sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Lançada no Cariri a primeira edição da Sétima: Revista de Cinema



Na última quarta-feira, 11 de setembro, foi lançada no Cariri a primeira edição da Revista Sétima. A publicação faz parte das ações do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne às quartas-feiras no SESC Juazeiro, desde maio de 2012, para debater teorias, história cinematográfica e, claro, ver e discutir filmes das mais variadas épocas e estilos.

A Sétima - Revista de Cinema (com um conceito que passeia entre revista e fanzine) aparece como uma novidade dessas ações. Segundo o editor Elvis Pinheiro, que também coordena o Grupo de Estudos, a publicação sempre apresentará "críticas, matérias e variadas considerações sobre a sétima arte".

Com periodicidade semanal, a revista está dividida em quatro núcleos editoriais, formados por integrantes do "Grupão" que se reúne no SESC Juazeiro. A cada semana uma equipe define as pautas e assume a redação da publicação.

O primeiro número traz textos de Débora Costa sobre o diretor Ingmar Bergman e uma comparação entre os filmes Acusados (The Accused, Jonatha Kaplan, 1988) e Irreversível (Irréversible, Gaspar Noé, 2002); Ravena Monte fala sobre os 3 anos do Cine Café, que acontece todos os sábados no CCBNB Cariri; Gabi Bernardino escreve sobre o fime Minha Vida em Cor-de-Rosa (Ma vie en rose, Alain Berliner, 1997); a Sétima também apresenta uma seção de curiosidades e a programação de exibições (gratuitas) de filmes em Crato e Juazeiro.

E a distribuição (também gratuita) da Revista Sétima acontecerá principalmente nessas sessões de filmes com mediação de Elvis Pinheiro:
- segundas-feiras, 19h, no Cinemarana do SESC Crato;
- quartas-feiras, 19h, no Cinematógrapho do SESC Juazeiro;
- quintas-feiras, 14h, no Cine Arte Leão da Faculdade Leão Sampaio;
- e aos sábados, 17h30, no Cine Café do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.

.

Um comentário: