ferrera, T.J. Miller, Craig Ferguson
Produção executiva: Dean DeBlois, Chris Sanders
Produção: Bonnie Arnold
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Animação, Aventura
Duração: 102 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: Livre
Sinopse: O emocionante segundo capítulo da épica trilogia de Como Treinar o Seu Dragão nos leva de volta ao fantástico mundo do heroico Soluço e seu leal dragão Banguela. A dupla inseparável deve proteger a paz - e salvar o futuro dos homens e dragões de ambicioso Drago. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 14h30, 16h40 (Sala 4)
____


A Culpa é das Estrelas
(The Fault in our Stars, 2014)
Direção: Josh Boone
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Willem Dafoe, Laura Dern, Lotte Verbeek, Sam Trammell, Emily Peachey, Mike Birbiglia, Amber Myers, Sophie Guest
Produção executiva: Michele Imperato, Isaac Klausner
Produção: Marty Bowen, Wyck Godfrey
País: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Duração: 125 minutos
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação: 12 anos
Sinopse: A história gira em torno de Hazel e Gus, dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio a pacientes com câncer, e compartilham, além do humor ácido e do desdém por tudo o que é convencional, uma história de amor que os faz embarcar em uma jornada inesquecível. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 13h40, 16h30 (Sala 5)
____


Malévola
(Maleficent, 2014)
Direção: Robert Stromberg
Elenco: Angelina Jolie, Sharlto Copley, Elle Fanning, Sam Riley, Imelda Staunton, Juno Temple, Lesley Manville
Produção executiva: Sarah Bradshaw, Don Hahn, Angelina Jolie, Palak Patel, Matt Smith
Produção: Joe Roth
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura, Drama
Duração: 97 minutos
Distribuidor: Walt Disney Studios
Classificação: 10 anos
Sinopse: Malévola é a história não contada da vilã mais icônica da Disney, do clássico de 1959, A Bela Adormecida. O filme revela os eventos que endureceram o coração de Malévola e a levaram a amaldiçoar a bebê Aurora. (para assistir ao trailer, clique aqui)

Dublado: 14h40, 16h50, 19h10 (Sala 3)
Legendado: 21h30 (Sala 3)
____________________________________

Ingresso:
Valores Inteiros (exceto Sala 3D Digital):
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$11,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$ 15,00

Valores Inteiros para a Sala 3D Digital:
Segunda, terça e quarta (exceto feriado e véspera de feriado): R$15,00 (o dia todo)
De quinta a domingo (e feriado): R$20,00.

No Cariri Garden Shopping (Juazeiro do Norte-CE)
Site Orient Cinemas: http://www.orientcinemas.com.br/

Programação sujeita a alterações.

.